Desvendando o céu: astronomia no Vale do Taquari

Objetivos:

Contribuir com a formação e a prática profissional dos professores para a inserção de temas de Astronomia nos diferentes níveis curriculares da Educação Básica.

Realizar sessões de observação do céu com telescópio, binóculos e a olho nu, visando estimular os participantes a terem gosto pela ciência da Astronomia.

Divulgar a cultura científica e o conhecimento contemporâneo na área da Astronomia.

Atividades realizadas:

Sessões de observação do céu, no Observatório Astronômico da Univates. (Mediante agendamento pelo e-mail astro@univates.br).

Sessões de observação do céu itinerantes, em parceria com o Clube de Astrônomos Amadores de Lajeado. Atividades disponíveis em https://www.facebook.com/caalvt.

Oficinas de apoio ao trabalho dos professores, atendendo demandas específicas.

Oficinas para estudantes da educação básica, atendendo 4 grandes temas curriculares:

I - Dimensões do Sistema Solar: Tamanhos comparativos dos planetas e do Sol. Principais características dos planetas. Distâncias orbitais.

II – História das Constelações: História das principais constelações, sob o enfoque de diferentes culturas. Visualização artística das principais constelações. (indicada para Ed. Infantil e Anos Iniciais)

III – Fenômenos do dia a dia: Causas e consequências dos movimentos de rotação e translação da Terra. Estações do ano em diferentes latitudes. Dias e noites. Fases e eclipses da Lua.

IV - Confecção de foguetes: Construção de foguetes nos padrões da OBA. Noções de Astronáutica.

V – Temas de gravitação Universal: Leis de Kepler e órbitas planetárias. Lei da gravitação universal de Newton. Determinação do campo gravitacional local. Velocidade de escape e microgravidade. Imponderabilidade. (indicado para Ensino Médio).

Público-alvo:

Estudantes e professores da educação básica. Público em geral. Interessados em Astronomia. Astrônomos Amadores.

Coordenador(a):

Sonia Elisa Marchi Gonzatti - Sala 309-8