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A Univates, como uma Instituição Comunitária, incentiva projetos que promovam qualidade de vida e desenvolvimento social, e que estejam alinhados com os critérios dispostos na Política de Patrocínio. Por isso, antes de preencher o formulário, leia a nossa Política aqui.
IMPORTANTE: É necessário que as solicitações sejam enviadas com 60 dias de antecedência da data do evento.
Para que possamos avaliar a sua solicitação, preencha o formulário.
Você pode atualizar o seu cadastro no Universo Univates, clicando aqui.
Você pode alterar a sua senha clicando aqui.
Para os casos de troca de curso, observar a modalidade do curso atual e do curso de destino. As orientações podem ser conferidas aqui.
Para solicitar um protocolo on-line basta clicar aqui, selecionar o protocolo desejado e preencher os campos obrigatórios.
Não é necessário realizar o vestibular novamente, pois você pode solicitar o reingresso. Caso queira retornar para outro curso, você pode utilizar a nota do vestibular anterior ou ingressar como portador de diploma. Em relação ao aproveitamento de disciplinas, é possível solicitar um protocolo que será analisado pela coordenação do curso.
Não é possível escolher as disciplinas que deseja cursar, pois é a coordenação que realiza sua matrícula considerando os componentes curriculares mais adequados para o seu semestre. Caso queira alterar sua matrícula, você pode solicitar a troca através do protocolo de Ajuste de Matrícula que pode ser encaminhado pelo Universo Univates.
Não é possível um aproveitamento direto das disciplinas, mas é possível a realização de uma prova para mostrar os conhecimentos adquiridos. Para isso, é necessário encaminhar, através do Universo Univates, o protocolo ?Extraordinário Aproveitamento de Estudos - Formados em cursos Técnicos da Univates?.
Você pode aproveitar as disciplinas que já cursou. Para saber quais disciplinas serão aproveitadas, você pode solicitar um estudo de currículo. Clique aqui se você possui interesse nos cursos presenciais e clique aqui se você possui interesse nos cursos EAD.
A matrícula pode ser realizada até três semanas após o primeiro dia de aula. Esse também é o período para realizar ajustes de matrícula. Exceções podem ser analisadas pela coordenação do curso.
Você precisa entrar em contato com o(a) professor(a) da respectiva disciplina para combinar outra data ou outra forma de realizar a avaliação.
No caso da graduação EAD, para solicitar a alteração da data da prova presencial é preciso encaminhar o protocolo de ?segunda oportunidade de avaliação? pelo Universo Univates.
Você pode utilizar o cartão digital disponível no aplicativo da Univates. Entretanto, caso realmente necessite do cartão institucional físico, você pode solicitá-lo no Atendimento Univates (310/9), que possui uma taxa de R$24,50.
Sim, você pode solicitar o aproveitamento da sua atividade como horas complementares via protocolo on-line. Seu pedido será analisado pela coordenação do curso. Para validar sua atividade profissional como horas complementares, são necessários os seguintes documentos:
Cópias da carteira de trabalho (parte de identificação e também da parte contratual com a empresa) OU cópia do contrato de estágio;
Declaração emitida pela empresa, devidamente assinada, contendo as seguintes informações: CNPJ, carga horária semanal, período trabalhado/estagiado, data da declaração e, mais importante, suas funções desempenhadas no local.
Para a validação das atividades, é necessário que encaminhe os certificados de participação através do protocolo on-line Atividades Complementares, que pode ser aberto no Sistema de Protocolos do Universo Univates. A avaliação das atividades complementares é realizada pela coordenação do seu curso, juntamente com o centro de cursos.
Os prazos para rematrícula de graduação presencial e cursos técnicos podem ser consultados no Calendário Acadêmico.
Seu pedido de matrícula pode ser realizado através do Universo Univates.
Na graduação EAD, a rematrícula para o próximo trimestre ocorre de forma automática.
Você pode verificar essa informação no seu Histórico, disponível no seu Universo Univates. Ao gerar o Histórico, você busca por ?atividades complementares?, item localizado ao final do documento.
São atividades extracurriculares que devem ser realizadas pelos alunos durante o curso. São divididas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional e objetivam a ampliação de conhecimentos que podem ser verificados na Resolução. Para concluir as atividades complementares, não é necessário que cumpra com todas as categorias, mas que feche com a carga horária solicitada pelo curso.
Obs: cada categoria tem uma carga horária máxima permitida. Ou seja: você não pode fazer 100% das atividades complementares em uma única categoria.
É importante ressaltar que você precisa preencher todas as horas complementares para finalizar o curso. O prazo máximo para formandos encaminharem os certificados é:
Formando do semestre A - até 30 de setembro do ano anterior ao da formatura.
Formando do semestre B - até 30 de março do ano da formatura.
Cada disciplina é ofertada em um turno da semana e pode durar um semestre inteiro (80h), ou apenas meio semestre (40h). Exemplo: se você quiser cursar 5 disciplinas (a semana toda), você irá se matricular em 400 horas (5 X 80 = 400h).
