Serviços Educacionais

Projeto BrincRIar: experiências na Educação Infantil

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo qualificar professores e monitores da educação infantil para aprofundar seus conhecimentos e permitir que façam novas abordagens e dinâmicas para a sala de aula, qualificando ainda mais a construção do conhecimento dos alunos.

Os campos de Experiência da BNCC: como incorporá-los no planejamento das aulas

Temáticas

Carga horária

Público

Atividade: Campos de experiência (abordagem em relação ao funcionamento do projeto e formato de entregas)3hEducação Infantil
Oficina: O eu, o outro e o nós2hEducação Infantil
Oficina: Corpo, gestos e movimentos2hEducação Infantil
Oficina: Traços, sons, cores e imagens2hEducação Infantil
Oficina: Escuta, fala, linguagem e pensamento2hEducação Infantil
Oficina: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações2hEducação Infantil
Assessoramento: Acompanhamento no ambiente escolar4hEducação Infantil
Seminário de Boas Práticas4hEducação Infantil

Projeto Alfabeletrando - Laboratório de Formação Docente

Objetivo

  • Capacitar uma equipe de professores dos Anos Iniciais para disseminar práticas de ensino de linguagem e de matemática entre professores da rede;
  • Acompanhar o trabalho da equipe por meio de reuniões mensais virtuais e presenciais;
  • Investigar o desenvolvimento profissional decorrente da qualificação nas áreas da linguagem e da matemática e sua influência na prática pedagógica.
Temáticas   Carga horáriaPúblico
Formação de linguagem
Consciência fonológica e metalinguagem
Princípio alfabético
Jogos de linguagem
2hProfessores dos Anos Iniciais
Formação de matemática
Pensamento geométrico: formas, estimativa e sistema de medidas
2hProfessores dos Anos Iniciais
Formação de linguagem
O cérebro leitor
Fluência leitora
Planejamento de sequências didáticas
4hProfessores dos Anos Iniciais
Formação de matemática
O ensino da matemática por meio de tecnologias e atividades lúdicas
Multiplicação e divisão com números naturais
Pré-Álgebra por meio da investigação matemática
4hProfessores dos Anos Iniciais
Acompanhamento virtual
8 Encontros virtuais agenda mensal
8hProfessores dos Anos Iniciais
Seminário de Boas Práticas4hProfessores dos Anos Iniciais

Avaliação do Ensino

Objetivo

Este trabalho consiste na elaboração e aplicação de um instrumento para avaliar o desempenho dos alunos, nas séries desejadas pelo município, acerca dos conhecimentos na área da linguagem e da matemática, a fim de acompanhar o trabalho em sala de aula e sugerir alternativas para as possíveis lacunas encontradas.

Elaboração dos testes

A equipe pedagógica da Univates, formada por profissionais capacitados e qualificados, irá elaborar os testes conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Aplicação

A equipe da Univates se desloca até o município nas datas combinadas previamente para realizar a aplicação dos testes.

As turmas serão submetidas a testes específicos envolvendo conhecimentos de língua portuguesa e matemática no início do ano letivo e no final do mesmo ano.

Resultados esperados

Com os resultados dos testes, a equipe pedagógica da Univates conseguirá fornecer um parecer com o desempenho dos estudantes que irá servir de acompanhamento e embasar melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

Projeto Conjecturas - análise e projeções sobre os resultados das avaliações externas

Objetivo

Subsidiar o município na análise dos dados do IMERS para identificar e solucionar as principais dificuldades dos alunos da rede pública nas áreas avaliadas. O IMERS é construído a partir do desempenho de estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers), e determina o rateio da parcela do ICMS distribuído aos municípios.

Módulo I

Formação direcionada à gestão da educação municipal

  • Análise geral dos indicadores
  • Sensibilização da gestão e dos professores
  • Definição das habilidades que cada área (linguagem e matemática) que precisam ser trabalhadas em formação individual

Módulo II

Formação e acompanhamento por área

  • Acompanhamento para as áreas de linguagem e/ou matemática, com encontros presenciais e virtuais
    Exemplo:

    • Linguagens: 4 momentos presenciais de 3h (planejamento e foco nas dificuldades) direcionado para as habilidades avaliadas no Saers.

    • Matemática: 4 momentos presenciais de 3h (planejamento e foco nas dificuldades) - direcionado para as habilidades avaliadas no Saers.

Manejo Comportamental de Pessoas com Transtornos do Neurodesenvolvimento em Ambiente Escolar

A busca por informações sobre os transtornos está cada vez mais disponível nos meios de comunicação, entretanto, ainda é possível verificar as dificuldades de manejo prático para lidar com as crianças. Por isso, as pessoas envolvidas – professores, familiares, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros – precisam conhecer as características e aprender técnicas que facilitam a autossuficiência e a comunicação da criança e o relacionamento entre todos que com ela convivem.

A proposta deste treinamento, consiste em aprimoramento os conhecimentos sobre as estratégias de manejo comportamental, tanto os comportamentos primários, quanto os comportamentos disruptivos nos diversos ambientes (clínico, escolar, familiar).

Objetivos

Capacitar profissionais da educação para atuarem de acordo com os princípios da ABA (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada), preparando-os para lidar com as demandas da população com diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente escolar. Apresentar e desenvolver habilidades de manejo comportamental, baseados na ABA.

Conteúdos

  • Conceitos e técnicas da Análise do Comportamento sobre manejo comportamental;
  • Introdução à ABA;
  • Comportamento;
  • Reforçamento;
  • Manejo do Comportamento;
  • Ajudas e dicas;
  • Foco no Comportamento Verbal;
  • Currículo;
  • Instrução;
  • Manejo de dados;
  • Teste seu Conhecimento;
  • Estudos de Caso.

Formação para Professores na área da Computação

Carga horáriaOficina
2hBNCC: Computação e o que diz a legislação!
Objetivo: Apresentar a BNCC Computação e a legislação para a implantação da mesma na Educação Básica.
Carga horáriaAssessoria
A definir de acordo com a necessidade do local.Assessoria para implantação da BNCC Computação no currículo da Educação Básica.
Conteúdos:
1. Leitura do material já existente e design curricular e alinhamento com padrões da BNCC Computação;
2. Desenvolvimento de planos de aula em conjunto com o grupo de professores com atividades alinhadas a BNCC computação.
Obejetivos:
Orientar gestores, supervisores e professores a desenvolver currículos eficazes que incorporem os conteúdos da BNCC Computação.

Formação para Professores na área da Computação : curta duração
 

Carga horáriaAtividade
15h
*presencial ou 100% virtualizado.
Inteligência artificial na Educação
Objetivo: Compreender a Inteligência Artificial como um recurso para a construção do conhecimento nas diferentes áreas do conhecimento.
20h
*presencial.
Robótica Educativa
Objetivo: Criar protótipos robóticos utilizando conceitos do Pensamento Computacional.
Pré requisito: Conhecimento básico em programação de computadores.

Laboratório de aprendizagem - ALFABELETRANDO

Objetivo Geral

Através de uma equipe qualificada, constituída por linguistas, pedagogos, matemáticos (mestres e doutores), psicólogos e fonoaudiólogos, o projeto visa contribuir no desenvolvimento escolar de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem em leitura, escrita e conhecimentos matemáticos.

Objetivos específicos

  • estimulação da consciência fonológica, em especial a consciência fonêmica, para que os alunos identifiquem o princípio alfabético, ou seja, percebam a relação fonema-grafema, requisito básico para a alfabetização;
  • promoção da fluência leitora dos alunos por meio do trabalho com diferentes gêneros textuais. Leitores fluentes compreendem o que leem mais facilmente, isto é, são leitores capazes de fazer inferências e de analisar criticamente aquilo que leem;
  • participação de pesquisadora e bolsista do Programa de Pós-graduação em Ensino, realizar um diagnóstico inicial da aprendizagem dos alunos, um acompanhamento do processo no decorrer das aulas e um pós-teste para averiguar a evolução dessa aprendizagem. Depois disso, a análise será apresentada em forma de devolutiva à Secretaria de Educação.

Aulas

As aulas serão ministradas por professores selecionados e preparados pela Univates e acontecerão duas vezes por semana (conforme cronograma determinado entre as partes) no contraturno dos alunos, em espaço cedido pelo município dentro das escolas que possuem contraturno e na Univates.

Os professores contarão com o apoio de monitores que acompanharão as crianças na chegada e no término das aulas.

Laboratório de aprendizagem - LETRAS & NÚMEROS

Objetivo Geral

Promover aulas de reforço a alunos dos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano) com dificuldades de aprendizagem na área da língua portuguesa e na área da matemática.

