Estudos

O que vou estudar no curso de Enfermagem?

6 maio 2022

Fãs do seriado médico Grey’s Anatomy certamente já repararam em Bokhee, uma scrub nurse* 🩸 de descendência coreana contratada pelo Grey Sloan Memorial Hospital. Sabia, aliás, que a atriz da série (que tem o mesmo nome da personagem que interpreta, olha só!) também trabalha como instrumentadora cirúrgica nos Estados Unidos? Provavelmente para ingressar na profissão, tanto na ficção como na vida real, a enfermeira Bokhee passou alguns anos fazendo um curso de Enfermagem. Coincidências à parte (até perdemos as contas de quantas são até agora!), você consegue dizer o que alunos matriculados nessa graduação devem estudar para conquistar o diploma que lhes dá o direito de exercer atividades na área da saúde? Examine 🩺 nosso post e descubra todos os detalhes a respeito da faculdade que aprimorou as habilidades profissionais de Bokhee dentro e fora das telinhas.

Por trás de toda Meredith Grey existe uma Bokhee 🙋‍♀ (a gente explica o porquê)

Rainhas do mundo 👑

A cirurgiã-geral Meredith Grey 👩‍⚕️ (Ellen Pompeo), uma das protagonistas de GA**, é competente, linda e maravilhosa? Não podemos negar que, de fato, Meredith Grey é competente, linda e maravilhosa. Vale lembrar, no entanto, que a médica tem a chance de trabalhar ao lado de uma equipe de profissionais igualmente fantásticos, que põem a mão na massa (ou em injeções de Benzetacil, caso lhe pareça mais adequado 😂) em conjunto e fazem o possível para manter ou recuperar a saúde dos pacientes que chegam ao Grey Sloan Memorial Hospital. A enfermeira Bokhee, claro, é uma das integrantes do time que Meredith comanda diariamente.

A atividade principal de um enfermeiro é prestar assistência 🤝 às pessoas que procuram unidades de atendimento médico (hospitais, postos de saúde, clínicas especializadas etc.). Ao longo do curso de Enfermagem, que tem duração média de cinco anos, o acadêmico recebe orientações a respeito de como comunicar-se efetivamente com pacientes e familiares, administrar medicamentos, fazer curativos, auxiliar em procedimentos cirúrgicos (função desempenhada por Bokhee), aplicar injeções, supervisionar aspectos técnicos e operacionais em salas de vacina, aplicar os primeiros socorros, dentre outras lições cruciais para a manutenção ou recuperação da saúde dos indivíduos. 

Foto: Nicole Morás

Médicos e enfermeiros devem trabalhar em conjunto, cooperando uns com os outros. Imagine Meredith Grey e Bokhee reunindo conhecimentos e esforços 💪 a fim de salvar a vida de alguém em um dos grandes blocos cirúrgicos do Grey Sloan Memorial Hospital. É fato que, na grande maioria dos atendimentos, as ações dessas duas mulheres sempre estarão interligadas (seria muito perigoso se, por exemplo, Meredith operasse o apêndice de um de seus pacientes e Bokhee não estivesse presente para cuidar do enfermo na fase pós-operatória, né?), provando verdadeiramente que uma andorinha só não faz verão.

Preparando-se para salvar vidas 💉 (Derek Shepherd ficaria orgulhoso!)

Você saberia citar a característica que todos os membros da equipe do neurocirurgião Derek Shepherd 👨‍⚕️ (Patrick Dempsey) tinham em comum? O médico exercia suas funções com extrema competência 👏 e exigia o mesmo comprometimento dos enfermeiros que trabalhavam com ele, fazendo com que os profissionais mantivessem na ponta da língua os aprendizados que adquiriram frequentando o curso de Enfermagem.

Compõem a grade curricular do curso de Enfermagem disciplinas teóricas e práticas. Nos primeiros semestres da faculdade, o futuro enfermeiro estuda 📚 matérias como, por exemplo, Anatomia Humana, Bioquímica, Biofísica e Enfermagem no Centro Cirúrgico. Algumas aulas são ministradas em laboratórios para que o aluno consiga compreender melhor as situações que caracterizam a carreira que o aguarda.

(Foto: Nathália Braga)

Saiba mais sobre três disciplinas que fazem parte do currículo do curso de Enfermagem 

🔬 Anatomia Humana: na disciplina, que conta com grande carga horária prática, o acadêmico estuda as partes do corpo e o funcionamento do organismo humano como um todo;

🔬 Bioquímica e Biofísica: as duas matérias fornecem ao estudante conhecimentos básicos de química e física aplicados à Enfermagem;

🔬 Enfermagem no Centro Cirúrgico (será que essa foi a disciplina preferida de Bokhee durante a faculdade?): a disciplina capacita o futuro enfermeiro para auxiliar médicos e pacientes na etapa pré-operatória, durante a operação e na fase pós-operatória.

Estágios curriculares e extracurriculares 💼

Oi, lindão! 🏥

Infelizmente, para a tristeza de muitos profissionais da área da saúde, o hospital que emprega a galera de GA é fictício. A boa notícia é que por este nosso mundão 🌎 existem unidades de atendimento médico igualmente fantásticas ao renomadíssimo Grey Sloan Memorial Hospital 💖 (já pensou que maravilha poder trabalhar em alguma delas futuramente?).

Ao longo do curso de Enfermagem o aluno deve realizar estágios curriculares (obrigatórios para a conquista do diploma). Geralmente as atividades profissionais são supervisionadas por professores do ramo e acontecem em locais como postos de saúde, hospitais e clínicas especializadas. Se desejar, o acadêmico pode, paralelamente à graduação, estagiar legalmente na sua área de estudos e, de quebra, ainda receber uma graninha pelo serviço que prestar. 

(Foto: Nicole Morás)

Agora que você já sabe o que vai estudar 🧐 no curso de Enfermagem, é hora de começar a pensar na escolha da universidade que irá ajudá-lo(a) a conquistar seu diploma. Enquanto espera o primeiro dia de aula chegar, que tal maratonar 📺 alguns episódios de Grey’s Anatomy e torcer para a próxima temporada da série ser lançada logo? 😉

* Scrub nurse: instrumentador cirúrgico (traduzido do inglês)

** GA: abreviação de Grey’s Anatomy

Você se identifica com a área da saúde, mas ainda não sabe 🤔 qual faculdade do ramo quer fazer? As matérias linkadas abaixo podem ajudá-lo(a) a escolher o curso ideal. Dê só uma espiadinha nelas:

🎓 Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Biomedicina

🎓 Em quais áreas profissionais um dentista pode trabalhar?

🎓 Por que estudar Fisioterapia na nossa Universidade?

🎓 Por que estudar Educação Física na nossa Universidade?

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3