Prazo para envio de resumos: de 1º de abril a 30 de junho de 2025.
Na submissão, deve-se classificar o resumo em uma das seguintes categorias:
- - Biotecnologia ambiental;
- - Biotecnologia animal;
- - Biotecnologia vegetal;
- - Biotecnologia agroalimentar;
- - Biotecnologia em saúde;
- - outras aplicadas à Biotecnologia (microbiologia, bioquímica etc.).
Elaboração e envio de resumos:
Formato dos Resumos
- 1. Os resumos podem ser escritos em português, espanhol ou em inglês.
- 2. O título e o resumo não devem exceder 150 e 2.500 caracteres (incluindo espaços), respectivamente.
- 3. Os autores devem ser listados com a primeira letra do(s) nome(s) inicial(is) e o (último) sobrenome por extenso (ex.: C. M. Ribeiro).
- 4. O primeiro autor deverá ser obrigatoriamente o apresentador do trabalho, havendo um limite máximo de oito autores e sendo o certificado de apresentação emitido apenas com o nome do apresentador. Nos anais do evento constarão os nomes de todos os membros da equipe.
- 5. Os trabalhos devem conter os seguintes itens: Título, Lista de autoria com as respectivas afiliações, Resumo (contendo introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão, ou resultados parciais em caso de trabalho em andamento, conclusão do trabalho ou considerações finais em caso de trabalho em andamento) e Palavras-chave (de três a cinco, separadas por ponto e vírgula).
*Importante: trabalhos envolvendo animais ou seres humanos deverão informar o número do protocolo do comitê de ética em pesquisa correspondente.
- 6. Não incluir tabelas, figuras ou referências no resumo nem qualquer tipo de publicidade ou logotipos. As abreviaturas e acrônimos devem ser evitados.
- 7. Recomenda-se fortemente o uso adequado da nomenclatura científica para plantas, animais, genes e proteínas (como recomendado pelos bancos de dados) e o uso de unidades internacionais de medidas.
- 8. Para retirar um resumo do evento, o apresentador deve enviar um e-mail, assinado por todos os demais coautores, para o Comitê Organizador, explicando o motivo da retirada.
- 9. Em nenhum momento os valores pagos para inscrição serão devolvidos. E não é possível transferir os valores pagos para terceiros.
- 10. Para que o trabalho seja aprovado e posteriormente publicado, um dos autores deverá estar inscrito como ouvinte e realizar o pagamento da inscrição.
Avisos importantes
- 1. Será permitido somente o envio de 1 resumo por inscrição.
- 2. O autor será informado por e-mail quando o trabalho for aprovado e se são necessários ajustes e correções. Neste caso o autor tem até sete dias para realizá-los e reenviá-lo. Para realizar as correções, o autor deve acessar sua inscrição no Portal na aba minhas inscrições, clicar em ações e editar. Em caso de dúvidas, contate por e-mail.
- 3. Com base no mérito científico, alguns resumos serão selecionados para apresentação oral nas sessões coordenadas a serem divulgadas na programação do evento. Os autores selecionados serão notificados por e-mail oficial do Comitê até dia 12 de junho de 2025. O autor do trabalho é esperado para discutir sua pesquisa científica e resumir os dados em 10 minutos de apresentação e cinco minutos de discussão.
- 4. Caso o autor receba o trabalho para correções este deverá corrigi-lo em até 7 dias, caso contrário o trabalho será cancelado.
Instruções para os pôsteres
- 1. As dimensões do pôster serão de 90 x 100 cm (largura x comprimento) e deverão ser fixados com cordas nos suportes. O arranjo e a estética são livres, e de responsabilidade dos autores, porém os componentes do pôster devem ser organizados em uma sequência lógica para facilitar a compreensão do público. Sugere-se conter título, lista de autoria com as respectivas afiliações, introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusão do trabalho,
agradecimentos e principais bibliografias utilizadas. Os autores podem fazer o uso de figuras, gráficos e tabelas para descrever seus resultados.
O pôster deve ser planejado de forma a permitir boa leitura a uma distância de, pelo menos, dois metros.
- 2. É imprescindível a presença de pelo menos um dos autores junto ao pôster para responder a questões e interagir com os participantes durante a sessão de pôsteres.
- 3. A colocação e a retirada do pôster são de responsabilidade dos autores, que devem seguir as instruções do dia e horário a ser divulgado no site do evento em breve.
- 4. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail: inovabiotec@univates.br.