Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Fale Conosco

Dúvidas Frequentes

Como podemos te ajudar?

A avaliação da aprendizagem acontece ao longo de cada componente curricular, e considera o desempenho do estudante nas atividades avaliativas desenvolvidas durante o trimestre. Além disso, ao final do módulo, é realizada uma atividade avaliativa final por componente cursado.

O curso encontra-se organizado em módulos, que são constituídos por dois a quatro componentes curriculares (disciplinas). Cada módulo possui o total de 200 horas.

Você precisa entrar em contato com o(a) professor(a) da respectiva disciplina para combinar outra data ou outra forma de realizar a avaliação.

Você pode utilizar o cartão digital disponível no aplicativo da Univates. Entretanto, caso realmente necessite do cartão institucional físico, você pode solicitá-lo no Atendimento - Universo Univates (sala 310, prédio 9), que possui uma taxa de R$ 30,00.

Sim, você pode solicitar o reconhecimento de suas atividades como horas complementares através da Plataforma> Protocolo> Abertura de protocolo> Atividades complementares. Acesso aqui. A coordenação do curso avaliará o seu pedido.

Para validar suas atividades profissionais como horas complementares, você deve fornecer os seguintes documentos: cópias da carteira de trabalho (parte de identificação e a parte contratual com a empresa) OU cópia do contrato de estágio; uma declaração emitida pela empresa, devidamente assinada, contendo informações como CNPJ, carga horária semanal, período trabalhado/estagiado, data da declaração e, mais importante, uma descrição das funções que você desempenhou no local.

Os atestados são gerados com uma frase de autenticidade digital e podem ser obtidos gratuitamente clicando aqui.

O ambiente virtual de aprendizagem (Univates Virtual) é o principal espaço de estudo. Por meio dele o estudante tem acesso aos materiais de estudo e interage com professores, tutores e estudantes.

Você pode acessar seu Histórico para simples conferência clicando aqui. Se precisar do histórico parcial assinado, precisará realizar abertura de protocolo on-line de Solicitação de documentos, clicando aqui. Lembrando que o histórico parcial gerado na Plataforma Univates não possui custo, já o documento solicitado via protocolo, com assinatura física, possui valor de R$10,00.

Você pode verificar essa informação no seu Histórico, disponível na Plataforma > Acadêmico > Progresso e histórico. As informações referentes às atividades complementares estão localizadas no final do Histórico. Acesse aqui.

Sim, você pode acessar clicando aqui, informando o período em que realizou o Vestibular da Univates.

Sim, é possível. Para isso, você precisa abrir o protocolo Segunda via de diploma (graduação ou pós-graduação stricto sensu), disponível clicando aqui.

O atestado de matrícula do semestre poderá ser gerado apenas após o pagamento do primeiro boleto, que será a confirmação de sua matrícula. Se você precisar do documento antes, pode entrar em contato com o Atendimento Universo Univates.

O demonstrativo financeiro pode ser gerado clicando aqui.

Sim. Para isso, você precisa autorizar a pessoa clicando aqui. Para isso, basta clicar em sim na opção disponibiliza informações e documentos acadêmicos, pessoais e financeiros a outras pessoas? e informar o nome e RG do requerente. Após preencher os dados, clique em adicionar e depois em alterar.

Infelizmente não há como prever a data de conclusão de um pedido, pois a compensação do valor pago, a demanda dos setores envolvidos no processo e o tipo de documento irá variar de caso para caso. De qualquer forma, assim que os documentos forem confeccionados e estiverem disponíveis para retirada, você será avisado por e-mail.

O Histórico parcial da graduação / técnico = R$10,00;

Conteúdos programáticos/Ementas = R$5,00 cada;

Certificado de conclusão de curso = R$45,00;

Segunda via histórico de conclusão = R$45,00;

Segunda via diploma (graduação ou pós-graduação stricto sensu) = R$120,00;

Segunda via de certificado de pós-graduação (lato sensu) = R$90,00;

Segunda via de diploma (curso técnico) = R$90,00.

