Voltar

Alimentação natural. Como você alimenta essa ideia?

Postado as 07/05/2021 08:53:02

Por Claudete Rempel, Fernanda Scherer Adami e Rafael Rodrigo Eckhardt

Com o agravo dos impactos ambientais no mundo e os desencadeamentos da pandemia da Covid-19, observa-se diversas alterações comportamentais na sociedade, entre as quais, um aumento no interesse por meios de produção e consumo de alimentos mais sustentáveis e saudáveis, como é o caso dos alimentos orgânicos, além da ampliação das pessoas que tem preferência pelo estilo de alimentação vegetariano e vegano.

Os orgânicos são alimentos in natura ou processados oriundos de um sistema de produção agropecuário e industrial, baseado em técnicas que dispensam o uso de insumos como pesticidas, fertilizantes químicos, medicamentos veterinários, organismos geneticamente modificados, conservantes e outros aditivos sintéticos.

 

Os sistemas de produção agroecológicos, que incluem a agricultura orgânica, os sistemas agroflorestais, a agricultura sintrópica, entre outros modelos, produzem alimentos que promovem grandes benefícios ao ambiente e para a saúde humana: preservam o sabor natural do alimento, têm maior teor de nutrientes e substâncias antioxidantes, previnem doenças cancerígenas e até mesmo esterilidade, resultam em menor poluição dos mananciais hídricos, menor poluição do solo e incentivam a agricultura familiar e o comércio local.

O principal objetivo da produção agroecológica de alimentos é alcançar um sistema produtivo de alimentos e fibras que aumente a produtividade; produza alimentos sadios, integrais e nutritivos, que estimulem a saúde e o bem-estar dos produtores e dos consumidores; garanta uma renda líquida suficiente para que os agricultores tenham um nível de vida aceitável e possam investir no aumento da produtividade e corresponda às expectativas da comunidade.

Um maior tempo em casa, decorrente das restrições do convívio social pela Covid-19, além de outras influências comportamentais a mais tempo, tem estimulado que mais pessoas compram alimentos de produtores agroecológicos em feiras, valorizando o conhecimento da origem dos produtos, a destinação de maior tempo na preparação e o consumo das refeições, a redução no consumo de alimentos ultraprocessados, e essas mudanças no comportamento alimentar tem estimulado uma alimentação mais natural, sadia e com diversos benefícios para a qualidade de vida.

A produção e o consumo de alimentos agroecológicos permite produzir de forma ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa, atendendo, assim, às três dimensões da sustentabilidade. Ao mesmo tempo, o consumo de alimentos mais naturais ou menos processados, no contexto de uma dieta mais equilibrada, tende a contribuir para a nossa saúde no presente e futuro. Nós somos reflexo daquilo que comemos.

Leia também

Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro

Iniciativa tem a finalidade de reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques no setor de biogás no Brasil no ano de 2023

MCN disponibiliza mais duas coleções científicas de seu acervo para consulta pública

Todo o acervo de origem biológica do Museu está disponível ao público na internet

Univates eleva pontuação e conquista título de universidade mais sustentável do Sul do Brasil pela terceira vez

Mais de 1,1 mil universidades ao redor do mundo participaram do ranking GreenMetric

Gestão sustentável e a sua relevância para as organizações

Empresas devem se esforçar para investir na gestão sustentável, em tecnologias mais limpas e em criar uma nova cultura de produtividade considerando o seu entorno

Uso de energia limpa na Univates reduz emissão de mais de 250 toneladas de Gases do Efeito Estufa em 2022

Certificação de Uso de Energia Renovável foi concedida pela Mercatto Energia