No caso dos cursos EAD, a matrícula é realizada em módulos trimestrais de 200h. Os módulos seguirão a organização da grade curricular de cada curso e podem ser compostos por dois componentes de 80h e mais um componente de 40h ou 1 componente de 80h e mais 3 componentes de 40h.
Para você fazer alteração das disciplinas, é fundamental que atente-se aos prazos! A solicitação pode ser feita através da abertura do protocolo de Ajuste de Matrícula através do Universo Univates.
Sim! A comunidade também está convidada a participar dos diversos projetos e realizar atividades voluntárias, não sendo necessário ser aluno da Univates ou possuir algum vínculo com a Instituição para ser voluntário. A oficialização é realizada mediante a entrega do Termo de Adesão de Serviço Voluntário na Central de Estágios (sala 310, prédio 09), antes do inicio das atividades.
Há dois documentos necessários:
Você pode iniciar o serviço voluntário somente após a entrega do Termo de Adesão de Serviço Voluntário, devidamente preenchido e assinado pelo voluntário e pelo coordenador, na Central de Estágios (sala 310 do Prédio 9).
O Termo de Adesão de Serviço Voluntário é entregue pelos participantes apenas uma vez ao ano para cada setor/projeto/liga/laboratório (salvo no caso de monitoria de disciplina, em que a entrega é feita semestralmente) antes do início das atividades. Durante o período informado no termo, o voluntário deve preencher o documento Registro de Serviço Voluntário, indicando, em forma de listagem, as datas, horários e atividades desenvolvidas.
O termo está disponível neste link.
O registro está disponível neste link.
A data de encerramento do serviço voluntário poderá ser, no máximo, até o dia 31 de dezembro do ano do início do voluntariado ou até a data prevista para o término do projeto do qual o voluntário participará. É proibida a continuidade dos serviços voluntários depois do término do prazo de vigência previsto no Termo de Adesão. Em seguida, o voluntário deverá entregar o Registro das horas na Central de Estágios.
Caso o voluntário tenha interesse em continuar realizando as atividades no ano seguinte, deverá entregar um novo termo e preencher um novo registro.
A atividade de monitoria de disciplina se encerra ao final de cada semestre.
Como as disciplinas possuem vigência semestral, os prazos inseridos no Termo de Adesão e no Registro de Serviço Voluntário deverão respeitar as datas de início e de término do semestre de referência. Assim, o Termo de Adesão deve ser entregue no início do semestre, e o Registro, preferencialmente, no final do semestre.
Não há prazo máximo para a entrega do registro. Salienta-se que caso o registro seja entregue antes do prazo estabelecido no Termo de Adesão, as atividades são automaticamente consideradas finalizadas. A não entrega do Registro acarreta na não disponibilização do Atestado.
O serviço voluntário realizado na Instituição é prestado sem qualquer espécie de remuneração, auxílio ou benefício e não gera vínculo empregatício.
Cabe ao voluntário:
I ? assinar e entregar o Termo de Adesão de Serviço Voluntário na Central de Estágios antes de iniciar as atividades e de acordo com as exigências da Univates;
II ? descrever no Registro de Serviço Voluntário os horários e as atividades desenvolvidas;
III ? cumprir normas e regulamentos internos da Univates;
IV ? manter sigilo sobre normas e funcionamento da Univates e informações obtidas na Instituição.
O responsável pelo voluntário na Instituição será o coordenador do setor ou o coordenador do projeto em que o voluntário realiza as atividades. No caso de monitoria voluntária de disciplina, o professor da disciplina será o supervisor.
Sim, tendo-se respeitado a entrega dos documentos e prazos referidos, o voluntário recebe um certificado digital, que poderá ser acessado neste link. Quando o certificado estiver disponível, notificaremos você por e-mail.
A disponibilização do certificado ocorre em, no máximo, duas semanas. Caso o voluntário tenha algum tipo de urgência, deverá informar à Central de Estágios.
Sim! O serviço voluntário poderá ser registrado como atividade complementar, observada a regulamentação específica de cada curso. Para saber quantas horas podem ser validadas, indicamos que entre em contato com a coordenação do seu curso. A validação deve ser solicitada por meio da abertura de protocolo no Universo Univates > Acadêmico > Protocolos On-line.
O certificado é disponibilizado apenas quando respeitadas as orientações da Resolução 130/Reitoria/Univates. Assim, caso o termo não tenha sido entregue antes da realização das atividades, o certificado não é disponibilizado. Caso o aluno realize atividades em períodos além do informado no termo, essas horas não são incluídas no certificado.
Pedimos que os documentos não sejam rasurados. Se necessário, indicamos que eles sejam providenciados novamente. Além disso, solicitamos que os nomes de entidades, eventos, materiais e atividades sejam descritos de forma completa, não utilizando siglas ou abreviações.
A entrega digital dos documentos pode ser aceita desde que todas as assinaturas sejam digitais e certificadas. O e-mail para envio é estagios@univates.br. Caso não haja uma assinatura certificada, apenas o documento físico com as assinaturas originais de próprio punho são válidas.
O Plano de Atividades é o documento que sintetiza as competências a serem desenvolvidas e aplicadas no estágio, além de apontar as áreas de conhecimento que envolvem o estágio e o curso, tendo em vista que o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular.
As instruções para o preenchimento do Plano estão neste link.
É assegurado ao estagiário recesso de 30 dias sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano. Caso haja acordo entre o estagiário e a empresa, o recesso pode ser fracionado, por exemplo, usufruindo 15 dias de recesso por semestre.
O recesso deve ser gozado preferencialmente em período de férias escolares.
É assegurado ao estagiário 30 dias de recesso por ano. Diferentemente de férias, no recesso não há acréscimo um acréscimo de ? e não é necessário completar 12 meses de estágio para que os dias de recesso sejam usufruídos. As datas de recesso devem ser combinadas diretamente com a unidade concedente de estágio.
Conforme a Lei de Estágios, o estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser combinada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório.
A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, não caracteriza vínculo empregatício.
É possível realizar dois estágios remunerados desde que a carga horária dos dois estágios somados não ultrapasse 6 horas diárias e 30 horas semanais. Assim, por exemplo, se você tem um estágio de 20 horas semanais, é possível ter outro estágio de 10 horas semanais.
A data de término prevista pode ser verificada no contrato de estágio. O estágio pode ser rescindido a qualquer momento, sem aviso prévio, por qualquer uma das partes (estagiário, empresa ou Univates).
No caso de trancamento da matrícula ou conclusão do curso, o estágio é automaticamente encerrado.
Primeiramente, verifique no regulamento do seu curso se você já possui os requisitos para realização de estágio não obrigatório.
Caso positivo, você pode encontrar vagas de estágio na Plataforma de Carreira e enviar o seu currículo! É possível também que você entre em contato diretamente com empresas que tenha interesse em estagiar e fique atento aos Editais de processo seletivo em sites de órgãos públicos.
O estágio é uma ótima oportunidade de aprendizado e aquisição de experiências profissionais, assim, aproveite-o o máximo que puder! Seguem algumas dicas de postura para o bom aproveitamento do estágio:
apresentação pessoal: cuide de sua aparência e evite roupas muito informais;
pontualidade: essencial para demonstrar disponibilidade e responsabilidade;
ética: seja ético e discreto em relação a informações (ex.: clientes, valores financeiros, resultados da empresa, problemas internos);
valorize o estágio como uma oportunidade de efetivação, networking e desenvolvimento de hard e soft skills;
utilize os recursos da empresa com coerência (ex.: telefone, copos plásticos, papel-toalha, mobiliário etc.);
respeite os horários combinados entre você e o empregador;
respeite as combinações sobre uso de celular e seja coerente na utilização das redes sociais fora do horário de trabalho;
tenha cuidado com senhas, sistemas, chaves e equipamentos.
O estágio não cria vínculo empregatício, desde que sejam observados os seguintes requisitos:
matrícula e frequência regular do aluno;
celebração do termo de compromisso entre aluno, empresa concedente e Instituição de ensino;
compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso;
cumprimento do previsto no regulamento de estágio do Projeto Pedagógico do Curso (disponível em https://www.univates.br/servicos/estagios/nao-obrigatorio/regulamentos-dos-cursos);
cumprimento do estipulado na Lei de Estágios (Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008).
A manutenção de estagiários em desconformidade com a Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008, caracteriza vínculo de emprego do estudante com a concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária, ficando a empresa que reincidir na irregularidade impedida de contratar estagiários por dois anos.
O Plano de Atividades é o documento que sintetiza as competências a serem desenvolvidas e aplicadas no estágio, além de apontar as áreas de conhecimento que envolvem o estágio e o curso, tendo em vista que o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular.
O Plano de Atividades é necessário sempre que um novo estágio for iniciado ou quando houver alteração de local, supervisor ou atividades em um estágio ativo. As instruções para o preenchimento do Plano estão neste link.
Os pagamentos feitos em agências bancárias demoram em torno de 48 horas para serem compensados em nosso sistema. Caso haja urgência, você pode enviar o comprovante de pagamento para o Financeiro, através do e-mail: financeiro@univates.br.
Você pode cadastrar seu débito automático clicando aqui.
Não é possível alterar a data de vencimento de um boleto, tendo em vista que é um padrão adotado pela Instituição.
Não há custo para a inscrição e realização do vestibular.
Você encontra seu boleto clicando aqui.
O desconto família pode ser solicitado mediante abertura do protocolo Desconto Família e seguindo as orientações do protocolo.
Será feito um novo débito no dia 20 do corrente mês*, mas sem o desconto de 6% e com juros. Caso você tenha certeza que neste dia também não haverá saldo suficiente, precisa solicitar um novo boleto para pagamento manual, diretamente com o setor financeiro. O e-mail para contato é: financeiro@univates.br ou telefone: (51)3714-7000, ramais 5304.
OBS: Para os meses seguintes, o débito em conta continua normal.
*A exceção ocorre para os boletos de confirmação da matrícula. Em caso de dúvidas, contate o Atendimento Univates.