A solicitação de documentos pode ser realizada clicando aqui. No campo justificativa você descreve os documentos que necessita. Após análise, será enviado para você um boleto com o valor dos documentos, caso haja taxas. Quando o pagamento do boleto for compensado em nosso sistema, os documentos serão gerados. Assim que o pedido for finalizado, você será comunicado por e-mail.

Você pode alterar a sua senha clicando aqui.

Para a validação das atividades da Univates, basta selecionar "Aproveitar como atividades complementares" no momento da inscrição do evento e validar sua presença no QRcode na entrada.

Se for outra atividade realizada fora da Univates é necessário que encaminhe os certificados de participação através do protocolo on-line Atividades Complementares, que pode ser aberto na Plataforma> Protocolo> Abertura de protocolo> Atividades complementares> Preencher os campos necessários e anexar o certificado. Acesse aqui. A avaliação das atividades complementares é realizada pela coordenação do seu curso, juntamente com o centro de cursos.

Para os casos de troca de curso, observar a modalidade do curso atual e do curso de destino. Abaixo algumas informações: -Graduação para outra graduação: Basta realizar a abertura do protocolo de Transferência acessando a Plataforma> Aba acadêmico > Protocolos> Transferência de Curso ou Currículo/Ênfase; Acesse aqui. -Técnico para outro técnico: Entrar em contato com o Atendimento - Universo Univates; -Graduação para técnico não é possível realizar a transferência. Para mais informações basta entrar em contato com nossos atendentes pelos seguintes meios: enviando um e-mail para atendimento@univates.br, usando o WhatsApp no número 3714-7000 ou fazendo uma ligação para esse mesmo número e presencialmente na sala 310 do prédio 9.

Os prazos para rematrícula de graduação presencial e cursos técnicos podem ser consultados no Calendário Acadêmico.

Seu pedido de matrícula pode ser realizado clicando aqui.

Na graduação EAD, a rematrícula para o próximo trimestre ocorre de forma automática.

Para mais informações basta contatar o Atendimento - Universo Univates pelos canais abaixo:

- Telefone: 0800 707 0809

- Whatsapp: 5137147000

-E-mail: atendimento@univates.br

- Presencialmente: Sala 310 do prédio 9

Para solicitar um protocolo on-line basta acessar a Plataforma da Univates > Acadêmico > Protocolos > selecionar o protocolo desejado e preencher os campos obrigatórios. Acesse clicando aqui.

A matrícula pode ser realizada até três semanas após o primeiro dia de aula. Esse também é o período para realizar ajustes de matrícula. Exceções podem ser analisadas pela coordenação do curso. É importante lembrar que se você realizar sua matrícula após o início das aulas, irá começar com algumas faltas, então fique atento a quantidade de faltas no restante do semestre.

Não é possível escolher as disciplinas que deseja cursar, pois é a coordenação que realiza sua matrícula considerando os componentes curriculares mais adequados para o seu semestre. Caso queira alterar sua matrícula, você pode solicitar a troca acessando a Plataforma da Univates > Acadêmico > Protocolos > Ajuste de matrícula. Lembre de especificar os ajustes desejados. Você pode acessar clicando aqui.

Não é necessário realizar o vestibular novamente, pois você pode solicitar o reingresso. Caso queira retornar para outro curso, você pode utilizar a nota do vestibular anterior ou ingressar como portador de diploma. Em relação ao aproveitamento de disciplinas, é possível solicitar um protocolo que será analisado pela coordenação do curso. A inscrição pode ser realizada através do site da Univates, clicando aqui.

Não é possível aproveitar diretamente as disciplinas, mas você pode demonstrar seus conhecimentos por meio de uma prova. Para isso, acesse a Plataforma Univates > Acadêmico > Protocolos > "Extraordinário Aproveitamento de Estudos - Formados em cursos Técnicos da Univates". Acesse por aqui.

Para verificar as disciplinas que poderá aproveitar basta solicitar um estudo de currículo. Clique aqui se você possui interesse nos cursos presenciais e clique aqui se você possui interesse nos cursos EAD.

Caso você tenha acesso a Plataforma da Univates, basta acessá-la clicando
aqui > Acadêmico > Protocolos > Estudo de currículo.

