Univates

Prova da OAB: o que é e como se preparar para ela?

20 dez 2023 Leitura: 5 min

Prova da OAB: o que é e como se preparar para ela? Elaboramos um superpost com dicas do que fazer para mandar bem no exame que permite que você atue como advogado aqui no Brasil. Confira nossas orientações e não se esqueça de colocá-las em prática para garantir sua aprovação e um futuro promissor na área do Direito. ⚖️👏

O que é a prova da OAB? Por que ela é tão importante?

Se você pensa em ingressar no curso de Direito para se tornar um advogado, precisa entender a importância que a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) terá em sua jornada acadêmica e profissional. Essa avaliação é um marco no percurso de qualquer estudante, já que serve para testar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação e validar a preparação para a prática jurídica no Brasil.

A prova da OAB é aplicada como um requisito obrigatório para a obtenção da carteira profissional de advogado (ou seja: sem ela, não é possível exercer legalmente a advocacia no Brasil). O exame abrange diversas disciplinas do Direito, buscando avaliar não apenas o domínio teórico, mas também a capacidade de utilizar os conhecimentos em situações práticas, aproximando os estudantes das vivências reais da profissão.

O exame está dividido em duas fases. Na primeira delas, os estudantes que estão concluindo os dois últimos semestres do curso ou que já se formaram respondem a questões objetivas. Na segunda fase, é necessário demonstrar conhecimentos práticos por meio da elaboração de uma peça processual. Além disso, os candidatos também precisam responder a quatro questões discursivas, cujos assuntos abordam temas super-relevantes do universo jurídico.

Ah, é importante mencionar que, para passar na primeira fase da prova da OAB, os estudantes devem acertar pelo menos 50% das questões. Assim, das 80 questões aplicadas, é necessário responder corretamente a no mínimo 40 delas. Parece complicado, mas, com uma preparação estratégica, é possível alcançar esse objetivo!

Como se preparar para mandar bem na prova?

Confira dicas do que fazer para mandar bem nas duas fases da prova e conquistar a tão sonhada carteira da OAB:

• Faça simulados da prova da OAB: além de ajudarem você a se familiarizar com o formato do exame, os simulados também permitem avaliar seu desempenho e identificar áreas que precisam de mais atenção;
  • Revise os conteúdos regularmente: sempre que possível, reserve um tempinho para revisar os conteúdos estudados ao longo do curso. A revisão constante consolida o conhecimento e reforça os tópicos mais importantes;
  • Concentre-se nas áreas em que você tem mais dificuldade: nem sempre conseguimos aprender todos os conteúdos com a mesma facilidade (e está tudo bem, viu?). Assim sendo, concentre seus esforços nas áreas em que você tem mais dificuldade para fortalecer seus conhecimentos;
  • Pratique a elaboração de peças processuais: dedique tempo para aprimorar a habilidade de elaborar peças processuais. Treine a redação, a estruturação lógica dos argumentos e a fundamentação jurídica.

Como ter foco nos estudos?

Como aumentar a produtividade nos estudos

DICA BÔNUS

Prepare-se para a prova da OAB por meio do Programa Qualifica, uma iniciativa superbacana do curso de Direito da Uni!

Você já ouviu falar do Programa Qualifica? Trata-se de uma iniciativa idealizada pelo curso de Direito aqui da Univates, que oferece suporte específico para a preparação dos alunos que irão prestar a prova da OAB e outros concursos da área jurídica.

O Programa Qualifica realiza um conjunto de ações voltadas para identificar as fragilidades do curso e dos estudantes de Direito. Além disso, também objetiva conscientizar, mobilizar e capacitar professores e alunos a fim de promover uma preparação mais eficiente para os desafios da prova da OAB.

O Qualifica desenvolve diversas ações no decorrer do ano, dependendo do diagnóstico que é realizado. Em 2023, por exemplo, foram realizadas oficinas nas quais os futuros advogados puderam colocar a mão na massa e responder a modelos de questões objetivas e discursivas que caem na prova, além de elaborar peças processuais. Legal, não é?

E aí, ficou interessado em saber mais sobre o curso de Direito da Uni e todos os seus diferenciais? Então dê play no vídeo abaixo e descubra um universo de grandes possibilidades.

Escolha se preparar para a prova da OAB e para todos os outros desafios da advocacia aqui na Univates. Com professores altamente capacitados, infraestrutura moderna e iniciativas como o Programa Qualifica, o curso de Direito vai proporcionar a você uma formação de primeira linha, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais à prática jurídica. Partiu estudar com a gente, futuro advogado? 🤓📚

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades