A Universidade do Vale do Taquari - Univates acredita na indissociabilidade entre pesquisa científica, produção do conhecimento, atividades de ensino e de extensão. Para isso as ações institucionais contribuem para a elevação da qualidade dos processos educacionais, melhorando a qualificação docente, aprimorando a formação do corpo discente e gerando benefícios para a comunidade regional.
A atividade de pesquisa está atrelada ao desenvolvimento social e intelectual do indivíduo e vem sendo desenvolvida e estimuladas desde a existência da instituição e nas mais diversas áreas dos conhecimentos científicos: Ciências da Vida, da Terra e Humanas.
Na Graduação e na Pós-Graduação, a instituição estimula a pesquisa por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações, teses e dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica. Diretamente estão envolvidos 60 professores doutores e 149 alunos com Bolsa de Iniciação Científica oriundas da Univates, CNPq, FAPERGS e CAPES.
A Univates possui 35 projetos de pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, 4 projetos de pesquisa vinculados ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates e ainda possui em torno de 49 projetos de pesquisa que recebem fomento externo.