Estudos

Como se preparar psicologicamente para o Enem? 

18 set 2023

O final do ano pode ser um período turbulento para os jovens que, assim como você, estão saindo do Ensino Médio e planejando o que fazer depois da escola. Uma dúvida cruel costuma rondar a cabeça de estudantes que pretendem dar start na vida universitária: como se preparar psicologicamente para o Enem? Nós temos a solução para esse dilema! Dê uma espiada no post de hoje para conferir dicas infalíveis para acalmar a mente antes da prova. Ah, e não esqueça: fique tranquilo, pois tudo vai dar certo!

Saiba como se preparar psicologicamente para o Enem.
Foto: Divulgação/Pexels

1) Descansar é mais importante do que você imagina

Sabemos que estudar para o vestibular ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) requer esforço, comprometimento e dedicação. No entanto, tão importante quanto estabelecer uma rotina eficiente de estudos é aprender a identificar os sinais do seu corpo e descansar quando sentir que está exausto.

Descansar é mais importante do que você imagina para se preparar psicologicamente para o Enem.

Não se culpe por fazer pausas, pois os momentos de relaxamento ajudam a recarregar as baterias! Aproveite o tempo livre para, por exemplo, sair com seus amigos e familiares, assistir ao seu filme favorito, praticar um hobby ou simplesmente tirar uma soneca. Assim, você estará infinitamente mais preparado para enfrentar os desafios dos estudos e continuar lutando para conquistar seus objetivos.

2) Alimentar-se de forma saudável também é fundamental para se manter disposto

Às vezes, ao encararmos uma rotina intensa de estudos para o Enem, sentimos que precisamos nos recompensar pelo nosso esforço e aí acabamos cedendo ao impulso de comer um docinho ou então uma fritura. A questão é que não dá para viver apenas consumindo alimentos industrializados! Embora sejam muito gostosos, eles não têm os nutrientes necessários para manter a energia do corpo e a disposição da mente. 

Que tal apostar em refeições saudáveis e igualmente deliciosas? Entre um exercício de matemática e outro, procure se alimentar com, por exemplo, frutas da estação ou uma saladinha. Deu vontade de comer algo com mais sustância? Então peça para a sua mãe fazer aquele macarrão com legumes que só ela sabe preparar e bom apetite!

3) Movimentar o corpo ajuda a manter a mente focada (parece contraditório, mas não é!)

Se você é um especialista em arrumar desculpas para não praticar exercícios, saiba que está perdendo oportunidades incríveis de melhorar sua disposição para se preparar para o Enem. É que a atividade física regular pode aumentar sua energia, concentração e capacidade de absorver conhecimento.

Encontrar um exercício que você curta e se comprometer a praticá-lo regularmente pode ser o primeiro passo para você transformar o modo como vive e estuda. Portanto, seja na academia ou ao ar livre, aproveite todas as chances que tiver para fortalecer seu corpo e sua mente. Diga adeus à preguiça e olá a uma vida mais ativa e produtiva!

4) Revisar os conteúdos estudados é uma estratégia que tende a funcionar

Como no Enem são cobrados conteúdos vistos durante todo o Ensino Médio, é superimportante se planejar para revisar as matérias regularmente e não acabar perdendo nenhuma informação relevante pelo caminho. Assim, uma ótima dica é criar um cronograma de estudos bem estruturado, distribuindo o tempo de revisão de forma equilibrada entre todas as disciplinas. 

Ah, e aqui vai um conselho ultramegaútil: dê atenção especial à revisão dos conteúdos que você ainda não domina completamente. A estratégia de focar nas áreas em que se tem mais dificuldade tende a funcionar, visto que, ao superarmos nossas limitações, ganhamos ânimo e confiança para enfrentar tudo o que vier pela frente. Não dá para correr o risco de ficar ansioso ou inseguro durante a prova por razões que podem ser evitadas, não é?

Como estudar para o Enem?

Quem acredita sempre alcança! 

Às vezes, as coisas não saem como planejadas. Se, mesmo estudando muito para o Enem, você não conseguir atingir uma boa pontuação na prova, não se desespere. Certamente haverá outras oportunidades para você se preparar e demonstrar todo o seu conhecimento. Continue sorrindo e dando o melhor de si em tudo o que fizer, ok? Lembre-se de que quem acredita e se esforça sempre alcança!

Saiba mais sobre o curso dos seus sonhos aqui! 

Se você está pensando em utilizar a nota do Enem para ingressar no Ensino Superior, não pode deixar de clicar aqui para conhecer tudo sobre a graduação presencial ou a distância dos seus sonhos. Aproveite para se informar a respeito da sua futura profissão e começar a planejar sua carreira! 

Viu só como o processo de se preparar psicologicamente para o Enem pode ser mais tranquilo do que você imagina? Siga nossas dicas para mandar bem na prova e alcançar todos os seus objetivos. Estamos torcendo pelo seu sucesso!

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3