Para você solicitar o pagamento antecipado, deverá fazê-lo através do Sistema de Protocolos, selecionando o protocolo ?Pagamento à vista''. Deverá informar o que você deseja pagar à vista (disciplina, semestre, ano, curso) e também uma data de pagamento.
Os boletos da Univates possuem autorização para serem pagos mesmo com a data vencida*, a atualização do valor é realizada de forma automática. Porém você pode entrar em contato com o Setor de Negociação, solicitando novo boleto. Você pode enviar um e-mail para negociacao@univates.br ou enviar mensagem via WhatsApp 51 3714-7000. Se preferir, pode entrar em contato por telefone, através do número (51) 3714-7000, ramais 5732, 5743 ou 5730.
*A exceção ocorre para os boletos de confirmação da matrícula. Em caso de dúvidas, contate o Atendimento Univates.
A colação de grau pode ser solicitada via protocolo on-line pelo Universo Univates. O protocolo se chama "Colação de Grau", e você pode solicitá-lo clicando aqui. Na abertura deste protocolo será necessário anexar a identidade (não pode ser CNH) e a certidão de nascimento ou casamento.
É muito importante que todos os formandos visualizem com frequência seus e-mails (endereço que está cadastrado na Univates) pois esse é nosso principal meio de contato.
A Univates possui uma lista de empresas/produtoras cadastradas e aptas a atuarem na Instituição. Você pode consultá-la clicando aqui.
*Novas empresas que desejam atuar na Instituição deverão entrar em contato com o setor de formaturas através do e-mail formaturas@univates.br para realização do cadastro. Somente após isso, poderão atuar nas solenidades.
A contratação de produtora é opcional entre os formandos. No entanto, em caso de agrupamento de cursos, deverá ser uma empresa para o grupo todo e não uma para cada curso.
Não há diferença na cobrança de valores por parte da Univates. Porém, a contratação de produtora para a solenidade pública é organizada pela comissão de formatura, gerando assim custos adicionais.
Sim! Você pode solicitar alteração do tipo de formatura realizando um protocolo on-line denominado "Alteração de tipo de colação de grau/formatura - solene ou gabinete".
Sim, você terá acesso aos ambientes das disciplinas mesmo após formado(a).
Não há necessidade de encaminhar nenhum documento, você precisará apenas solicitar um protocolo on-line pelo Universo Univates, denominado Formatura de Curso Técnico.
O período de solicitação vai mudar de acordo com a sua formação. Sendo assim:
Graduação presencial: Para Colação de Grau no semestre A - de 20/05 a 30/06 do ano anterior; para Colação de Grau no semestre B - de 20/10 a 30/11 do ano anterior.
Graduação EAD: para Colação de Grau no semestre A - de 15/11 a 15/12 do semestre anterior; para Colação de Grau no semestre B - de 15/06 a 15/07 do semestre anterior.
Curso de Medicina: de 01 a 30 de março, para o semestre B e de 01 a 30 de setembro, para o semestre A do ano seguinte.
Cursos Técnicos: Para Formatura no semestre A (agosto) - de 01 a 15 de abril; Para Formatura no semestre B (dezembro) - de 01 a 15 de outubro.
Após a formatura, você terá um ano para utilizar os mesmos benefícios de quando era aluno(a). Após isso, para continuar usufruindo, poderá inscrever-se no Univates & Você, recebendo 50% de desconto no valor da inscrição.
Sim! Você pode solicitar prorrogação da colação de grau realizando um protocolo on-line denominado Alteração do período de colação de grau/formatura - solene ou gabinete, através do Universo Univates.
pós a formatura, você terá um ano para utilizar os mesmos benefícios de quando era aluno(a). Após isso, para continuar usufruindo, poderá inscrever-se no Univates&Você, recebendo 50% de desconto no valor da inscrição.
Não há necessidade de encaminhar nenhum documento, você precisará apenas solicitar um protocolo on-line pelo Universo Univates, denominado ?Formatura de Curso Técnico?.
O valor do protocolo de formatura é de R$128,50 e é dividido em cinco parcelas.
As informações podem ser localizadas clicando aqui.
As informações podem ser localizadas clicando aqui.
Nos casos de aproveitamentos, disciplinas cursadas e aprovadas antes da adesão, haverá o abatimento do número total de parcelas contratadas, de trás para frente, mas o valor da parcela não será alterado.
*Para simulações, contar o financeiro e informar a opção de interesse.
Para verificar os valores, você pode acessar o site da Univates e buscar a página do seu curso, na aba ?Cursos?, e então acessar o campo ?Conheça as opções de pagamento?. Você pode também contatar a Comissão de Financiamentos, através do telefone (51) 3714-7000 - ramais 5307 ou 5467, e-mail creditos@univates.br.
Neste caso, você pode contatar a Comissão de Financiamentos. O e-mail para contato é: creditos@univates.br e o telefone: (51)3714-7000, ramal 5307.
Não há necessidade. A documentação será solicitada posteriormente pela Comissão de Financiamentos.
