Carreira Estudos Explore

Teste vocacional: entenda como ele pode ajudar a decidir seu futuro!

28 fev 2024 Leitura: 8 min

Teste vocacional: entenda como ele pode ajudar a decidir seu futuro!
Utilize a ferramenta para descobrir suas paixões e escolher o curso ideal

Teste vocacional: entenda como ele pode ajudar a decidir seu futuro! Ao sairmos do ensino médio, nem sempre temos certeza de qual carreira queremos seguir, afinal de contas o mundo é repleto de profissões. A boa notícia é que, por meio do teste vocacional, conseguimos obter informações valiosas que nos auxiliam na escolha do curso ideal. No post de hoje, vamos saber mais sobre a ferramenta e conhecer todos os seus benefícios. Preste atenção! ⬇️✍️💙

Como surgiu o teste vocacional?

O teste vocacional foi criado a partir do processo de orientação vocacional, que tem como principal objetivo auxiliar as pessoas na descoberta e compreensão de suas habilidades e interesses profissionais. Por isso, Frank Parsons, um influente psicólogo norte-americano, fundou o movimento de orientação vocacional no início do século XX publicando o livro “Choosing a Vocation”, no qual apresentou ideias e abordagens para ajudar os indivíduos a escolherem suas carreiras.

Já, John Holland, outro psicólogo norte-americano que viveu no século XX, também colaborou com a teoria das escolhas profissionais e o desenvolvimento dos testes vocacionais. Por isso, ele criou o conhecido modelo RIASEC, que classifica as profissões em seis categorias principais: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional.

Esse modelo serve como base para muitos testes vocacionais modernos, que auxiliam os indivíduos a identificarem suas preferências profissionais e as características de sua essência. Afinal, se pararmos para pensar, isso faz muito sentido, não é?

Desde a sua criação, o teste vocacional tem sido utilizado como uma ferramenta valiosa no processo de orientação profissional. Por isso, com o passar dos anos, diversos profissionais da psicologia e da educação contribuíram para aprimorar e expandir a avaliação. À medida que a sociedade foi evoluindo, os testes passaram por adaptações para refletir as mudanças no mercado de trabalho.

Descubra qual é o seu perfil profissional

Por que você deve fazer um teste vocacional?

Um teste vocacional pode mudar os rumos do seu futuro! Veja só por que você deve fazê-lo (mesmo se já tiver certeza sobre a profissão que deseja exercer):

• Autoconhecimento aprofundado: um teste vocacional certamente vai ajudá-lo a entender melhor suas habilidades, interesses e valores. Além disso, a ferramenta possibilita uma análise detalhada das suas preferências profissionais, destacando conexões entre suas aptidões e áreas específicas;
  • Direcionamento profissional: o teste vocacional oferece um direcionamento mais claro em relação às opções de carreira alinhadas ao seu perfil. Dessa forma, ele pode revelar profissões que talvez você não tenha considerado em um primeiro momento, ampliando suas perspectivas e auxiliando-o a tomar decisões certeiras;
  • Alinhamento com o mercado: ao realizar um teste vocacional, você pode identificar profissões e setores em ascensão, alinhando suas escolhas às demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, proporciona uma visão mais realista das oportunidades disponíveis e ajuda a evitar possíveis desafios na busca por emprego no futuro;
  • Segurança na escolha: ao fazer um teste vocacional, você ganha mais confiança na sua decisão profissional, já que a análise das suas habilidades, interesses e valores ajuda a validar a escolha que você já tinha em mente ou, alternativamente, oferece uma confirmação sólida para explorar outras opções.

Como descobrir a sua vocação na faculdade?

Imagem de alunos

CHEGOU A HORA!

“De quê?”, você deve estar se perguntando. Agora que você já domina o assunto teste vocacional na teoria, é hora de partir para a prática. Bora descobrir qual profissão é a sua cara?

Clique no botão abaixo e faça o teste vocacional da Univates sem pagar nada. Em apenas três minutinhos, você terá o resultado do seu perfil de carreira e poderá obter mais informações sobre o curso que dá match com a sua personalidade. Lembre-se de responder às perguntas da Tali com calma e atenção, ok?

Vale a pena fazer faculdade? Saiba os impactos da formação na carreira
Conheça 3 modalidades de curso superior: bacharelado, licenciatura e tecnológico

Fim! 💙

Queremos spoilers: qual foi o resultado do seu teste vocacional? Conte para a gente! Esperamos que nossa ferramenta tenha ajudado você a descobrir suas paixões e orientado seu caminho em direção a um futuro profissional de sucesso. Estamos ansiosos para saber como você vai utilizar essas descobertas para alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos! 🚀✨