Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Intercabista da Univates em Portugal

Gabriela Lima dos Santos - Engenharia Química - Portugal 2018B

Quando saí da minha cidade no Brasil e parti rumo a Portugal, deixei minha família, amigos e muitas pessoas queridas e fui viver algo com que sonhava, mas não acreditava que seria possível. Acredite, é possível sim, só depende de você! 
 
Quando cheguei à cidade do Porto tive de me habituar a uma nova rotina todos os dias, pois cada dia é uma surpresa. Descobri lugares diferentes, fiz novos amigos, conheci novas histórias, isso é grandioso!
Confesso que tive medo de como tudo ia ser, se ia me habituar às aulas durante o dia, à língua, que no primeiro momento é difícil de compreender, às pessoas e a tudo que iria encontrar pelo caminho. No início foi desafiador, pois estar fora de casa e longe de todos causa um certo espanto. Mas depois de alguns dias você cai na real de que não está longe de casa, você percebe que está na sua nova casa e que o longe de todos nem é tão longe assim. Também começa a ver que todos que você deixou não eram todos, porque você ainda tem muito mais a conhecer. Você conhece pessoas espetaculares ao longo do caminho, as quais preenchem ainda mais a sua história e tornam-se mais um pedacinho da sua família.
 
A Universidade é incrível. Assim como a Univates, que me deu todo o apoio necessário para chegar até aqui e abriu portas com a oportunidade para realizar o intercâmbio, a Universidade do Porto também me recepcionou muito bem. Logo na chegada havia programas de integração para todos os intercambistas, o que fez com que eu me familiarizasse ainda mais com a faculdade. Conheci os sistemas de transporte aqui de Portugal, que são excelentes, metrôs e ônibus em todo lugar e fáceis de utilizar, tanto que vou de uma ponta a outra da cidade em minutos. Isso faz com que eu me sinta livre e tenha vontade de conhecer novos lugares no meu tempo livre, pois o país é lindo e cheio de história.
 
Posso dizer que fazer intercâmbio foi a melhor experiência da minha vida. É incrível como você descobre que pode ser grande e quão diferente se torna ao enxergar as coisas do lado de fora, conhecendo o mundo. Hoje, viver novas experiências, conhecer novas culturas, obter novos conhecimentos está ao meu alcance, parece que tudo se tornou mais fácil. Tenho vontade de explorar o mundo e sei que devo ir em busca dos meus objetivos e acreditar que vou alcançá-los. Sou uma pessoa muito mais rica por dentro, porque tudo isso que estou vivendo enriquece a alma! 
 
Clique para ampliar

Diários Relacionadas