Modalidades

A competição que envolve o desenvolvimento de jogos ou animações usando lógica e programação é realizada em duas modalidades, de acordo com a escolaridade do participante: Iniciação ou Programação. Essas modalidades seguem a definição da Olimpíada Nacional. Em ambas as modalidades será utilizado o software Scratch, portanto, os participantes deverão conhecer e saber utilizar essa ferramenta. O software pode ser obtido no endereço scratch.mit.edu

Modalidade Iniciação

O objetivo desta modalidade é avaliar a capacidade lógica e o talento para programação.
Não é necessário conhecimento anterior de programação, pois as tarefas da prova versarão sobre problemas de programação de baixa complexidade, exigindo conhecimento da ferramenta e instruções básicas para construção de interações simples entre objetos.

É permitida a participação de alunos que estão cursando o Ensino Fundamental.
A modalidade será divida em dois níveis: Nível 1 (6º e 7 ano) e Nível 2 (8º e 9º ano).

Modalidade Programação

As tarefas das provas versarão sobre problemas de lógica, instruções e interações de maior complexidade para a construção de histórias, animações ou jogos.
É permitida a participação de alunos que estão cursando o Ensino Médio ou que concluíram esse nível de ensino no ano anterior à sua atual inscrição na Olimpíada de Informática da Univates.