Estudos

O que vou estudar no curso de Engenharia da Computação?

6 maio 2022

O momento de prestar vestibular finalmente chegou, e a vontade de ingressar no curso de Engenharia da Computação 💻 não sai da sua cabeça. Depois de passar na prova seletiva e realizar a matrícula na universidade, você talvez se pergunte o que irá estudar durante a graduação, geralmente concluída em cinco felizes e proveitosos anos. Apesar de saber perfeitamente que não existe receita exata aplicável à vida no ensino superior, a equipe do Blog Univates elaborou três mandamentos básicos que, se seguidos à risca (ficaremos de olho, hein?), podem ajudá-lo(a) a entender melhor a faculdade normalmente eleita por quem curte tecnologia, computadores, hardware e software 😍 (qualquer semelhança com suas preferências não é, nem de longe, coincidência, viu?). Já de início gostaríamos que você cooperasse e cumprisse uma orientaçãozinha extra: a de ler até o final a matéria que redigimos. Garantimos que fazendo isso suas aulas no curso de Engenharia da Computação serão brilhantes, memoráveis e, claro, muito produtivas, do jeitinho que todo universitário deseja!

🤔 Quais são as vantagens de uma carreira na área de TI?

Foto: Tuane Eggers

Mandamento nº 1️⃣:

👨‍🎓 Estudarás com afinco a fim de tirar boas notas nas matérias do curso. Não torcerás o nariz durante as aulas de disciplinas como Microprocessadores e Microcontroladores, Sistemas Operacionais e Redes de Computadores (apesar de complexos, esses são conteúdos-chave para a formação profissional de engenheiros da computação, sabia?)

Diplomados no curso de Engenharia da Computação e devidamente registrados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) podem projetar, desenvolver e implementar equipamentos (hardware) e programas (software), além de interligar sistemas e pessoas por meio de redes de comunicação. Atuando em áreas como suporte técnico, vendas técnicas, administração de redes, gerência de servidores, desenvolvimento de programas e de equipamentos, os profissionais do ramo recebem remunerações 💲 que, de acordo com informações do site Guia da Carreira, chegam a 8,5 salários mínimos mensais (para jornadas de trabalho de 40 horas semanais em cargos específicos). 

A matriz curricular do curso de Engenharia da Computação é composta de matérias nas mais diversas áreas da informática. Durante a faculdade, os acadêmicos aprofundam seus conhecimentos 📚 em disciplinas de Programação para a Internet, Banco de Dados, Cabeamento e Infraestrutura de Redes, Arquitetura de Computadores, Computação Gráfica e Inteligência Artificial, entre muitas outras.

(Foto: Tuane Eggers)

Saiba mais sobre três disciplinas que integram o currículo do curso de Engenharia da Computação

🔎 Sistemas Operacionais: os acadêmicos aprendem a respeito de sistemas operacionais (histórico, conceitos, características, objetivos e funções), que são os programas que controlam todos os computadores. Além disso, estudam aspectos relacionados à eficiência e ao gerenciamento de memória desses dispositivos.

🔎 Arquitetura de Computadores: no decorrer da disciplina, os acadêmicos estudam como funcionam as partes de um computador moderno e como novos equipamentos podem ser projetados.

🔎 Inteligência Artificial (IA): a disciplina aborda os diferentes tipos de conhecimentos empregados em aplicações inteligentes. Permite também a criação de sistemas de inteligência artificial para a resolução de problemas complexos e de grande escala.

Mandamento nº 2️⃣:

Foto: Elise Bozzetto

👨‍🎓 Aproveitarás as oportunidades que o mercado de trabalho do ramo oferece.

Enquanto cursa a graduação em Engenharia da Computação, você pode realizar estágios em sua área de formação e assim adquirir experiências profissionais. Vai dizer que unir o útil ao agradável não é uma boa pedida? 💁‍♂ 

Estudantes do curso de Engenharia da Computação que realizam estágios profissionais normalmente envolvem-se em atividades de programação, suporte e manutenção de computadores, assim como montagem e operação de servidores e redes de comunicação. De acordo com informações do site Guia do Estudante, as regiões Sul e Sudeste do Brasil são as que mais concentram vagas de emprego para estagiários e diplomados 🎓 no ramo.

Segundo consta no site Catho, no País a média salarial de estagiários da área de Engenharia da Computação é de R$ 900,00. Vale lembrar que a lei brasileira determina que estagiários de qualquer profissão trabalhem no máximo até seis horas por dia (em jornadas que não ultrapassem trinta horas semanais), preferencialmente de segunda a sexta-feira. 

Mandamento nº 3️⃣:

👨‍🎓 Moldarás seu perfil profissional de acordo com o que estudar no curso de Engenharia da Computação

Você provavelmente já deve ter ouvido por aí uma máxima que diz o seguinte: o que somos em nossos empregos 💼 é reflexo direto daquilo que fomos durante a graduação. Na faculdade, os acadêmicos são constantemente estimulados a buscar conhecimento e a desfrutar de oportunidades (muitas delas oferecidas pelas próprias instituições de ensino superior!). Vai dizer que os estudantes não dispõem de todas as chances do mundo para aprimorarem-se e ingressarem no mercado de trabalho preparadíssimos? 😎

Foto: Tuane Eggers

Ter capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e habilidade para desenvolver projetos de pesquisa 📝 e criar novas tecnologias. Essas são apenas três das inúmeras competências que o universo profissional exige de engenheiros da computação. Fique tranquilo(a): é superpossível adquiri-las ainda durante a faculdade. Mas como? Ao longo da graduação, por exemplo, você será estimulado a reunir-se com estudantes de outras áreas do conhecimento para criar soluções tecnológicas e elaborar trabalhos de cunho científico (como projetos de pesquisa). Interessante, né? 

No comecinho desta matéria comentamos que, caso os três mandamentos que criamos fossem seguidos direitinho, sua passagem pelo curso de Engenharia da Computação aconteceria de forma brilhante. Obviamente, sendo bom(boa) aluno(a) na faculdade, suas chances de despontar da mesma maneira no mercado de trabalho aumentam exponencialmente. 

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3