Você pode conferir todos os financiamentos da Univates clicando aqui.
O Credivates pode ser solicitado via protocolo on-line denominado Financiamento - Adesão. No campo justificativa você precisa descrever a opção desejada. Para solicitar um protocolo basta clicar aqui.
Para que o setor financeiro possa confeccionar o documento, você precisa solicitar um protocolo on-line denominado Atestado ou Declaração, e no campo justificativa você descreve exatamente o documento que deseja, assim como o banco para o qual irá apresentá-lo. Para solicitar um protocolo basta clicar aqui.
Sim, seus pais podem ser seus fiadores, desde que se enquadrem na Resolução. As restrições acerca dos fiadores são as seguintes: não pode ser seu cônjuge, não pode ter mais do que 65 anos e não pode estar com restrição cadastral (por exemplo Serasa ou SPC, etc). A renda exigida neste caso é o dobro do valor da sua parcela/mensalidade.
Observação: qualquer outra situação específica pode ser questionada pelo setor responsável no momento da contratação.
Os atestados são gerados com uma frase de autenticidade digital e podem ser obtidos gratuitamente clicando aqui.
Você pode acessar seu Histórico parcial clicando aqui.
Se precisar do documento assinado, precisará realizar abertura de protocolo on-line de Solicitação de documentos, clicando aqui.
Lembrando que o histórico parcial gerado no Universo Univates não possui custo, já o documento solicitado via protocolo, com assinatura física, possui valor de R$8,50.
A solicitação de documentos pode ser realizada clicando aqui.
No campo justificativa você descreve os documentos que necessita. Após análise, será enviado para você um boleto com o valor dos documentos. Quando o pagamento do boleto for compensado em nosso sistema, os documentos serão gerados. Assim que o pedido for finalizado, você será comunicado por e-mail.
O Histórico parcial da graduação / técnico = R$8,50;
Conteúdos programáticos/Ementas = R$4,50 cada;
Atestados e Declarações = R$7,00;
Certificado de conclusão de curso = R$36,00;
Segunda via histórico de conclusão = R$36,00;
Segunda via diploma (graduação ou pós-graduação stricto sensu) = R$100,00;
Segunda via de certificado de pós-graduação (lato sensu) = R$71,50;
Segunda via de diploma (curso técnico) = R$71,50.
Infelizmente não há como prever a data de conclusão de um pedido, pois a compensação do valor pago, a demanda dos setores envolvidos no processo e o tipo de documento irá variar de caso para caso. De qualquer forma, assim que os documentos forem confeccionados e estiverem disponíveis para retirada, você será avisado por e-mail.
Sim. Para isso, você precisa autorizar a pessoa clicando aqui. Para isso, basta clicar em sim na opção disponibiliza informações e documentos acadêmicos, pessoais e financeiros a outras pessoas? e informar o nome e RG do requerente. Após preencher os dados, clique em adicionar e depois em alterar.
O demonstrativo financeiro pode ser gerado clicando aqui.
Se você é estudante de outra instituição e gostaria de estudar conosco, precisa solicitar, na Instituição de origem, os conteúdos programáticos e o histórico escolar, que precisam ser entregues no Atendimento Univates (sala 310 do Prédio 9). Os documentos precisam estar devidamente assinados ou com autenticação digital.
O atestado de matrícula do semestre poderá ser gerado apenas após o pagamento do primeiro boleto, que será a confirmação de sua matrícula. Se você precisar do documento antes, pode entrar em contato com o Atendimento Univates.
Sim, é possível. Para isso, você precisa abrir o protocolo ?segunda via de diploma?, disponível no Sistema de Protocolos.
Sim, você pode acessar clicando aqui, informando o período em que realizou o Vestibular da Univates.
Você pode solicitar esse documento através do Sistema de Protocolos, selecionando o item Atestado de Participação em Projeto de Pesquisa e preenchendo com as informações solicitadas.
O sistema não permite fazer renovação e/ou empréstimo caso tenha qualquer material em atraso. É necessário apresentar o material na Biblioteca para regularizar a situação.
Exceto comunidade externa e materiais emprestados para fotocópia, são permitidas dez renovações on-line consecutivas, caso o material não tenha reserva ou esteja em atraso. Após a última renovação on-line, a próxima deve ser realizada presencialmente.
Não. Se a reserva não for retirada até a data limite, ela passa automaticamente para a próxima pessoa da fila ou, caso não houver ninguém na fila, o material retorna ao acervo. Caso essa reserva seja de material disponível e você não retirá-la no prazo, será gerada multa.
Você efetua a reserva e recebe e-mail informando quando poderá retirá-lo na Biblioteca. Para fazer a reserva, o usuário pode pesquisar por chromebook e fazer a reserva da mesma forma que reserva livro.
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30minh, sem fechar ao meio dia.
Para reservar um livro, clique aqui digite o nome ou assunto do livro desejado e assim que encontrá-lo, clique sob Visualizar no catálogo e, por fim, reservar (ao lado esquerdo sob o livro azul).
Sim, basta acessar minhas reservas, informar login e senha.