Em cada unidade de estudo semanal o estudante é desafiado a desenvolver atividades, sempre contando com o apoio dos tutores.

Ao final de cada módulo, sempre na 9ª semana de estudo, acontece uma avaliação final por componente curricular. O calendário dessas avaliações é disponibilizado com antecedência no ambiente virtual.

Cada disciplina é ofertada em um turno da semana e pode durar um semestre inteiro (80h), ou apenas meio semestre (40h), a somatória dos componentes será a carga horária contratada no semestre.. Exemplo: se você quiser cursar 5 disciplinas (a semana toda), você irá se matricular em 400 horas (5 X 80 = 400h).

No caso dos cursos EAD, a matrícula é realizada em módulos trimestrais de 200h. Os módulos seguirão a organização da grade curricular de cada curso e podem ser compostos por dois componentes de 80h e mais um componente de 40h ou 1 componente de 80h e mais 3 componentes de 40h.



Para você fazer alteração das disciplinas, é fundamental que atente-se aos prazos! A solicitação pode ser feita através da abertura do protocolo de "Ajuste de Matrícula" através da Plataforma, clicando aqui.

Você também tem a opção de contatar um de nossos atendentes pelos seguintes meios: - Enviando um e-mail para: atendimento@univates.br - Encaminhando um WhatsApp no número: 51 3714-7000 - Realizando uma ligação para o número: 0800 7 07 08 09. -Presencialmente na sala 310 do prédio 9.

Se você é estudante de outra instituição e gostaria de estudar conosco, precisa solicitar, na Instituição de origem, os conteúdos programáticos e o histórico escolar, que precisam ser entregues no Atendimento Univates (sala 310 do Prédio 9). Os documentos precisam estar devidamente assinados ou com autenticação digital e o Histórico deve ser completo e oficial, ou seja, válido para fins de transferência: OBS: Caso o aluno já tenha as Ementas, pode encaminhá-las. Porém, caso ela não as tenha, o protocolo pode ser aberto normalmente sem elas e se caso for necessário alguma, será feito contato. Isso pode ser informado ao aluno, para que ele fique ciente que talvez tenha a possibilidade de ter que solicitar junto a instituição de origem algum conteúdo programático.

Os materiais (textos, vídeos e atividades diversas) são organizados por profissionais da Univates e disponibilizados no ambiente virtual. O estudante acessa esses materiais quando e de onde quiser. Lê, estuda com orientação de tutores e realiza as atividades, sempre a distância (em sua casa, no polo ou em outro local). Videoconferências semanais com professores oportunizam maior interação com os estudantes.

Materiais disponibilizados no ambiente virtual
Acesso aos conteúdos de qualquer lugar
Vídeoconferências semanais com os professores
Um módulo de 200h por trimestre

A colação de grau pode ser solicitada via protocolo on-line pelo Universo Univates. O protocolo se chama "Solicitação de formatura", e você pode solicitá-lo clicando aqui. Na abertura deste protocolo será necessário anexar a identidade (não pode ser CNH) e a certidão de nascimento ou casamento. É muito importante que todos os formandos visualizem com frequência seus e-mails (endereço que está cadastrado na Univates) pois esse é nosso principal meio de contato.

A formatura em Solenidade possui uma cobrança de R$162,00, dividido em 5 parcelas de R$32,40. A formatura em Gabinete não possui cobrança de taxas.
Para alunos que optam pela contratação de produtora em solenidade pública, há custos adicionais que variam conforme contrato firmado com a empresa terceirizada. A contratação de produtora não é obrigatória para realizar a formatura solene.

Se você tem previsão de concluir todas as disciplinas do curso no primeiro semestre (até julho) do ano seguinte, deverá protocolar a solicitação de formatura entre os dias 20/08 e 30/09 do ano atual. Se tudo der certo, sua formatura vai ocorrer em agosto do ano seguinte.

Caso você tenha previsão de concluir todas as disciplinas do curso no segundo semestre (até dezembro) do ano atual, deverá protocolar a solicitação de formatura entre os dias 20/02 e 30/03 do mesmo ano. Se tudo der certo, sua formatura vai ocorrer em janeiro ou março do ano seguinte.

