Voltar

Univates convida comunidade regional para participar de pesquisa sobre hortas

Postado as 04/05/2021 10:41:27

Por Lucas George Wendt

Com o objetivo de promover a reflexão sobre as cidades inteligentes, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, realizará, em 2021, o Crie Smart Cities - grande evento acadêmico cujas discussões permeiam a sala de aula da Instituição com atividades desde o último ano. No ensino, os docentes abordam os cinco eixos do evento: mobilidade urbana, sustentabilidade, governança das cidades, transformações tecnológicas e qualidade de vida. 

Neste sentido, as estudantes de Jornalismo da Univates Júlia Amaral e Natália Richter, da disciplina de Técnicas de Reportagem, estão fazendo um levantamento sobre o cenário das hortas no Vale do Taquari. Toda a comunidade da região é convidada a participar de forma online respondendo a um formulário. 

O link para responder ao questionário é este http://bit.ly/pesquisa-hortas-univates e fica disponível até 16 de maio. O formulário tem cerca de 10 perguntas, que levam em torno de 3 minutos para serem respondidas. Os respondentes são incentivados a participar, inclusive enviando imagens das suas hortas para a pesquisa.  

A primeira parte do formulário pode ser preenchida também por quem não tem hortas, mas tem interesse, e tanto por moradores das áreas rurais quanto urbanas. O participante da pesquisa poderá deixar seu contato para participar de futuros cursos gratuitos que a Instituição possa oferecer nesta temática. 

A ação envolve o curso de Jornalismo, a organização do Crie Smart Cities e os Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates. 

A iniciativa é supervisionada pela professora doutora Jane Mazzarino. A docente explica que o objetivo é conhecer as experiências dos moradores da região para, com isso, gerar conversas e cursos como forma de ação comunitária para incentivar a ampliação de um hábito que impacta a saúde e o ambiente das cidades e das áreas rurais. A ideia surgiu na disciplina que Jane ministra nesse semestre e permite associar uma ação de ensino a uma ação de pesquisa.

Os dados reunidos pelas estudantes serão apresentados durante o evento Crie Smart Cities, em agosto. Entre os eixos temáticos do evento, que busca promover o conceito de cidades inteligentes na região do Vale do Taquari, estão a sustentabilidade e a qualidade de vida - aspectos que se relacionam com a pesquisa de Júlia e Natália.

 

Saiba mais sobre o CRIE Smart Cities

Criado para promover a integração das áreas do conhecimento da Univates a fim de discutir os assuntos que permeiam o futuro de Lajeado e do Vale do Taquari, o Crie Smart Cities reunirá as semanas acadêmicas da Instituição em um evento único. Para isso, a Universidade promoverá uma série de debates, workshops, palestras, oficinas, atividades artísticas e culturais abertos à comunidade. Mais informações serão disponibilizadas em breve. Acompanhe em www.univates.br/criesmartcities

Leia também

Univates sediará 4º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales

A intenção do grupo foi propor o eixo temático, que deve girar em torno das mudanças relacionadas ao consumo e sobre como elas afetam a agricultura de base ecológica

Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro

Iniciativa tem a finalidade de reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques no setor de biogás no Brasil no ano de 2023

MCN disponibiliza mais duas coleções científicas de seu acervo para consulta pública

Todo o acervo de origem biológica do Museu está disponível ao público na internet

Univates eleva pontuação e conquista título de universidade mais sustentável do Sul do Brasil pela terceira vez

Mais de 1,1 mil universidades ao redor do mundo participaram do ranking GreenMetric

Gestão sustentável e a sua relevância para as organizações

Empresas devem se esforçar para investir na gestão sustentável, em tecnologias mais limpas e em criar uma nova cultura de produtividade considerando o seu entorno