Caso você tenha feito uma reserva de material emprestado, você não precisará pagar multa. Porém, se a reserva for de um material que estava disponível no acervo, será gerada multa. Desta forma, quando você não puder vir retirar a reserva, por favor, cancele-a pelo site da biblioteca para que a próxima pessoa da fila possa retirá-la.
Após a conclusão de curso, você tem direito ao uso gratuito da biblioteca pelo período de um ano, contando da data de conclusão. Após o período de um ano, pode continuar usufruindo os serviços da biblioteca, fazendo antes seu cadastro no programa Univates&Você.
Cada material possui um valor de multa. Você pode consultar a tabela de valores clicando aqui. A multa diária dos materiais inclui sábados, domingos e feriados.
A biblioteca oferece o serviço de orientação para a normalização de trabalhos acadêmicos da Instituição de acordo com o Manual da Univates para trabalhos acadêmicos. As dúvidas podem ser encaminhadas através da página da normalização.
Não é possível realizar a renovação por telefone, pois o sistema exige a senha do usuário. A renovação só pode ser efetuada no local ou pela internet, através do sistema da biblioteca ou aplicativo.
Pode, no entanto é necessário estar portando seu smartphone e nele ter o aplicativo Univates instalado.
Sim, basta acessar minhas reservas, informar login e senha e clicar no ícone Cancelar.
Alguns livros são disponibilizados no formato eletrônico, a Biblioteca assina duas plataformas de e-books, a Minha Biblioteca e a Biblioteca Virtual. Para acessá-los, clique aqui, selecione E-books, digite o nome ou assunto do livro desejado e assim que encontrar o desejado, aperte em Acessar via Biblioteca Virtual Universitária.
Para retirar a reserva é necessário aguardar o e-mail da confirmação, pois no momento da solicitação o material pode estar emprestado ou sendo utilizado por outro usuário na biblioteca. É válido ressaltar que se algum usuário estiver utilizando o material em questão, o mesmo terá preferência para retirada. Após receber a confirmação por e-mail, o prazo para retirar o material é de 48 horas para materiais emprestados e de 24 horas para materiais disponíveis, conforme informações disponíveis no e-mail de aviso.
A Univates oferece cursos de idiomas que atendem às necessidades de estudantes, profissionais e comunidade geral que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos, qualificar seu currículo e crescer profissionalmente ou viajar e manter contato com diversas culturas. Os idiomas ofertados são: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Libras.
A Universidade do Vale do Taquari - Univates é centro aplicador autorizado da prova TOEFL iBT - Test of English as a Foreign Language, gerenciada pela ETS. Todas as informações sobre a prova devem ser conferidas diretamente no site.
Os cursos de Educação Continuada, em sua maioria, são abertos à comunidade e não há restrições para participação. No entanto, há alguns cursos que são destinados a um público específico e exigem formação prévia. Você pode conferir o público-alvo e os pré-requisitos de cada curso no site.
Sim, os cursos de Educação Continuada e Idiomas podem ser aproveitados como horas complementares na categoria ?extensão?. De qualquer forma, sugerimos que converse com o coordenador do seu curso para verificar o aproveitamento de cada atividade no seu currículo.
Não, a prova de nivelamento é aplicada no intuito de classificar o aluno em determinado nível a fim de permitir que o estudante possa cursar níveis superiores ao inicial. Você deverá realizar a prova de proficiência para ter esta aprovação.
Clique aqui e verifique os cursos disponíveis. Faça sua matrícula e aperfeiçoe-se!
Clique aqui, preencha seu RG ou CPF e avance. Todos os seus certificados de Educação Continuada e Idiomas estarão disponíveis.
A primeira inscrição em cada prova/idioma no ano para estudantes desta Instituição é custeada pela Univates, não tendo qualquer ônus para o estudante - se o curso em que estiver matriculado exigir proficiência no projeto pedagógico e se o estudante ainda não tiver aproveitado alguma disciplina como proficiência no seu histórico, e desde que sejam observadas as regras de inscrições e cancelamentos dentro do prazo, conforme divulgado no site.
A partir da segunda inscrição no ano para a mesma prova , o estudante da Univates
paga taxa de inscrição, conforme valor estipulado na Tabela de Preços e Serviços da Univates. Candidatos de outras instituições pagam taxa desde a primeira inscrição. Confira no site os valores atualizados.
Clique aqui e acesse o Calendário de Provas de Proficiência. Lá, você terá acesso ao período de inscrições de cada prova, além da data de realização e o link para inscrição.
E-mail Educação Continuada: educacaocontinuada@univates.br
E-mail Idiomas: idiomas@univates.br
Telefone: (51) 3714-7011
WhatsApp: (51) 9 9556-2692
Em alguns eventos e atividades, de acordo com sua classificação e determinação da comissão organizadora não há certificação. Quando isso ocorrer, a informação estará disponível no Sistema de Inscrições, na aba Minhas Inscrições (Certificado - não possui).
É importante salientar que o certificado é disponibilizado 14 dias após a ocorrência da atividade, somente quando há inscrição e presença registrada.
