Pós-graduação

Cinco filmes que falam sobre educação

19 jul 2023

Arriscamos dizer que o post que você começou a ler é um dos mais inspiradores deste blog. O motivo? É que nele citamos cinco filmes que falam sobre educação, uma ferramenta que, como todo mundo sabe, é importantíssima para o desenvolvimento das sociedades. Confira nossa lista de histórias e entenda como é possível mudar o mundo por meio do ensino e da aprendizagem.

Confira nossa lista de filmes que falam sobre educação.
Foto: Divulgação/Pexels

1) O Aluno: Uma Lição de Vida (2010)

Baseado em fatos reais, este filme que fala sobre educação é simplesmente incrível! A obra conta a história de Kimani Maruge (Oliver Litondo), um queniano que decide aprender a ler aos 84 anos de idade para decifrar uma carta que recebe da presidência do seu país. Sua chegada à escola, no entanto, causa alvoroço e revolta, uma vez que ele, um idoso, passa a frequentar uma classe de crianças. Maruge não desiste do sonho de ser alfabetizado, apesar das críticas constantes que recebe. Com a ajuda da professora Jane (Naomie Harris), o octogenário prova a todos que nunca é tarde demais para alcançar um objetivo.

2) A Teoria de Tudo (2014)

Este também é um filme baseado em uma história real. A obra retrata a trajetória de de Stephen Hawking (interpretado por Eddie Redmayne), um cientista do qual, certamente, você já deve ter ouvido falar. Considerado um dos pesquisadores mais importantes do século XX, Hawking realizou muitos estudos relevantes sobre o tempo. Além disso, ele foi casado com com Jane Wilde (Felicity Jones na ficção) e, ainda jovem, descobriu que sofria de uma doença neurológica degenerativa. Sem dúvidas, a biografia do astrofísico é impressionante!

Diferenças entre mestrado e doutorado

3) Escritores da Liberdade (2007)

A professora do filme “Escritores da Liberdade”, Erin Gruwell (Hilary Swank), precisa convencer uma turma de estudantes do Ensino Médio de que aprender é algo recompensador. Dessa forma, ela decide iniciar um projeto de leitura e escrita com os adolescentes, que logo se identificam com a proposta e passam a relatar suas próprias histórias em cadernos personalizados. A partir de então, os jovens encontram uma poderosa alternativa para expressarem emoções, superarem adversidades e transformarem suas realidades com a ajuda da educação.

Dicas para ler mais: como desenvolver o hábito da leitura

4) Uma Mente Brilhante (2001)

Outro filme que fala sobre educação é “Uma Mente Brilhante”. A obra gira em torno da história de John Forbes Nash Jr. (Russell Crowe), que, aos 21 anos de idade, já é reconhecido como um gênio da matemática. No entanto, a promissora carreira do jovem é posta à prova quando ele é diagnosticado com esquizofrenia. Mesmo diante de todas as dificuldades causadas pela doença, John não desiste de continuar estudando e, incrivelmente, chega a ganhar um Prêmio Nobel em 1994.

5) Além da Sala de Aula (2011)

Vamos fechar nossa lista de filmes que falam sobre educação citando uma obra cuja história acontece em um ambiente que é, no mínimo, diferente. Em “Além da Sala de Aula”, a professora recém-formada Stacey Bess (Emily VanCamp) está em busca do seu primeiro emprego. A jovem é chamada para trabalhar em um projeto de ensino para crianças sem-teto e, assim, precisa vencer seus próprios preconceitos. Desse modo, ela mergulha de cabeça na experiência, transformando tanto a sua vida como a de seus alunos

Você também pode mudar o mundo por meio da educação!

Assim como os personagens dos filmes que acabamos de conhecer, você também pode mudar o mundo por meio da educação. Para isso, basta, por exemplo, ingressar nos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates.

Um dos objetivos centrais do mestrado e do doutorado em Ensino é problematizar, redimensionar e reconstruir os processos de ensino e de aprendizagem, a fim de impactar o campo científico e tecnológico de um país. Já o PPGCE concentra-se no desenvolvimento de produtos educacionais a partir de estudos teórico-metodológicos, proporcionando, assim, diferentes possibilidades para a prática pedagógica.

Quer saber mais sobre como funcionam os mestrados e doutorados da Uni? Então fique de olho em nosso blog, pois vamos postar muitas matérias com informações valiosíssimas a respeito de nossos programas. Não perca!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades