26 Setembro de 2019

Saiba como funcionam as avaliações externas do MEC

Postado as 26/09/2019 15:52:11

Por Da redação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, a avaliação dos cursos e a avaliação do desempenho dos estudantes. A qualidade dos cursos de graduação é verificada por meio de dois desses processos: a avaliação dos cursos e a avaliação do desempenho dos estudantes, o Enade.

Elise Bozzetto

O processo de avaliação dos cursos ocorre para todos os cursos novos. Após a oferta inicial, o curso é submetido a uma avaliação in loco, em que avaliadores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vão até a instituição para verificar as condições de oferta do curso. Nesta avaliação são verificados três aspectos importantes: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial (quando for o caso) do curso e a infraestrutura. O resultado dessa avaliação é expresso em uma escala que varia de 1 a 5. Recentemente um dos diversos cursos de graduação EAD criados pela Univates em 2018 passou por esse processo. O curso obteve a nota máxima na avaliação, alcançando o conceito 5. Esse foi o primeiro curso EAD (dos criados a partir de 2018) a passar por esse processo avaliativo. Ao longo do tempo, os demais cursos também serão avaliados.

A qualidade de um curso também é verificada por outro processo avaliativo do Ministério da Educação: o Enade, tomando por base o desempenho dos estudantes em uma prova. O aluno tem papel fundamental nesse processo, pois, além de fazer a prova do Enade, também responde a um questionário demonstrando a sua percepção sobre as condições que lhe foram fornecidas no seu processo de formação.

O Sinaes tem uma série de instrumentos complementares, e um deles é a autoavaliação

A Univates tem diversos processos de autoavaliação, com o objetivo de promover o seu autoconhecimento institucional e a execução de ações a partir dos resultados. Em relação aos cursos de graduação, o principal processo de autoavaliação é a Autoavaliação dos Cursos de Graduação, que ocorre periodicamente. É um momento no qual estudantes e professores avaliam, dentre diversos aspectos, o currículo do curso e as práticas pedagógicas.

Elise Bozzetto

Os discentes novamente têm papel fundamental no processo de avaliação, na medida em que encaminham seus feedbacks e permitem que a Univates identifique possíveis fragilidades e as corrija. Ao trabalhar em conjunto com a Instituição, enviando as suas percepções, os alunos auxiliam na gestão do curso e da IES, mantendo uma boa estrutura física e tecnológica e práticas pedagógicas eficazes. Isso resulta em uma boa formação, que poderá ser atestada pelo resultado no Enade.