O protocolo correto a ser aberto é de atividades complementares, em que poderá anexar os certificados. Você encontra o protocolo clicando aqui.
Os certificados de submissões de trabalhos são gerados apenas para quem apresentou o trabalho e fica disponível no Portal da pessoa que realizou a submissão.
Todos os eventos promovidos pela Univates estão disponíveis na agenda. Para visualizá-los, clique aqui.
Até outubro de 2018 as Bancas (TCC, Teses, Dissertações) eram organizadas pelo Setor de Eventos e os certificados estão disponíveis no Portal de inscrições. Após isso, as Bancas passaram a ser organizadas pela Secretaria de Apoio Acadêmico. Portanto, a solicitação de certificação deve ser feita através do envio de e-mail à Secretaria de Apoio Acadêmico (sec.academico@univates.br).
Você pode acessar as informações do evento através da agenda. Após encontrar a atividade que tem interesse em participar, clique em fazer a inscrição no link disponível no site, ou você pode fazer sua inscrição através do Sistema de Inscrições.
É uma plataforma que hospeda e transmite os eventos e as atividades virtuais da instituição e que registra as presenças de forma automática.
Para acessar, basta clicar em Univates Ao Vivo, fazer login na barra superior à direita, inserir seu número de documento e data de nascimento. Depois, clicar em minha conta e em minhas inscrições e terá acesso ao evento.
ara eventos e atividades que ocorreram antes de outubro de 2015, os certificados estão disponíveis aqui. Já para eventos com data posterior a outubro de 2015, os certificados estão disponíveis no Sistema de Inscrições.
O registro em eventos presenciais deve ser feito através da leitura de QRcode, ao clicar na aba ?Cartão virtual? do aplicativo. Pode ser feito 1h antes e até 1h após a finalização da atividade.
Parte do curso com aulas presenciais e parte com aulas virtualizadas/síncronas. As aulas ocorrem em dias e horários agendados (conforme o cronograma de cada curso). Os encontros virtualizados/síncronos ocorrem ao vivo, estando o professor e alunos conectados ao mesmo tempo em sala de aula virtual.
Cursos com aulas síncronas, ao vivo.
Os componentes curriculares ocorrem em dias e horários agendados, com o professor e alunos conectados ao mesmo tempo em sala de aula virtual.
Os cursos virtualizados podem conter encontros presenciais nos espaços da Univates ou em outros locais escolhidos conforme a necessidade do curso. Para aqueles alunos que não puderem comparecer presencialmente, será ofertada a possibilidade de transmissão simultânea.
Os cursos virtualizados podem ser 100% virtuais ou podem ter até 20% de Estudos Independentes.
Estudos Independentes são atividades organizadas e supervisionadas pelo professor, podendo ocorrer em espaços diversos na Univates e constituir elemento de avaliação.
A expedição do documento está disponível no Universo Univates. Para acessar, CLIQUE AQUI.
É necessário incluir o período que deve constar no demonstrativo (data inicial e final) e selecionar a versão desejada (detalhada ou resumida).
Nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Univates, a nota final é representada por conceitos. São eles:
A - Aprovado, com 90% a 100% de aproveitamento;
B - Aprovado, com 80% a 89% de aproveitamento;
C - Aprovado, com 70% a 79% de aproveitamento;
D - Reprovado, aproveitamento inferior a 69%;
E - Reprovado por frequência inferior a 75% (no caso de cursos EAD, significa a não realização das atividades).
Para acessar seus conceitos CLIQUE AQUI.
A expedição do documento está disponível no Universo Univates. Para acessar, CLIQUE AQUI. Caso precise de um atestado específico e o modelo gerado pelo sistema não compreenda sua necessidade, você poderá solicitar o documento por meio do protocolo de Atestado e Declaração, descrevendo a sua necessidade nas especificações/justificativa.
Para acessar o sistema CLIQUE AQUI.
O aluno pode protocolar o pedido de aproveitamento de disciplinas quando ingressar em curso de Pós-Graduação Lato Sensu e tiver realizado outra(s) pós-graduação(ões) anteriormente. No caso de aproveitamento de disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior (IES), deve-se anexar ao protocolo um documento em que conste: nome da(s) disciplina(s) cursada(s), carga horária, nome e titulação do(s) professor(es) que a(s) ministrou(aram), conceito(s) obtido(s), ementa(s) da(s) disciplina(s) e a IES em que a(s) disciplina(s) foi(ram) cursada(s). No caso de aproveitamento de disciplinas cursadas na Univates, não é necessário anexar nenhum documento.
Para abrir o protocolo de Aproveitamento de Disciplinas Pós Lato Sensu, CLIQUE AQUI .
É necessário abrir o protocolo de Justificativa de Falta, informando o motivo e, se tiver, anexando um documento que comprove a circunstância da ausência. O pedido será analisado por instâncias superiores.
A frequência mínima para o aluno ser aprovado é de 75% na disciplina ou módulo. Se a ausência não ultrapassar os 25% possíveis de falta, não é necessária a abertura do protocolo.
