Estudos Explore

“Acabei A Escola, E Agora?” Saiba O Que Fazer Depois Do Ensino Médio!

20 jul 2022

Depois de três longos anos, chegou o momento de se perguntar: e agora, o que fazer depois do Ensino Médio?

Existem muitas decisões que as pessoas podem tomar na vida. Afinal, cada um de nós tem sonhos e objetivos muito diferentes, né? Vem saber um pouco mais sobre os caminhos que você pode escolher!

E agora, o que fazer depois do Ensino Médio?

Escolher o que fazer depois do Ensino Médio pode gerar ansiedade e nervosismo de primeira, mas garantimos que não precisa ser assim. Veja algumas opções!

1. Fazer intercâmbio

O intercâmbio é uma ótima opção para se divertir, adquirir novas experiências e ainda ter crescimento pessoal! Afinal, passar meses sozinho em outro país com certeza muda suas ideias sobre responsabilidade e independência.

O contato com outras culturas e idiomas é uma experiência única e você com certeza vai voltar com outra cabeça para encarar os desafios da vida adulta.

2. Procurar um emprego

Nada mais legal do que começar a ter mais independência financeira e poder colocar o seu dinheiro no que você quer, né? Esse é um dos principais motivos pelos quais muitos jovens querem começar a trabalhar.

Ainda assim, procurar um emprego para quem acabou de sair do Ensino Médio pode ser um desafio! Hoje em dia, o mercado de trabalho é bastante competitivo e exige mais experiência e qualificação das pessoas, principalmente para as profissões em alta.

Por isso, é importante considerar a especialização em alguma área através de uma Graduação, por exemplo, ou Tecnólogos, que possuem duração menor e podem te qualificar para o mundo profissional mais rápido!

3. Prestar um concurso público

Concursos públicos são bastante atraentes por conta da estabilidade profissional e boa remuneração.

A boa notícia é que existem sim concursos que podem ser prestados por pessoas que só têm o Ensino Médio no currículo! Mas, por outro lado, eles são muito mais concorridos e são menos frequentes.

Além disso, as melhores vagas são reservadas para quem tem um diploma do nível superior.

4. Ingressar na faculdade

Por fim, temos a opção mais clássica: prestar o vestibular e entrar em uma faculdade!

Como mostramos, muito do que fazer depois do Ensino Médio envolve algum tipo de qualificação. Assim, a faculdade realmente acaba sendo uma opção forte, porque com ela você pode:

• fazer intercâmbios;
  • ser qualificado para o mercado de trabalho;
  • concorrer em mais vagas de concurso.

Então, essa provavelmente vai ser a melhor opção para você! Que tal começar a pensar na faculdade e na profissão dos seus sonhos?

A gente tem um material totalmente gratuito para você se conhecer melhor e entender qual o curso certo para você. Conheça o nosso e-book “Não sei qual curso superior escolher, e agora?” Saiba como se conhecer com uma checklist para acertar na decisão!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades