Quais são as tendências na área da educação em 2023?

14 ago 2023

Talvez você não consiga imaginar tudo o que está acontecendo no ensino superior em 2023. No post de hoje, vamos conhecer as principais tendências na área da educação para este ano. Prepare-se para se surpreender com as novidades* que estão impactando a vida de professores e estudantes!

*De acordo com informações do site Quero Educação Institucional.

Conheça quais são as principais tendências na área da educação em 2023.
Foto: Divulgação/Pexels

1) Ensino híbrido

Muitos estudantes no Brasil e no mundo já estudam de forma híbrida (ou seja, tendo aulas presenciais e on-line) e adoram isso! Também não é para menos: o novo modelo de ensino, que se popularizou principalmente  depois da pandemia de covid-19, é repleto de vantagens. Entre elas, podemos destacar, por exemplo, a flexibilidade no momento de estudar, a possibilidade de acessar recursos adicionais (vídeos, simuladores, jogos educativos) e a chance de desenvolver ou aperfeiçoar habilidades como autonomia, autodisciplina e autogestão.

Parece que os cursos semipresenciais chegaram mesmo para ficar. Quer saber mais sobre eles? Então clique aqui e confira tudo a respeito de uma das tendências na área da educação em 2023.

2) Habilidades socioemocionais

Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o Brasil era o país mais ansioso do mundo. Esse certamente não é um cenário favorável, mas a boa notícia é que algumas instituições (como as universidades, por exemplo) têm poder para mudá-lo. Mas como assim? Explicamos: quando as instituições de ensino desenvolvem competências socioemocionais (as famosas soft skills, em inglês) em seus estudantes, elas estão contribuindo diretamente para formar pessoas capazes de lidar melhor com os desafios emocionais que podem surgir.

Além disso, as competências socioemocionais são muito valorizadas no mercado de trabalho. Para você ter uma ideia da relevância delas, uma pesquisa realizada pela ZipRecruiter apontou que 93% das empresas dão igual importância às soft skills e às habilidades técnicas. Assim, é importante trabalhar isso em uma formação na universidade.

3) Educação continuada

A educação continuada é outra tendência que está impactando a educação e qualificando o currículo de muitas pessoas. A filosofia desse conceito é simples, mas extremamente poderosa: nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo, seja no trabalho ou na vida!

Fazendo cursos livres, por exemplo, é possível aprimorar e/ou adquirir habilidades em áreas específicas e, assim, conquistar oportunidades ainda melhores de crescimento profissional e pessoal. Ah, também vale dizer que, para realizar esse tipo de capacitação, você não precisa estar frequentando uma instituição de ensino superior e, em alguns casos, nem apresentar conhecimentos prévios sobre o que deseja estudar. Tudo de bom, não é mesmo?

4) E-learning

O e-learning é a última tendência educacional da qual vamos falar (afinal de contas, seria impossível citar todas as novidades da área em um único post, não é?). O que precisamos saber sobre esse modelo de aprendizagem é que ele utiliza tecnologias digitais para disponibilizar conteúdos educacionais e, assim, possibilitar um ensino didático e eficiente.

Talvez você esteja se perguntando quais tecnologias estão sendo utilizadas. Bem, a lista é grande: cursos digitais, cursos em vídeo, questionários, webinars, e-books e artigos, simulações de realidade virtual, listas de e-mails, podcasts, entre muitas outras. Estudar com o apoio de um ou mais desses recursos é superlegal, experimente!

7 aplicativos para ajudar nos estudos e otimizar a rotina

15 aplicativos que vão te ajudar na hora de estudar

Gostou de conhecer algumas das tendências na área da educação em 2023? Essas inovações vão continuar transformando a forma como aprendemos e ensinamos, proporcionando novas oportunidades para todos.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades