Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Em parceria com a Univates, Venâncio Aires melhora atendimento na área da saúde

Postado as 16/12/2022 14:06:44

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Com quase 30 unidades de saúde, Venâncio Aires estabeleceu, no segundo semestre de 2022, uma parceria com a Fundação Univates para melhor atender a população. O projeto iniciou na Penitenciária de Venâncio Aires (Peva) e hoje atende a população na Unidade de Saúde do bairro Gressler. 

O secretário de Saúde, Tiago Quintana, destaca que o objetivo inicial da pasta é reestruturar o sistema de saúde da cidade, por isso foi firmada parceria com a Univates. Ele relata que, após a assinatura do contrato, a pasta avançou em três programas federais com gestão compartilhada. 

O Saúde Prisional foi o primeiro e atende cerca de 500 apenados. Os outros dois projetos são na unidade do bairro Gressler. O Saúde na Hora atende a população, com todo o quadro de funcionários, até as 20h. Já o Previne Brasil tem três equipes de atenção primária. 

Quintana destaca que os projetos ainda carecem de alguns ajustes, pois o quadro de funcionários não está completo. “Estamos felizes em estreitar essa relação com a Universidade. Queremos aumentar ainda mais a parceria para atender bem a comunidade”, afirma. 

Hoje, a Unidade de Saúde do bairro Gressler atende 12 mil pessoas por semana. Para 2023, a administração municipal pretende aumentar a parceria para levar atendimentos para o bairro Battisti e melhorar a gestão do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

“Vamos fazer uma análise na Secretaria, mas até o momento tem sido muito positivo o retorno da comunidade”, explica. Sobre a gestão do Caps, Quintana destaca que Venâncio Aires conta com três unidades, as quais estão com carências no atendimento, por isso não conseguem se cadastrar para receber recursos do Ministério da Saúde. 

Em conjunto com o município, a Univates estuda a possibilidade de assumir a gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Venâncio Aires. 

Prefeitura de Venâncio Aires

Logo ods