A Universidade do Vale do Taquari - Univates possui histórico de inserção nos municípios da região do Vale do Taquari por meio dos seus cursos de licenciatura – Letras, História, Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Educação Física. Além da preocupação com a formação acadêmica, a Instituição procura estabelecer parcerias com a comunidade, a fim de promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população do Vale. Da mesma forma se dá com relação às questões educacionais. Portanto, é também prerrogativa das ações da Univates oportunizar a disseminação do conhecimento para além dos muros institucionais, com o intuito de atender às demandas dos municípios, no sentido de qualificar o ensino em sua totalidade.

Tendo em vista esse propósito, o presente documento tem por objetivo apresentar as oficinas, as palestras e os cursos de extensão que são oferecidos aos docentes da Educação Básica, com o intuito de promover sua formação continuada e a consequente qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas. Além disso, também são apresentadas ações que têm como público-alvo os alunos, as famílias e a comunidade escolar.

São modalidades de assessorias da APE:


Cursos: discussões teórico-práticas, com carga horária de no mínimo 20 horas.

Oficinas: discussões teóricas e atividades práticas, com carga horária de no mínimo quatro horas, para no máximo 30 participantes.

Palestras: comunicações orais sobre temas específicos, com duração de duas horas.


EMENTAS

As ementas das atividades podem ser adaptadas para qualquer uma das modalidades.

Selecione o tipo de ensino para conhecer as ementas:

Anos Finais do Ensino Fundamental

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Educação Infantil

Ensino Médio

Tecnologias

Temas Gerais

Atividades In Company

Personalizamos cursos, oficinas ou palestras para atender necessidades específicas das Secretarias de Educação ou Escolas.

As assessorias pedagógicas (cursos, oficinas e palestras) in company são programações desenvolvidas para atender necessidades específicas de cada município ou escola quanto à formação, atualização e qualificação de seus professores. As programações são procedidas de diagnóstico, com a participação dos profissionais da própria escola ou Secretaria de Educação e com a utilização de metodologias e tecnologias educacionais flexíveis, tornando-as customizadas e voltadas diretamente ao atendimento das necessidades identificadas. Podem ser desenvolvidas nos municípios ou nos ambientes da Univates, a critério do contratante. O corpo docente é constituído de profissionais com formação acadêmica e experiência profissional relevante.


CONTATO

Fone: (51) 3714-7059
E-mail: ape@univates.br