A Univates possui uma lista de empresas/produtoras cadastradas e aptas a atuarem na Instituição. Você pode consultá-la clicando aqui.

*Novas empresas que desejam atuar na Instituição deverão entrar em contato com o setor de formaturas através do e-mail formaturas@univates.br para realização do cadastro. Somente após isso, poderão atuar nas solenidades. A contratação de produtora é opcional entre os formandos. No entanto, em caso de agrupamento de cursos, deverá ser uma empresa para o grupo todo e não uma para cada curso.

  • É uma cerimônia completa realizada no Teatro Univates com a presença de convidados;
  • Todos os formandos vestem toga, que é fornecida pela Univates;
  • A turma escolhe paraninfo, homenageado, juramentista e orador, que irão representar todos na cerimônia, fazendo discurso e juramento;
  • Existe a opção de contratação de produtora com divisão de custos entre os formandos que optarem por esse serviço. Se você não quiser contratá-la, participa normalmente da formatura (neste caso, o formando não terá acesso a itens ofertados exclusivamente pela produtora). Dúvidas em relação a isso, contatar o setor de formaturas.

Não há necessidade de encaminhar nenhum documento, você precisará apenas solicitar a formatura através de um protocolo on-line pela Plataforma Univates, denominado Formatura de Curso Técnico, após a reunião geral de formandos que será agendada pela equipe de formaturas (antes disso o protocolo não fica disponível).
*Isso se aplica somente a quem desejar fazer a formatura no Teatro (curso técnico não possui gabinete).

Sim! Caso não conclua o curso no período informado no protocolo de formatura, você pode solicitar prorrogação da colação de grau realizando um protocolo on-line denominado "Alteração do período de formatura", através da Plataforma Univates.

  • A cerimônia é simplificada e ocorre de forma breve;
  • Formandos não vestem toga e não há o momento de prova de togas;
  • Não há produtora, paraninfo, homenageados, nem orador;
  • O formando pode trazer até três acompanhantes;
  • Informações sobre data, horário e local são informados mais adiante, via e-mail pela área de formaturas da Instituição (é necessário que o aluno conclua o curso e tenha todas as notas disponibilizadas para realizar o agendamento).

Sim, você terá acesso aos ambientes das disciplinas mesmo após formado(a).

Após a formatura, você terá um ano para utilizar os mesmos benefícios de quando era aluno(a). Após isso, para continuar usufruindo, poderá inscrever-se no Univates&Você, recebendo 50% de desconto no valor da inscrição.

Sim! Você pode solicitar alteração do tipo de formatura realizando novamente um protocolo on-line, mas desta vez, denominado "Alteração de tipo de formatura - Solene no Teatro ou Individual Simplificada".

Disponibilizamos o Regulamento de Colação de Grau dos cursos de graduação. 

Em situações em que há disciplinas cursadas e aprovadas antes da adesão, haverá o abatimento no número total de parcelas contratadas, de trás para frente, proporcional a carga horária concluída, sem alteração do valor da parcela. *Para simulações, contatar a área de Financiamentos (creditos@univates.br) e informar a opção de interesse.

Sim, seus pais podem ser seus fiadores, desde que se enquadrem na Resolução. Algumas das restrições acerca dos fiadores são as seguintes: não pode ser seu cônjuge, não pode ter mais do que 65 anos e não pode estar com restrição cadastral (Serasa e/ou SCPC). A renda exigida neste caso é igual ou superior a duas vezes o valor da parcela contratada pelo estudante afiançado no caso do Credivates 2.0 ou superior ao valor da mensalidade regular do curso do estudante afiançado, em caso de parcelas variáveis, como no Credivates 1.0. Observação: qualquer outra situação específica pode ser questionada pelo setor responsável no momento da contratação.

Para verificar os valores, você pode acessar o site da Univates e buscar a página do seu curso, na aba ?Cursos?, e então acessar o campo ?Opções de pagamento?. Você pode também contatar a área de Financiamentos, através do telefone (51) 3714-7000 - ramais 5307 ou 5467, e-mail creditos@univates.br.