Objetivos específicos

  • promover a formação dos professores e monitores selecionados, por meio de curso ministrado por docentes da Univates;
  • acompanhar o trabalho da equipe e a aprendizagem dos alunos por meio de reuniões e visitas ao local;
  • contribuir para o desenvolvimento científico e para a inovação na área da educação, por meio do levantamento dos dados relacionados ao progresso na aprendizagem dos alunos envolvidos no projeto;
  • estabelecer metas e resultados com foco na efetiva recuperação dos processos de leitura e letramento matemático;
  • divulgar os resultados à equipe da secretaria de educação, aos professores municipais e às famílias dos alunos selecionados.

Aulas

As aulas serão ministradas por professores selecionados e preparados pela Univates e acontecerão em dois dias da semana, em espaço criado especialmente para a recuperação da aprendizagem. Os professores contarão com o apoio de monitores de referência que acompanharão o trabalho. A equipe coordenadora da Univates acompanhará o trabalho dos professores selecionados por meio de visitas ao local das aulas e encontros semanais para trocas de experiências e avaliação do processo.

As aulas acontecerão conforme os dias escolhidos pelo município e terão a duração de 3 horas em cada um dos turnos.

Contraturno Escolar

OBJETIVO:

Este trabalho tem como objetivo oferecer oficinas extracurriculares nas mais diversas áreas do conhecimento, para potencializar a aprendizagem de forma lúdica, desenvolver outras competências ou complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. As turmas serão organizadas de acordo com o número de vagas destinadas ao projeto, mesclando estudantes de diferentes níveis.

PÚBLICO ALVO:

Anos Iniciais (Pré ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano).

Oficinas

Português

DataAtividade
A definir1) Era uma vez…: Sequências didáticas baseadas em obras literárias infantis e atividades específicas, de acordo com as dificuldades dos alunos
Objetivo: Incentivar a leitura, a compreensão e a interpretação de textos literários.
A definir2) Escrita criativa: Atividades de produção escrita considerando situações comunicativas diferenciadas e gêneros textuais variados.
Objetivo: Oportunizar a produção textual a partir de propostas sociocomunicativas.
A definir3) Releituras: Distinção entre a releitura e a reprodução da obra de arte. Ampliação do repertório cultural das crianças. Exercício do imaginário infantil, a partir da obra de arte. Apresentação de exemplos de suportes e materiais para o desenho.
Objetivo: Compreender o significado de releitura de obra de arte na escola.

Inglês

DataAtividade
A definir1) Bilinguinho: Introdução ao aprendizado da língua inglesa para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com foco no uso da língua nos contextos do seu cotidiano e na ludicidade.
Objetivo: Promover situações comunicativas para o uso da língua inglesa em diferentes contextos do dia a dia

Ciências da natureza

DataAtividade
A definir1) O Sistema Terra e suas esferas: uma história de bilhões de anos: Estudo integrado das esferas que compõem o Sistema Terra (litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera) para a compreensão do processo de evolução dos ambientes ao longo do tempo geológico.
Objetivo: Promover o estudo integrado das esferas do sistema solar por meio de atividades práticas.
A definir2) Pequenos Cientistas: Atividades lúdicas e experimentos práticos para os anos iniciais, com introdução de conceitos científicos básicos por meio da investigação.
Objetivo: Oportunizar a investigação científica por meio de vivências e experimentações.

Matemática

DataAtividade
A definir1) Explorando Matemática: Tecnologias digitais e atividades lúdicas. Matemática e distintas culturas. Diferentes abordagens para a resolução de problemas. Desenvolvimento do pensamento geométrico e algébrico. Atividades exploratórias/investigativas.
A definir2) Decifrando Números e Operações: Decomposição e composição de números e operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Objetivo: Desenvolver conceitos básicos da matemática por meio de atividades práticas, dinâmicas e lúdicas.

