Carreira

Quais são as vantagens de uma carreira na área de TI?

6 maio 2022

O segmento da Tecnologia da Informação (TI) vem se destacando como uma promissora carreira da atualidade. O acesso facilitado à informação, a automação de processos e a melhor gestão financeira e de recursos são exemplos de vantagens que o ramo traz para as rotinas de trabalho das organizações. Já no âmbito pessoal, as pessoas podem efetuar, por meio de um smartphone conectado à internet, compras de produtos, reservas de passagens aéreas e hotéis e a contratação de muitos outros serviços que, até a explosão do boom tecnológico no início dos anos 2000, ocorria apenas em espaços físicos como agências bancárias e supermercados. 📱👏

Foto: Elise Bozzetto

Conforme o professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) da Universidade do Vale do Taquari – Univates Fabrício Pretto, todas as facilidades de produtos e serviços oferecidos por meio do livre acesso à tecnologia geram demandas constantes no mercado de trabalho.

(Foto: Divulgação)

Atualmente a procura por mão de obra de profissionais de TI está estimada na casa de 350 mil novas oportunidades no País até 2024, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Na região do Vale do Taquari, o número de 100 vagas na área de TI é tranquilamente ultrapassado. Se a análise de vagas for expandida para o Vale do Rio Pardo e a Serra Gaúcha, esse número vai muito além“, salienta Fabrício Pretto, professor do Cetec.

Na Univates, o cenário dos estudantes dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Software confirma que a área é promissora. Em pesquisa realizada recentemente com os acadêmicos, constatou-se que cerca de 90% deles estão empregados em área vinculada ao curso 👏😍. Os alunos dos semestres iniciais, ainda não atuantes, logo conseguem colocação no mercado de trabalho, pois a procura por profissionais é muito alta.

Possibilidades internacionais para profissionais do setor 🌏🎒

Além das oportunidades profissionais no Vale do Taquari, alguns estudantes da Instituição já romperam as fronteiras nacionais e estão construindo carreiras em empresas estrangeiras, nas quais também há muitas vagas disponíveis.

“Uma grande característica da área de TI é a possibilidade de atuar a distância, modalidade que tem crescido muito em nosso País, principalmente no segmento de desenvolvimento de software”, explica Pretto.

Entre idas e vindas do Brasil para a Áustria, Matheus Netto, 29, atua como Senior Full-Stack Developer na empresa Gravit – Corel Corporation há quase quatro anos. Atualmente ele trabalha remotamente em casa no Brasil e se comunica semanalmente com a equipe localizada no Canadá por meio de transmissões de vídeo, voz e texto. Netto relata a importância da formação acadêmica em seu trabalho.

(Foto: Divulgação)

Utilizo bastante a ferramenta de desenho vetorial. As aulas de álgebra linear foram essenciais para o desenvolvimento de certas atividades. Além disso, todas as disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de software foram fundamentais, como Programação Orientada a Objetos, Computação Gráfica, Algoritmos, Estrutura de Dados e Banco de Dados“, destaca Matheus Netto, formando do curso de Engenharia de Software da Univates

Colega de trabalho de Matheus, Klaus Etgeton, 25, atua há dois anos na empresa. De maneira remota, possui suas tarefas, reuniões e prazos.

(Foto: Divulgação)

É muito interessante, pois passamos a ter uma visão mais crítica sobre as diferenças culturais e evoluímos no modo de agir com pessoas de várias culturas. Além disso, a diferença de fuso horário impacta diretamente a colaboração em projetos que são realizados em conjunto“, comenta Klaus Etgeton, formando do curso de Engenharia de Software da Univates

Formado em Engenharia de Software, Leandro Vian, 35, reside há cinco meses na Alemanha, onde fica a sede da empresa Wayfair, na qual atua como engenheiro de software. De mala e cuia, ele partiu para a Europa com sua esposa e filho. Mesmo tendo a possibilidade de trabalhar remotamente, Vian comenta que prefere estar com os colegas de equipe para compartilhar e somar em suas experiências.

Antes de vir para a Alemanha, eu tinha a percepção de que havia uma boa procura por desenvolvedores por aqui, devido ao grande número de vagas e recrutadores ativos vistos no LinkedIn. Agora vejo que a procura é ainda maior do que eu imaginava. Existem muitas vagas na área de TI em toda a Europa“. afirma Leandro Vian, diplomado do curso de Engenharia de Software da Univates

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades