Estudos Explore

O que é um curso semipresencial?

22 dez 2022 Leitura: 3 min

Se você está procurando uma faculdade já deve ter percebido que existem cursos presenciais, à distância e aqueles que são conhecidos como semipresenciais. Mas como é um curso semipresencial? Continue lendo porque vou te explicar.

Quais são os formatos dos cursos de graduação?

De acordo com o Ministério da Educação as duas formas de oferecer cursos no ensino superior são: presencial e EAD (ensino à distância), mas algumas mudanças recentes flexibilizaram um pouco estes formatos.

O MEC publicou uma portaria, em 2019, que libera as universidades públicas e privadas a oferecer cursos de graduação presencial com até 40% da carga horária por meio do ensino a distância, sendo válida para todas as graduações, com exceção de Medicina. Já os cursos EAD podem ter até 30% de carga horária para atividades presenciais nos cursos.

Por isso, o curso semipresencial é um misto do ensino presencial e do ensino EAD. Eles também podem ser conhecidos como cursos híbridos.

Como é um curso semipresencial?

Um curso pode ser chamado de semipresencial por ser presencial com parte em EAD ou por ser EAD com parte presencial como já explicamos acima. Cada universidade pode definir isso na sua comunicação.

Na Univates definimos os cursos a distância com parte presencial de cursos semipresenciais. Eles unem a facilidade de poder realizar atividades teóricas de forma on-line e a importância das práticas presenciais.

Normalmente estes cursos são escolhidos por misturar as vantagens mais importantes dos dois formatos de ensino.

Quais são as vantagens de fazer um curso semipresencial?

No momento de escolher o curso ideal sempre é importante avaliar como ele vai se encaixar na sua rotina e por isso o curso semipresencial pode ser a escolha ideal para quem busca praticidade, mas não consegue ir todos os dias para a aula. Veja abaixo as vantagens de estudar um curso semipresencial:

• Conteúdos disponibilizados de forma on-line para estudo;
  • Aulas virtuais ao vivo que ficam gravadas para assistir depois;
  • Atividades que você pode escolher o melhor momento para realizá-las;
  • Encontros presenciais para conhecer os colegas e se relacionar;
  • Práticas presenciais para colocar em prática o que aprendeu de forma on-line;

Além disso, o curso EAD com presencialidade te dará o mesmo diploma de um curso presencial!

Depois dessa leitura você já sabe qual o formato de curso de graduação que você vai escolher? A Univates oferece cursos semipresenciais em diferentes áreas. Conheça todos os cursos clicando aqui.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades