Univates projeta agência digital no campus

Postado as 26/09/2019 16:20:16

Por Sicredi

Com conceito sustentável, uma Smart agência do Sicredi está sendo projetada pela Univates em parceria com a cooperativa de crédito. De acordo com o pró-reitor administrativo, Oto Roberto Moerschbaecher, o serviço deverá estar disponível a partir do início do semestre letivo de 2020 e visa à segurança da comunidade acadêmica, já que no local não haverá circulação de papel moeda.

“Serão oferecidos todos os serviços de uma agência tradicional, porém as operações serão digitais. Isso já acontece em muitos países e diminui a exposição da comunidade a situações de risco. A estrutura será sustentável, feita a partir de contêineres, com geração de energia fotovoltaica, área verde e ponto do Bicivates. Estamos apenas definindo o local para iniciarmos as atividades deste projeto”, explica Moerschbaecher.

Ele acrescenta que a Univates também já pensa em um projeto futuro que elimine a circulação de papel moeda nos estabelecimentos localizados no campus. “Essas iniciativas vão ao encontro da tendência de diminuição de caixas eletrônicos, especialmente aqueles localizados fora das agências bancárias, como medida que garante cada vez mais segurança à comunidade que circula pela Instituição. Mesmo que haja uma solicitação por parte dos alunos, já vínhamos sinalizando que a tendência seria sempre a diminuição. Por mais que gere conforto para os usuários, potencializa o risco de incidentes, como ocorreu recentemente, mesmo com todas as medidas para evitá-los”, finaliza o pró-reitor.

Saiba mais

Em 2019 o Sicredi inaugurou a primeira agência sustentável da Paraíba, em João Pessoa. A obra, com conceito de arquitetura contemporânea, integra a lista das agências Smart da instituição e foi construída a partir de 22 contêineres, gera sua própria energia elétrica, capta água da chuva e está em processo de certificação para obtenção do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), selo de maior reconhecimento internacional de sustentabilidade.