Neste caso, você pode contatar a Comissão de Financiamentos. O e-mail para contato é: creditos@univates.br e o telefone: (51)3714-7000, ramal 5307.

Não há necessidade. A documentação será solicitada posteriormente pela Comissão de Financiamentos.

Você pode conferir a opção de parcelamento dos cursos e/ou financiamento clicando aqui.

O Credivates deve ser solicitado via protocolo denominado Financiamento - Adesão. Para solicitar um protocolo basta clicar aqui.

Para que o setor financeiro possa confeccionar o documento, você precisa encaminhar o protocolo denominado Solicitação de documentos, e no campo descrição/observações descrever exatamente o documento que deseja, assim como o banco para o qual irá apresentá-lo. Para solicitar um protocolo basta clicar aqui.

Caso tenha feito uma reserva de material emprestado, você não precisará pagar multa. Porém, se a reserva for de um material que estava disponível no acervo, será gerada multa.

Sim, basta acessar minhas reservas, informar código e senha.

Não é possível realizar a renovação por telefone, pois o sistema exige a senha do usuário. A renovação só pode ser efetuada na Biblioteca, com o material em mãos, ou pela internet, através do sistema da Biblioteca ou aplicativo.

Pode, no entanto, para retirar materiais, é necessário estar portando seu smartphone e nele ter o aplicativo Univates instalado.

O acesso à comunidade é disponibilizado de duas maneiras.

1) Sem custo, com acesso e uso dos espaços, wi-fi, consulta ao acervo físico.

2) Pelo Univates & Você, além de possibilitar o acesso à estrutura, aos serviços e aos acervos físico e digital da Biblioteca, o programa disponibiliza outros benefícios, como Bicivates, espaços de coworking, descontos, acesso aos Laboratórios de Informática, entre outros. Clique aqui para saber mais.

A Biblioteca oferece o serviço de orientação para a normalização de acordo com o Manual da Univates para trabalhos acadêmicos. As dúvidas podem ser encaminhadas através da página da normalização ou agendando um horário presencial com o(a) bibliotecário(a). 

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 8h às 12h.

Após a conclusão de curso, você tem direito ao uso gratuito da Biblioteca pelo período de um ano, contando da data de conclusão. Após um ano, pode continuar usufruindo os serviços da Biblioteca mediante cadastro no programa Univates&Você.

Se houver chromebooks disponíveis, basta se dirigir até a Biblioteca para fazer a retirada. Caso contrário, você pode efetuar uma reserva do equipamento pelo sistema da Biblioteca, sendo realizado o mesmo procedimento que a reserva de livro. Consulte no campo de busca o termo desejado, assim que localizar o material, na barra de ferramentas da esquerda, clique sobre o ícone do livro azul no menu à esquerda (Reservar) e digite seu código e senha para efetivar a reserva. Assim que a reserva for atendida, você será notificado por e-mail de que o material está disponível para a sua retirada. Importante: não é possível realizar a reserva do chromebook quando há equipamentos disponíveis na Biblioteca.

Se a reserva não for retirada até a data limite, ela passa automaticamente para a próxima pessoa da fila ou, caso não houver ninguém na fila, o material retorna ao acervo. Caso essa reserva seja de material disponível e você não retirá-la no prazo, será gerada multa.

Para reservar um livro, clique aqui, localize o livro digitando título, autor ou assunto e clique na opção reservar, logo ao lado do livro desejado. Serão solicitados seu código e senha.

Cada material possui um valor de multa. Clique aqui e consulte a tabela de valores. A multa diária dos materiais inclui sábados, domingos e feriados.

Para receber orientações de como pesquisar no catálogo físico e nas plataformas de e-books e bases de dados, você pode marcar um horário com o(a) bibliotecário(a) pelo e-mail biblioteca@univates.br Ou, ainda, seu professor pode agendar uma capacitação para a sua turma, pelo mesmo e-mail.

Você pode acessar a página da Biblioteca ou clicar diretamente aqui para abrir o template de TCC (para Google Docs), o template de TCC (para Microsoft Word), o template de artigo (para Google Docs) e o template de artigo (para Microsoft Word).

