A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Lajeado foi inaugurada em 11 de março de 2014. O local compõe a rede de atenção às urgências, em conformidade com a lógica de acolhimento e classificação de risco, e tem funcionamento ininterrupto 24 horas em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos, garantindo o apoio técnico e logístico.

Desde 1º de abril de 2019 a Univates, por meio do Centro Clínico Univates, presta o serviço de administração da UPA 24h de Lajeado. O contrato de prestação de serviços determina como competências da Instituição a contratação, treinamento, acompanhamento, avaliação e supervisão dos profissionais da UPA, bem como a gestão dos recursos materiais do local. A gestão do serviço é realizada de forma compartilhada com a Secretaria de Saúde do município.

O serviço da UPA é caracterizado pela presença de uma equipe assistencial multiprofissional capacitada para atender de forma resolutiva e qualificada aos quadros de saúde agudos e/ou crônicos agudizados, prestando o primeiro atendimento nas urgências/emergências com vistas à estabilização dos pacientes.

A estrutura conta com equipamentos para atendimento de urgências/emergências e também para apoio ao diagnóstico, como eletrocardiograma e exames de radiografia. Os exames laboratoriais são realizados pelo Laboratório de Análises Clínicas (LAC) Univates 24 horas por dia.

A UPA conta ainda com farmácia para dispensação de medicamentos que atendem às prescrições realizadas no local, otimizando o acesso e colaborando para o início da terapia.

O serviço trabalha de maneira articulada com a rede de atenção básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e hospitais, com fluxos de referência e contrarreferência regulados pelas Centrais de Regulação Municipal e/ou Estadual.




CONTATO

Rodovia ERS-413, 3480
Bairro Moinhos D’Água - Lajeado - RS
Fone: (51) 3982-1473