Informática

DataAtividade
A definir1) Desvendando o computador: Aplicativos de escritório. Sistemas operacionais e internet.
Objetivo Compreender os recursos básicos de sistemas operacionais, internet e aplicativos de escritório.
A definir2) Iniciando os conceitos de programação: Atividades desplugadas do pensamento computacional.
Objetivo: Desenvolver o pensamento computacional por meio de atividades que envolvem os conceitos da computação sem o uso de tecnologias digitais.
A definir3) Programação de computadores I: Programas e animações no Scratch. Comandos de entrada, processamento e saída de dados. Desvios condicionais e laços de repetição.
Objetivo: Desenvolver a compreensão e a habilidade prática na criação de programas e animações utilizando o Scratch, enfatizando a aplicação de comandos de entrada, processamento e saída de dados, além dos conce fundamentais de desvios condicionais e laços de repetição.
A definir4) Programação de Computadores II: Programação em Java. Comandos de entrada, processamento e saída de dados. Desvios condicionais e laços de repetição. Métodos. Classes.
Objetivo: Aprofundar e explorar conhecimentos de programação por meio da linguagem Java, fazendo uso de métodos e estruturação de programas orientados a objetos, criando e manipulando classes.
A definirProgramação de Computadores III: Programação Web.
Objetivo: Capacitar os alunos no desenvolvimento de aplicações web para criação de interfaces interativas e dinâmicas utilizando tecnologias e linguagens de desenvolvimento capazes de projetar, implementar e publicar websites.
A definir6) Criando robôs: Construção e programação de robôs utilizando o Kit Robótica Lego Mindstorms Ev3
Objetivo: Desenvolver habilidades de robótica, combinando conceitos de engenharia, programação e resolução de problemas utilizando kits Mindtorms da Lego.
A definir6) Criando robôs: Construção e programação de robôs utilizando o Kit Robótica Lego Mindstorms Ev3
Objetivo: Desenvolver habilidades de robótica, combinando conceitos de engenharia, programação e resolução de problemas utilizando kits Mindtorms da Lego.
A definir7) Robótica livre: Construção e programação de robôs utilizando Arduino e materiais de baixo custo
Objetivo: Capacitar os alunos na criação e programação de robôs utilizando conceitos básicos de eletrônica, programação, mecânica, plataforma Arduino e materiais de baixo custo.

Educação Física

DataAtividade
A definir1) Esportes adaptados: Características específicas e aspectos biopsicossociais do esporte adaptado. Modalidades, como incluir e adaptações para o contexto escolar.
Objetivo: Capacitar para a promoção do paradesporto e para o fomento de práticas inclusivas.
A definir2) Educação Ambiental e vivências com a natureza: Educação Ambiental e vivências com a natureza no contexto escolar. Atividades lúdicas para a formação ecológica dos estudantes. Metodologia de ensino. Elaboração de materiais didático-pedagógicos.
Objetivo: Promover a educação ambiental e o contato com a natureza no ambiente escolar através de atividades lúdicas, promovendo a formação ecológica dos estudantes, utilizando metodologias ativas e a criação de materiais didáticos interativos.
A definir3) Corpo infantil em movimento - dançar, jogar, criar: O papel das experiências de movimento lúdicas, expressivas e criativas na educação das crianças. Socialização de experimentações do movimento na escola.
Objetivo: Promover experiências lúdicas, expressivas e criativas de movimento, evoluindo à socialização e ao desenvolvimento integral.
A definir4) Esportes: APRENDER JOGANDO! Características das modalidades que são mais relevantes para o aprendizado e uso da ludicidade e do jogo como metodologias de ensino.
Objetivo: Habilitar para a promoção da aprendizagem através do jogo.
A definir5) Dança na escola: criação através de jogos de improvisação: Os jogos de improvisação e sua potencialidade nas experiências de crianças e jovens com a dança na escola.
Objetivo: Explorar o potencial dos jogos de improvisação nas experiências de crianças e jovens com a dança, promovendo o desenvolvimento da criatividade, expressão corporal e colaboração.

Programa - União Faz a Vida

A Univates em parceira com o Sicredi desenvolve o Programa A União Faz a Vida que tem o objetivo de promover a cooperação e a cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio de metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e se tornam protagonistas do processo de aprendizagem.

Atualmente a equipe de professores da Univates presta assessoria junto ao programa "A União Faz a Vida" em parceria com o SICREDI aos municípios de: Encantado, Anta Gorda, Putinga, Capitão, Guaporé, Arroio do Meio, Vista Alegre do Prata, Dois Lajeados, União da Serra, Ilópolis, Muçum, São Valentim do Sul, Putiga, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Roca Sales, Vespasiano Corrêa, Relvado, Travesseiro, Lajeado, Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Progresso, Sério e Canudos do Vale. Os municípios fazem parte do Sicredi: Região dos Vales e Integração RS/MG.

Assessoria e Implementação dos Documentos: Projeto Político Pedagógico, Documento Orientador, Regimento Escolar e Turno Integral

São propostas personalizadas para atender necessidades específicas do município. Este trabalho tem como objetivo auxiliar e orientar os professores da rede municipal na reformulação e atualização destes Documentos com base nas diretrizes da BNCC e das necessidades e realidade do município