Sim, basta acessar minhas reservas, informar login e senha e clicar no ícone Cancelar.

Para retirar a reserva é necessário aguardar o e-mail de confirmação, pois, no momento da solicitação, o material pode estar emprestado ou sendo utilizado por outro usuário na Biblioteca. É válido ressaltar que, se algum usuário estiver utilizando o material em questão, este terá preferência para retirada. Após receber a confirmação por e-mail, o prazo para retirar o material é de 48 horas para materiais emprestados e de 24 horas para materiais disponíveis, conforme informações disponíveis no e-mail de aviso.

O sistema não permite fazer renovação e/ou empréstimo caso você tenha qualquer material em atraso. É necessário apresentar o material na Biblioteca para regularizar a situação.

Milhares de livros são disponibilizados no formato eletrônico, pois a Biblioteca assina duas plataformas de e-books, a Minha Biblioteca e a Biblioteca Virtual. Para acessá-los, clique aqui, selecione E-books, digite o título, autor ou assunto do livro desejado e, assim que encontrar, clique no link de acesso ao e-book.

Para eventos acadêmicos a partir do ano de 2023, no sistema de inscrições, há a opção de marcar se você deseja utilizar a carga horária para Horas Complementares. Basta marcar "Sim", que o sistema fará a validação automaticamente. Caso o evento ocorreu em anos anteriores, deve-se abrir o protocolo de "Atividades complementares", em que poderá anexar os certificados. Você encontra o protocolo clicando aqui.

Todos os eventos promovidos pela Univates estão disponíveis na agenda. Para visualizá-los, clique aqui.

Para eventos e atividades que ocorreram antes de outubro de 2015, os certificados estão disponíveis aqui. Já para eventos com data posterior a outubro de 2015, os certificados estão disponíveis no Sistema de Inscrições.

Os certificados de submissões de trabalhos são gerados apenas para quem apresentou o trabalho e ficam disponíveis no Portal de Inscrições da pessoa que realizou a submissão.

É uma plataforma que hospeda e transmite os eventos e as atividades virtuais da instituição e que registra as presenças de forma automática. Para acessar, basta clicar em Univates Ao Vivo, fazer login na barra superior à direita, inserir seu número de documento e data de nascimento. Depois, clicar em "Minha conta" e em "Minhas inscrições" para ter acesso ao evento.

Você pode acessar as informações do evento através da agenda. Após encontrar a atividade que tem interesse em participar, clique em "Realize sua Inscrição" no link disponível no site. Você também pode fazer sua inscrição através do Portal de Inscrições.

Em alguns eventos e atividades, de acordo com sua classificação e determinação da comissão organizadora, não há certificação. Quando isso ocorrer, a informação estará disponível no Sistema de Inscrições, na aba Minhas Inscrições (Certificado - não possui). Caso contrário, o certificado poderá ser baixado clicando no ícone "Gerar Certificado". 


É importante salientar que o certificado é disponibilizado 14 dias após a ocorrência da atividade, somente quando há inscrição e presença registrada. 

Os certificados das Bancas de TCC estão disponíveis no Portal de Inscrições. Em caso de dúvidas, contate a Secretaria de Apoio Acadêmico por meio do endereço de e-mail sec.academico@univates.br

O registro em eventos presenciais deve ser feito através da leitura de QRcode, ao clicar na aba Cartão virtual do aplicativo. Pode ser feito 1h antes e até 1h após a finalização da atividade. 

É assegurado ao estagiário recesso de 30 dias sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano. Caso haja acordo entre o estagiário e a empresa, o recesso pode ser fracionado, por exemplo, usufruindo 15 dias de recesso por semestre.

O recesso deve ser gozado preferencialmente em período de férias escolares.

E-mail: estagios@univates.br Telefones: (51) 3714-7000, ramais 5282, 5107 e 5410, ou (51) 3714-7032.

É assegurado ao estagiário 30 dias de recesso por ano. Diferentemente das férias na CLT, no recesso do estagiário não há acréscimo de 1/3 do valor da bolsa e não é necessário completar 12 meses de estágio para que os dias de recesso sejam usufruídos. As datas de recesso devem ser combinadas diretamente com a unidade concedente de estágio.

