Este curso pretende analisar as atuais dinâmicas do mercado turístico global, destacando as transformações significativas no comportamento do consumidor. No primeiro módulo, serão exploradas tendências emergentes tanto no setor quanto nas preferências dos consumidores, com foco especial no impacto das tecnologias e plataformas digitais. O segundo módulo trata de inovação e empreendedorismo no turismo, oferecendo estudos de casos inspiradores de empreendimentos inovadores no setor. Além disso, veremos oportunidades inovadoras de empreendedorismo no cenário turístico. Por fim, o terceiro módulo se concentrará em ferramentas práticas para estimular a inovação, incluindo um workshop para o desenvolvimento de um Business Model Canvas. Ao longo do curso, os alunos irão desenvolver habilidades para identificar oportunidades no setor, compreender as novas dinâmicas do mercado e aplicar práticas inovadoras no contexto dos negócios turísticos. Os objetivos incluem analisar criticamente as tendências do setor, compreender conceitos de empreendedorismo e inovação e aplicar ferramentas práticas para o desenvolvimento de modelos de negócios no turismo.
Ver o conteúdo e os professores do curso
Mestre em Gestão de Turismo, especialista nas áreas de Gestão da Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo e de Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado, bacharela em Turismo. Com mais de 17 anos de experiência no mercado de trabalho, dedicou os últimos 5 anos ao desenvolvimento de consultorias, treinamentos, aulas e palestras. Nessa jornada, teve a oportunidade de atender mais de 175 empresas, desenvolver cursos, treinamentos, palestras e aulas, estabelecendo parcerias estratégicas com instituições renomadas como o Sebrae e Senac. Desenvolvi experiência nas áreas de empreendedorismo, gestão de pequenos negócios, vendas e marketing, inovação, turismo e docência.