Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Marrocos

Profº Dr. Claus Haetinger -

The International Conference on Algebra and its Applications (ICAA 2017) - in Honour of Professor El Amin Kaidi - Marrocos

 

A International Conference on Algebra and its Applications in Honour of Professor El Amin Kaidi – ICAA 2017 - foi sediada no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Moulay Ismail, em Errachidia, Marrocos, e ocorreu de 25 a 29 de abril de 2017.  

O evento contou com a participação de cerca de 275 pesquisadores, acadêmicos e pós-graduandos de 25 países (Turquia, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Taiwan, Argélia, Espanha, Portugal, China, Irã, Itália, África do Sul, Brasil, Canadá, Indonésia, Marrocos, Paquistão, Jordânia, Etiópia, Kuwait, Omã, França, Senegal, Tunísia e Nigéria). Fui o único representante do Brasil.

O objetivo principal do evento foi reunir a comunidade científica marroquina e internacional do domínio para permitir a troca e o desenvolvimento de conhecimentos de pesquisa no campo da Álgebra e suas aplicações. Ele também objetivou apresentar os progressos recentes e as novas tendências em Álgebra e suas aplicações. Isto permitiu aos participantes enriquecerem as suas ideias e os seus conhecimentos em matéria de pesquisa neste domínio.

As áreas principais de atuação do evento foram:

 

  • Álgebra associativa e suas aplicações;

  • Álgebra comutativa e suas aplicações;

  • Álgebra homológica e suas aplicações;

  • Teoria de Números e suas aplicações;

  • Criptografia e suas aplicações;

  • Álgebra não comutativa e suas aplicações;

  • Aplicações da Álgebra a problemas reais.

 

 

Neste sentido, o congresso foi excelente, proporcionando conhecer as pesquisas que estão sendo realizadas em diferentes instituições e países, compartilhar experiências e pesquisas desenvolvidas, possibilitando, assim, o intercâmbio de ideias e o conhecimento de novas abordagens, enriquecendo nosso trabalho na área de pesquisa, extensão e ensino.

O programa contemplou conferências temáticas plenárias de 50 minutos e sessões de apresentação de comunicações científicas de 20 a 25 minutos, havendo estrutura disponível para discussões específicas de grupos de pesquisadores que quisessem aproveitar a oportunidade para aprofundar determinado assunto.

Acabei sendo designado para chairman de uma das sessões técnicas de Álgebra não comutativa. No evento, apresentei uma comunicação, em parceria com o colega professor Guilherme Oliveira do PPGSaS, intitulada Hydrological modeling and geotechnologies for analysis of susceptibility to floods and flash floods in places with low availability of altimetric and hydrological data: the case of the South Brazilian Forqueta River Basin, pesquisa que desenvolvemos na Univates no PPGAD. No último dia apresentei uma sessão plenária referente à pesquisa sobre teoria de aneis não comutativos, desenvolvida em parceria com o pesquisador professor Abdellah Mamouni, do Marrocos, intitulada Generalized semi-derivations and generalized left semi-derivations of prime rings.

No evento tive a oportunidade de reforçar a parceria em pesquisas conjuntas com pesquisadores do Marrocos, Espanha, Arábia Saudita e Índia, tendo sido possível discutir outras possibilidades e conhecer outras questões correlatas aos problemas que até então investigamos.

Além do lado algébrico em si, tivemos também a oportunidade de realizar uma saída a campo, conhecendo o relevo da região, porta de entrada do deserto do Sahara. Também conhecemos o Vale do rio Zis, um oásis em pleno deserto, com a existência de um gêiser. Esses aspectos de vegetação, uso e ocupação do solo, exploração de recursos hídricos, bem como as ações antrópicas, como a livre comercialização de fósseis, contribuirão bastante para nossa atuação no PPGAD.

 

Profª Dr. Claus Haetinger - 2017

Clique para ampliar

Diários Relacionadas