De acordo com o artigo 1º da Lei de Estágios nº 11.788/2008, estágio é o ?ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular?. O estágio busca o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, devendo estar de acordo com o Projeto Pedagógico e o currículo do curso do estudante, objetivando o seu desenvolvimento para a vida cidadã e o trabalho.

O certificado é disponibilizado apenas quando respeitadas as orientações da Resolução 130/Reitoria/Univates. Assim, caso o termo não tenha sido entregue antes da realização das atividades, o certificado não é disponibilizado. Caso o aluno realize atividades em períodos além do informado no termo, essas horas não são incluídas no certificado.

Primeiramente, verifique no regulamento do seu curso se você já possui os requisitos para realização de estágio não obrigatório. Caso positivo, você pode encontrar vagas de estágio na Plataforma de Carreira e enviar o seu currículo! É possível também que você entre em contato diretamente com empresas que tenha interesse em estagiar e fique atento aos Editais de processo seletivo em sites de órgãos públicos.

Sim! O serviço voluntário poderá ser registrado como atividade complementar, observada a regulamentação específica de cada curso. Para saber quantas horas podem ser validadas, indicamos que entre em contato com a coordenação do seu curso. Salienta-se que o aproveitamento não é feito de forma automática, a validação deve ser solicitada por meio da abertura de protocolo no Universo Univates > Acadêmico > Protocolos On-line.

A data de término prevista pode ser verificada no contrato de estágio. O estágio pode ser rescindido a qualquer momento, sem aviso prévio, por qualquer uma das partes (estagiário, empresa ou Univates). No caso de trancamento da matrícula ou conclusão do curso, o estágio é automaticamente encerrado.

O Plano de Atividades é o documento que sintetiza as competências a serem desenvolvidas e aplicadas no estágio, além de apontar as áreas de conhecimento que envolvem o estágio e o curso, tendo em vista que o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular. O Plano de Atividades é necessário sempre que um novo estágio for iniciado ou quando houver alteração de local, supervisor ou atividades em um estágio ativo. As instruções para o preenchimento do Plano estão neste link.

E-mail: estagios@univates.br Telefones: (51) 3714-7000, ramais 5282, 5107 e 5410, ou (51) 3714-7032.

O estágio é uma ótima oportunidade de aprendizado e aquisição de experiências profissionais, assim, aproveite-o o máximo que puder! Seguem algumas dicas de postura para o bom aproveitamento do estágio: apresentação pessoal: cuide de sua aparência e evite roupas muito informais; pontualidade: essencial para demonstrar disponibilidade e responsabilidade; ética: seja ético e discreto em relação a informações (ex.: clientes, valores financeiros, resultados da empresa, problemas internos); valorize o estágio como uma oportunidade de efetivação, networking e desenvolvimento de hard e soft skills; utilize os recursos da empresa com coerência (ex.: telefone, copos plásticos, papel-toalha, mobiliário etc.); respeite os horários combinados entre você e o empregador; respeite as combinações sobre uso de celular e seja coerente na utilização das redes sociais fora do horário de trabalho; tenha cuidado com senhas, sistemas, chaves e equipamentos.

Você pode iniciar o serviço voluntário somente após a entrega do Termo de Adesão de Serviço Voluntário completo para a Central de Estágios via e-mail (estagios@univates.br).

O responsável pelo voluntário na Instituição será o coordenador do setor ou o coordenador do projeto em que o voluntário realiza as atividades. No caso de monitoria voluntária de disciplina, o professor da disciplina será o supervisor.

Cabe ao voluntário: Preencher e encaminha o Termo de Adesão de Serviço Voluntário para o e-mail da Central de Estágios (estagios@uniavtes.br) antes de iniciar as atividades e de acordo com as exigências da Univates; Descrever no Registro de Serviço Voluntário os horários e as atividades desenvolvidas; Cumprir normas e regulamentos internos da Univates; Manter sigilo sobre normas e funcionamento da Univates e informações obtidas na Instituição.

