Inaugurada em janeiro de 2019, a Unidade Básica de Saúde Universidade é resultado de um convênio entre a Univates e a Prefeitura Municipal de Lajeado. Busca fortalecer e qualificar a rede de Atenção Básica em saúde do município, assim como contribuir para a formação de profissionais preparados para atuar nesse campo por meio dos cursos de graduação da Univates.

Atualmente disponibiliza atendimentos com Médicos de Família e Comunidade e Enfermagem especializada em Saúde da Família, que realizam consultas clínicas, procedimentos relativos à Atenção Básica, e atividades de educação em saúde. A equipe trabalha prevenção e elabora plano de cuidados para as pessoas com condições agudas e/ou crônicas de doenças, para todas as faixas etárias.

Entre os procedimentos, disponibiliza a realização de testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis, curativos, coleta de exame citopatológico (papanicolau), entre outros - todos com abordagem integralizada aos usuários. Quando necessário, os usuários são encaminhados a outros pontos de atenção à saúde de acordo com os fluxos locais.

A UBS Universidade localiza-se no Prédio 22 da Univates e presta atendimento nas terças, quartas e sextas-feiras à tarde (13h às 17h) e de segunda a sexta-feira à noite (18h às 22h). O agendamento se dá através das Estratégias de Saúde da Família dos bairros de Lajeado. O atendimento noturno é um diferencial por facilitar o acesso da população aos atendimentos de baixa complexidade.




CONTATO

Setor C - Prédio 22
Av. Alberto Müller, 1151, Bairro Carneiros, Lajeado/RS - CEP: 95913-528
Telefone: (51) 3714-7026


ATENDIMENTO

Terças, quartas e sextas-feiras à tarde, das 13h às 17h
Segunda a sexta-feira à noite, das 18h às 22h