Para abrir o protocolo de Justificativa de Falta, CLIQUE AQUI .
Curso com aulas presenciais.
Os cursos presenciais podem ser constituídos de até 20% da sua carga horária total, de Estudos Independentes.
Estudos Independentes são atividades organizadas e supervisionadas pelo professor, podendo ocorrer em espaços diversos na Univates e constituir elemento de avaliação do componente curricular.
Os documentos necessários para a matrícula são: carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF), Registro Civil (certidão de nascimento ou de casamento) e diploma de graduação (frente e verso).
A inscrição garante seu interesse no curso. Quando o curso é Confirmado (após o término do período das inscrições), os alunos realizam a Matrícula, ou seja, somente após a assinatura do contrato (on-line) iniciam os pagamentos das mensalidades. Inclusive, a matrícula é confirmada após o pagamento da primeira mensalidade do curso. O primeiro boleto é encaminhado por e-mail juntamente com o contrato, e os demais boletos, com vencimento para o dia 10 de cada mês, são encaminhados mensalmente por e-mail. Para o pagamento da matrícula também há a possibilidade de pagamento por cartão de crédito ou débito.
O cronograma do curso está disponível e atualizado na plataforma Univates Virtual. Para acessá-lo, CLIQUE AQUI. Após fazer o login no Univates Virtual com seu código e senha, é necessário acessar o Ambiente do curso em andamento. O cronograma estará localizado abaixo da foto do curso, em PDF.
Você terá acesso a todo o conteúdo durante 90 dias após a finalização do curso.
Curso com aulas a distância, tendo cada componente curricular um período de realização. Toda a interação ocorre por meio do Univates Virtual, que é a plataforma acadêmica de aprendizagem adotada pela Instituição. Nesta plataforma, os estudantes têm acesso intuitivo a materiais obrigatórios e complementares de estudo, além de exercícios e atividades avaliativas.
Nos cursos de pós-graduação a distância da Univates, cada componente curricular tem um período para ocorrer. Geralmente uma disciplina de 24h ocorre em 28 dias, as de 32h em 35 dias e assim por diante.
Seguem os diferenciais dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu EaD ofertados pela Univates:
Os professores são docentes da Univates e outros profissionais com vasta experiência acadêmica e profissional, com mestrado ou doutorado na área em que ministram suas aulas.
Os professores mantêm contato com os estudantes por meio de fóruns e e-mail, além de videoconferências quinzenais que são realizadas no componente com o intuito de promover discussões para além do material didático e sanar possíveis dúvidas. As videoconferências são gravadas e disponibilizadas para aqueles estudantes que não puderem acompanhar o encontro síncrono (ao vivo).
Os componentes curriculares têm foco na prática profissional. Por esse motivo, seus conteúdos e suas atividades são produzidos com base em temas atuais e de impacto imediato na área de formação.
Os materiais pedagógicos são autorais - criados pelo professor - ou resultados de um processo de curadoria, isto é, eles são especialmente selecionados de acordo com a temática da aula, a pertinência e a necessidade de exploração dos conteúdos.
Esses materiais são apresentados de forma interativa, por meio de textos, vídeos, áudios, imagens, objetos de aprendizagem e outras ferramentas que possibilitam a aprendizagem ativa dos estudantes.
Todos os cursos contam com o apoio de um(a) tutor(a) qualificado(a), alguns com mestrado e doutorado.
O ensino na Univates é conduzido de forma a construir conhecimentos ao longo dos componentes curriculares. Para tanto, os estudantes fazem uso de recursos como fóruns de discussão, tarefas, questionários, bases de dados, produções colaborativas, seminários, entre outros. Isso permite que os estudantes acessem e realizem o curso de qualquer lugar e de qualquer país, desde que contemplem os pré-requisitos de ingresso e permanência na especialização.
A expedição do documento está disponível no Universo Univates. Para acessar, CLIQUE AQUI.
Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são eventuais e únicos, assim não há como trancar a matrícula. O procedimento correto é Cancelamento da matrícula.
A solicitação de Cancelamento de matrícula deve ser realizada presencialmente na Secretaria de Pós-Graduação Lato Sensu, localizada no Prédio 1 - sala 111 da Univates. Em casos de cursos a distância, entre em contato por e-mail (posgraduacao@univates.br), no qual deve constar o pedido de Cancelamento da matrícula, assim como o motivo da desistência. É importante que o estudante leia o contrato de prestação de serviços educacionais, assinado no ato da matrícula, para verificar a multa de cancelamento.
A Secretaria tem o prazo de até 60 dias após a finalização do curso para entregar o certificado. A finalização do curso compreende a última data de ocorrência de disciplinas ou a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É importante ressaltar que só serão confeccionados os certificados dos alunos que concluíram, com aprovação, todas as disciplinas do curso e que entregaram a documentação exigida no ato da matrícula, como: carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF), Registro Civil (certidão de nascimento ou de casamento) e diploma de graduação (frente e verso).
A Biblioteca da Univates tem diversos e-books, bases de dados e publicações. Para acessar o acervo digital: CLIQUE AQUI.