Sim, tendo-se respeitado a entrega dos documentos e prazos referidos, o voluntário recebe um certificado digital, que poderá ser acessado neste link. Quando o certificado estiver disponível, notificaremos você por e-mail.

O serviço voluntário realizado na Instituição é prestado sem qualquer espécie de remuneração, auxílio ou benefício e não gera vínculo empregatício.

Não há prazo máximo para a entrega do registro. Salienta-se que caso o registro seja entregue antes do prazo estabelecido no Termo de Adesão, as atividades são automaticamente consideradas finalizadas. A não entrega do Registro acarreta na não disponibilização do Atestado.

A data de encerramento do serviço voluntário poderá ser, no máximo, até o dia 31 de dezembro do ano do início do voluntariado ou até a data prevista para o término do projeto do qual o voluntário participará. É proibida a continuidade dos serviços voluntários depois do término do prazo de vigência previsto no Termo de Adesão. Em seguida, o voluntário deverá encaminhar o Registro das horas via e-mail (estagios@univates.br) para Central de Estágios. Caso o voluntário tenha interesse em continuar realizando as atividades no ano seguinte, deverá entregar um novo termo e preencher um novo registro. A atividade de monitoria de disciplina se encerra ao final de cada semestre.

Como as disciplinas possuem vigência semestral, os prazos inseridos no Termo de Adesão e no Registro de Serviço Voluntário deverão respeitar as datas de início e de término do semestre de referência. Assim, o Termo de Adesão deve ser entregue no início do semestre, e o Registro, preferencialmente, no final do semestre.

O Termo de Adesão de Serviço Voluntário é entregue pelos participantes apenas uma vez ao ano para cada setor/projeto/liga/laboratório (salvo no caso de monitoria de disciplina, em que a entrega é feita semestralmente) antes do início das atividades. Durante o período informado no termo, o voluntário deve preencher o documento Registro de Serviço Voluntário, indicando, em forma de listagem, as datas, horários e atividades desenvolvidas

Há dois documentos necessários:

Termo de Adesão de Serviço Voluntário: deve ser preenchido pelo voluntário em fromato word e entregue para a Central de Estágios via e-mail (estagios@univates.br) antes do início das atividades. A assinatura do voluntário e do supervisor serão colhidas posteriormente de forma digital.
Registro de Serviço Voluntário: deve ser preenchido pelo voluntário e entregue para a Central de Estágios via e-mail (estagios@univates.br) após o término das atividades para ser emitido o atestado de participação nas atividades.

A disponibilização do certificado ocorre após todas as partes assinarem o documento do registro das horas e atividades, conforme a demanda do setor responsável. Caso o voluntário tenha algum tipo de urgência, deverá informar à Central de Estágios.

Sim! A comunidade também está convidada a participar dos diversos projetos e realizar atividades voluntárias, não sendo necessário ser aluno da Univates ou possuir algum vínculo com a Instituição para ser voluntário. A oficialização é realizada mediante a entrega do Termo de Adesão de Serviço Voluntário via e-mail (estagios@univates.br), antes do inicio das atividades.

É possível realizar dois estágios remunerados desde que a carga horária dos dois estágios somados não ultrapasse 6 horas diárias e 30 horas semanais. Assim, por exemplo, se você tem um estágio de 20 horas semanais, é possível ter outro estágio de 10 horas semanais.

O estágio não cria vínculo empregatício, desde que sejam observados os seguintes requisitos: - matrícula e frequência regular do aluno; - celebração do termo de compromisso entre aluno, empresa concedente e Instituição de ensino; - compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso; - cumprimento do previsto no regulamento de estágio do Projeto Pedagógico do Curso (disponível em https://www.univates.br/servicos/estagios/nao-obrigatorio/regulamentos-dos-cursos ); - cumprimento do estipulado na Lei de Estágios (Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008). A manutenção de estagiários em desconformidade com a Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008, caracteriza vínculo de emprego do estudante com a concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária, ficando a empresa que reincidir na irregularidade impedida de contratar estagiários por dois anos.

Conforme a Lei de Estágios, o estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser combinada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio transporte, na hipótese de estágio não obrigatório. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, não caracteriza vínculo empregatício.

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.