Voltar

O papel da tecnologia no cotidiano das cidades

Postado as 12/04/2021 13:33:34

Por Andréia Spessatto De Maman

A concentração demasiada de pessoas nas grandes cidades desencadeia problemas que afetam a vida de milhares de cidadãos e isso é um desafio de diversos países. Por isso, o futuro da habitação e de nossas cidades é cada vez mais moldado pelo desenvolvimento tecnológico. 

A tecnologia tem papel fundamental nas Cidades Inteligentes, permitindo que as mesmas sejam mais interativas, seguras, econômicas e eficazes no uso dos recursos naturais. Assim, fica mais fácil desenvolver um estilo de vida mais sustentável, produtivo e feliz com tecnologias inovadoras, que estão se tornando mais acessíveis.

Com o avanço da transformação digital no mercado, uso de internet e da facilidade de aquisição de dispositivos móveis e digitais, tanto pessoas quanto empresas estão cada vez mais familiarizadas e adeptas aos serviços e produtos tecnológicos.

Isso pode favorecer e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, facilitando e otimizando suas atividades diárias, sejam elas relacionadas à mobilidade urbana, trabalho, entretenimento ou educação.

Um dos principais problemas das cidades atuais é a deficiência da mobilidade urbana, ou seja, a dificuldade da população para deslocar-se com rapidez, agilidade e segurança. Normalmente, este problema é causado pelo aumento populacional, falta de infraestrutura e mau planejamento da gestão — empasses que podem ser resolvidos com o investimento em tecnologia e formação de uma cidade inteligente no cotidiano.

Neste sentido, a tecnologia pode ser aliada para poder solucionar questões complexas da vida urbana. IBM, Microsoft e Cisco são apenas três exemplos de organizações que incorporaram “smart cities” em suas estratégias e que servem de inspiração para a transformação das cidades. 

Leia também

Univates sediará 4º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales

A intenção do grupo foi propor o eixo temático, que deve girar em torno das mudanças relacionadas ao consumo e sobre como elas afetam a agricultura de base ecológica

Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro

Iniciativa tem a finalidade de reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques no setor de biogás no Brasil no ano de 2023

MCN disponibiliza mais duas coleções científicas de seu acervo para consulta pública

Todo o acervo de origem biológica do Museu está disponível ao público na internet

Univates eleva pontuação e conquista título de universidade mais sustentável do Sul do Brasil pela terceira vez

Mais de 1,1 mil universidades ao redor do mundo participaram do ranking GreenMetric

Gestão sustentável e a sua relevância para as organizações

Empresas devem se esforçar para investir na gestão sustentável, em tecnologias mais limpas e em criar uma nova cultura de produtividade considerando o seu entorno