Artur Dullius

CRIE Smart Cities inicia hoje na Univates

Postado as 23/08/2021 14:42:36

Por Gabriela Hautrive

O CRIE Smart Cities, um dos maiores eventos sobre cidades inteligentes do Brasil, inicia hoje na Universidade do Vale do Taquari - Univates. A programação vai até a sexta-feira, 27 de agosto.

Diversas atividades, contemplando temáticas como ruas completas, uso de dados e indicadores para nortear políticas públicas e educação para o trânsito compartilhado, envolvem a mobilidade urbana, um dos seis eixos entre os temas abordados no CRIE Smart Cities. A programação também conta com atividades voltadas à governança, sustentabilidade, transformações tecnológicas, educação e qualidade de vida.

Segundo a coordenadora da temática mobilidade urbana, professora Fernanda Antonio, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, muitas atividades do CRIE foram preparadas para ter encaminhamentos práticos de ações que possam de fato contribuir para pensar e desenvolver o Vale do Taquari. “A atividade de ruas completas, por exemplo, já teve ações de pesquisa de opinião da população de Lajeado, tendo acontecido como uma oficina prática para lançamento de ideias para uma rua de Lajeado”, explica.

Outra atividade é a conversa sobre educação para o trânsito compartilhado, que terá sequência com uma oficina para produzir uma campanha sobre a temática. “Outros painéis e rodas de conversa estão engajando comunidade e gestores públicos. Esse movimento promovido pelo CRIE tem muito potencial para articular esses agentes, que podem, a partir disso, encaminhar ações de melhorias na área de mobilidade urbana das cidades da região”, entende a coordenadora.

O conjunto de ações é importante dentro do evento pelo fato de os temas estarem conectados, conforme relata Fernanda. “A mobilidade urbana é um tema bastante amplo, e isso faz com que todas as atividades sejam essenciais dentro de suas abordagens e possíveis contribuições para a região”, destaca.

As inscrições para o evento podem ser feitas em www.univates.br/criesmartcities. Basta acessar a programação e selecionar a atividade da qual quer participar, sendo possível selecionar mais de uma e em um único dia ou em dias diferentes. Depois de escolher as atividades, deve-se clicar no botão “inscreva-se”, na barra roxa na parte inferior da página www.univates.br/criesmartcities, para finalizar a inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos@univates.br.

Confira a programação do eixo temático mobilidade urbana

Dia 23/08, segunda-feira

21h às 22h30min - Painel: Otimização da mobilidade urbana por meio de aplicativos

21h às 22h30min - A nova agenda urbana e a importância dos ODS para o desenvolvimento das Smart Cities

Dia 24/08, terça-feira

14h às 16h - Knowledge Cities on Smart Cities: the case of 22@Barcelona

14h às 16h - Oficina: Como colocar seu negócio no mapa?

19h às 21h - Painel: Cidades Saudáveis: a experiência de Curitiba

Dia 25/08, quarta-feira

16h às 18h - Painel: Mobilidados: dados e indicadores para nortear políticas públicas

19h às 21h - Painel: Acessibilidade para cidades mais inclusivas e democráticas

19h às 21h - Roda de conversa: Como o cicloturismo pode fomentar o turismo de uma região?

19h às 20h30min - Painel: Urbanismo e Saúde

21h às 22h30min - Painel: A mobilidade urbana no Vale do Taquari

Dia 26/08, quinta-feira

14h às 16h - Oficina: Ruas Completas e as Smart Cities