Estudos Explore

Por que fazer simulados antes do vestibular?

21 set 2023

Se você está pensando em dar start na sua vida universitária, provavelmente já deve ter se perguntado o seguinte: por que fazer simulados antes do vestibular? Acontece que, treinando para o dia D, é possível ganhar confiança para enfrentar o desafio com tranquilidade. No post de hoje, a gente cita mais motivos pelos quais é interessante investir nesse tipo de preparação. Fique por aqui para descobrir como mandar bem em uma das provas mais importantes da sua vida!

Veja por que é importante fazer simulados antes do vestibular.
Foto: Divulgação/Freepik

O que são simulados?

Simulados são testes práticos que imitam as condições e o formato de provas de vestibulares reais! Por meio deles, os candidatos podem, por exemplo, se familiarizar com o estilo das questões, aprender a administrar o tempo para respondê-las e identificar em quais áreas do conhecimento têm mais ou menos facilidade. Assim, treinando antes de o momento decisivo chegar, os estudantes conseguem se preparar de modo muito mais eficaz e aumentar suas chances de arrasarem no vestibular.

Falando em preparação, vamos entender como os simulados podem ser uma ferramenta fundamental no seu processo de estudos? Siga o fio para não perder nenhuma informação relevante!

1) Faça simulados para entender como são as provas de verdade

Como mencionamos, os simulados são baseados em provas reais. Assim, ao realizá-los, você já consegue ter uma ótima noção a respeito de como funcionam os processos seletivos aplicados pelas instituições de ensino superior brasileiras. Além disso, dominando a estrutura do teste, também é possível controlar a ansiedade e ficar motivado para encarar os vestibulares.

Engana-se quem acredita que as provas dos vestibulares são todas iguais: cada instituição elabora seus exames de acordo com regras e critérios específicos. Dito isso, fazer simulados ou até mesmo provas de anos anteriores pode ser útil para você se adaptar ao formato dos processos seletivos e escolher a universidade na qual irá estudar.

Como fazer uma redação para vestibular e ingressar na universidade dos sonhos

Como estudar para o Enem?

2) Simulados ajudam você a não ter medo do relógio

Tic, tac, tic, tac. Você deve saber que cada instituição estipula um horário para os candidatos realizarem a prova do vestibular, certo? Assim sendo, é importante ficar de olho no relógio para responder às questões dentro do prazo estabelecido.

Fazer simulados pode ajudar você a desenvolver habilidades para administrar melhor o tempo e se acostumar com o ritmo do teste. Muitos estudantes ficam apreensivos por terem poucas horas para concluir a prova, mas, com bastante treino, é possível mandar esse medo para o espaço. Entenda que o relógio não é seu inimigo e que ele não deve atrapalhar sua performance nos estudos.

3) Melhore seu desempenho nos estudos fazendo simulados

Ao fazer simulados, você consegue identificar em quais áreas do conhecimento tem mais ou menos facilidade. Às vezes, estudando somente por meio de resumos e exercícios comuns, é difícil avaliar o real nível de compreensão e absorção dos conteúdos. Podemos pensar nos simulados como espelhos que refletem todo o nosso aprendizado, já que eles revelam o que dominamos e o que ainda precisamos dominar.

É importante ressaltar que você não deve ficar triste se não se sair bem em algum simulado que fizer. Tenha em mente que, apesar de serem ótimas ferramentas de autoavaliação, esses testes não definem o seu valor como estudante. Eles servem como guias para direcionar seus estudos, mas não determinam o seu sucesso final.

O importante é usar os resultados como incentivo para se esforçar ainda mais e continuar progredindo em sua jornada, ok?

Com que curso eu vou?

Até agora, falamos bastante sobre a importância de fazer simulados e se preparar para o vestibular, mas sabe o que está faltando? Escolher o curso que dá match com seus interesses e objetivos profissionais, é claro!

Ainda está confuso em relação ao caminho que deseja seguir? Então clique aqui para baixar nosso e-book e descobrir qual é o curso perfeito para você!

Agora que você já sabe por que é essencial fazer simulados antes do vestibular, é hora de arregaçar as mangas e começar a treinar para o grande dia. Acredite no seu potencial e continue dando o melhor de si em todas as situações. Bons estudos!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades