Estudos Explore

Livros para ler em 2023

5 abr 2023

Todos sabem que o hábito da leitura é importantíssimo, pois contribui para o desenvolvimento do vocabulário e também da criatividade. Mesmo assim, tem gente que ainda resiste a adentrar de vez no maravilhoso mundo das histórias. Se esse é o seu caso, continue de olho em nosso post. Nele listamos cinco livros simplesmente incríveis para você ler em 2023. Prepare-se para viajar por diversos universos sem sair de casa!

Foto: Divulgação/Pexels

1) A Sangue Frio, de Truman Capote

O primeiro livro para você ler em 2023 é de arrepiar! Em uma história verídica, a obra relata o brutal assassinato de uma família cometido em uma cidadezinha dos Estados Unidos. Para escrever o romance não ficcional, Capote entrevistou pessoas, fez pesquisas em documentos oficiais e até mesmo assistiu ao enforcamento dos criminosos!

Devido ao seu caráter literário e altamente informativo, “A Sangue Frio” é aclamado por jornalistas de todo o mundo. Lendo a história, é bem possível que você também sinta vontade de ingressar na área da comunicação.

Será que você gostaria de ser um comunicador?

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Jornalismo?

2) O Júri, de John Grisham

Este é outro livro que você pode ler em 2023. Ele retrata uma batalha jurídica travada entre uma mulher cujo marido morreu de câncer e uma empresa de tabaco. Além de mostrar como funciona um tribunal do júri, a trama traz reflexões a respeito de condutas éticas na área do Direito. Ou seja, a obra é um prato cheio para futuros advogados que desejam se familiarizar com as nuances da profissão.

O que fazem os advogados?

Projeto proporciona aos alunos de Direito vivência jurídico-empresarial

Onde posso trabalhar depois de formado no Técnico em Serviços Jurídicos?

3) Conversas com quem gosta de ensinar, de Rubem Alves

Se você é fascinado pelo universo da educação, precisa ler o livro de Rubem Alves ainda em 2023. Nele, o autor, além de conversar com seu leitor sobre ciência, sabedoria e filosofia, faz questão de enfatizar que o ato de ensinar é dom, é vocação.

O escritor traça um comparativo entre os professores e as árvores, dizendo que, embora cresçam rápido, os profissionais podem ser derrubados com facilidade por circunstâncias externas. É por isso que vale a pena dar uma conferida na obra a fim de descobrir o que fazer para se manter firme na missão de educar!

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Letras – licenciatura?

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Educação Física – licenciatura?

4) O que os médicos não contam: entre a razão e o coração, as confissões de um jovem médico, de Matt McCarthy

Você pensa em fazer Medicina e quer descobrir como é o dia a dia de alguém que trabalha salvando vidas? Então basta ler o livro que recomendamos. Nele, Matt McCarthy relata suas experiências durante os primeiros anos de residência em um hospital de Nova Iorque. Com o tempo, a vivência profissional torna-se importantíssima para o doutor, já que, por meio dela, o jovem consegue desenvolver qualidades como cumplicidade e compaixão, além de entender, na prática, como ocorre o processo de formação dos médicos. A obra é leitura obrigatória para 2023!

O que estudar para passar em Medicina?

Dez motivos para você fazer Medicina na nossa Universidade

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Medicina?

5) Incógnito: as vidas secretas do cérebro, de David Eagleman

Sabia que o quinto e último livro da nossa lista foi considerado um bestseller pelo jornal The New York Times? Pois é! A obra, escrita por um neurocientista, explica que o cérebro (consciente) nem sempre está no comando das ações humanas. Além disso, também expõe alguns dos (muitos) mistérios do subconsciente e das contradições ligadas à mente.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Psicologia?

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades