Normas da IV Jornada Acadêmica e II Mostra de Trabalhos da Biomedicina - CCBS

SUBMISSÃO DE TRABALHOS - ORIENTAÇÕES GERAIS​:

Os participantes que tiverem interesse em apresentar trabalhos científicos (modalidade oral ou pôster) na Jornada Acadêmica da Biomedicina deverão estar inscritos no evento e submeter os resumos por meio do sistema de inscrições da Univates (OCS). Poderão ser enviados resumos simples. Os resumos serão submetidos à avaliação de pareceristas e os autores serão comunicados por e-mail sobre a aprovação dos trabalhos pela Comissão Organizadora. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na forma de pôster impresso. Os trabalhos devem ser redigidos conforme as normas abaixo (resumo simples e produção do pôster).

PRAZOS E DATAS:

Os trabalhos podem ser enviados até o dia 15 de agosto de 2017, sendo os autores informados sobre seu aceite até o dia 22 de agosto de 2017. A data e o horário para apresentação dos pôsteres são 30 de agosto de 2017, a partir das 17h, no hall do Prédio 11 da Univates (os pôsteres deverão estar afixados no local a partir das 14h e deverão ser retirados até as 22h do mesmo dia).
A apresentação oral dos trabalhos selecionados ocorrerá no dia 31 de agosto de 2017, às 17h, no auditório do Prédio 11 da Univates.
A divulgação e premiação dos trabalhos escolhidos nas modalidades pôster e oral ocorrerão às 19h no auditório do Prédio 11 da Univates.

PUBLICAÇÃO DOS ANAIS E CERTIFICADOS:

Os anais com os resumos apresentados serão publicados em e-book na página eletrônica da Editora Univates, no ano seguinte à realização da mostra. O autor principal receberá certificado de apresentação do trabalho, via sistema digital, do setor de Eventos da Univates.

NORMAS PARA PRODUÇÃO DO RESUMO SIMPLES

• 1. Os resumos devem ser escritos em Língua Portuguesa e estar em formato de texto corrido, contendo título, autores e os subtítulos: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão ou Resultados Esperados (no caso de projetos). Os resumos devem passar por revisão do português.
  • 2. O texto deve ser formatado para o tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo do texto tamanho 11 e justificado.
  • 3. O título do trabalho deve estar em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado e com no máximo 20 palavras.
  • 4. Os nomes dos autores devem ser citados abaixo do título, por extenso, separados por vírgula, em fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas.
  • 5. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa). Indicar e-mail do primeiro autor apenas (deve ser e-mail da Univates). Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice.
  • 6. O corpo dos resumos pode conter no máximo 300 palavras, sem contar espaços, e possuir exclusivamente texto.
  • 7. Não devem ser incluídas referências bibliográficas nem agradecimentos.
  • 8. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.
  • 9. Logo após o corpo do resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave” e na mesma linha que ela, precisam ser incluídas no mínimo três e no máximo cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, iniciando com letra maiúscula e separadas por ponto e vírgula.
  • 10. Abreviaturas, se necessárias, deverão ser colocadas entre parênteses após a palavra inteira no seu primeiro emprego no texto.
  • 11. Indicar auxílio e/ou bolsa no fim do texto.
  • 12. Trabalhos realizados ou em andamento que envolvam seres humanos devem incluir o número da aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa.

NORMAS PARA PRODUÇÃO DO PÔSTER

• 1. O pôster deve ser confeccionado medindo 120 cm de altura e 90 cm de largura.
  • 2. Na identificação, na parte superior, devem constar:
  • a. Logo UNIVATES localizado na parte esquerda do pôster.
  • b. UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES, centralizado.
  • c. CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS, centralizado.
  • d. NOME DO CURSO, centralizado.
  • e. Título do trabalho, centralizado.
  • f. Autor(es), centralizado(s): nome(s) do(s) estudante(s) e orientador [se doutor - Prof. Dr. ou Dra. Nome do professor(a); se mestre - Prof. Me. ou Ma. Nome do professor(a)].
  • 3. O corpo do pôster pode ser alterado de acordo com a necessidade do trabalho desenvolvido, sendo necessário respeitar o tipo e o tamanho mínimo de fonte. Se possível, apresentar: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões ou Resultados Esperados.
  • 4. Ao elaborar seu pôster lembre-se de que ele deve conter:
  • a. pouco texto, muitas figuras, fotos, tabelas, gráficos ou esquemas;
  • b. os objetivos em frases concisas e resumidas;
  • c. a descrição do método empregado (tópicos ou esquema);
  • d. a apresentação dos resultados e/ou conclusões, mesmo parciais;
  • e. no final especifique até três palavras-chave.
  • 5. Na preparação de seu pôster procure utilizar a criatividade para apresentá-lo de forma atraente e comunicativa, mantendo o rigor científico.
  • 6. O texto do pôster deve ser claro e legível a uma distância de pelo menos um metro (fonte Arial no tamanho mínimo 30).
  • 7. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público.
  • 8. Evitar abreviações.