Você sabe como é o processo de autoavaliação institucional?

Postado as 19/07/2021 14:49:11

Por Nicole Morás

A Univates realiza diversos processos de avaliação, com o objetivo de promover o autoconhecimento institucional e a execução de ações a partir dos resultados. Em relação aos cursos de graduação, o principal processo é a autoavaliação dos cursos de graduação, que ocorre semestralmente. É um momento no qual estudantes, professores e tutores avaliam, dentre diversos aspectos, a coordenação de curso, os componentes curriculares, o corpo docente e tutorial e as tecnologias de informação e comunicação. Para que a autoavaliação aconteça, são necessárias algumas etapas. Confira:

Etapa 1 - O órgão responsável pela autoavaliação é a Comissão Própria de Avaliação (CPA), um grupo formado por 13 pessoas entre representantes de estudantes, da sociedade civil, de professores e técnico-administrativos. São seus membros que definem a metodologia, os procedimentos e o objetivo do processo avaliativo, e, por vezes, contam com o apoio de outras áreas ou setores da Instituição. A CPA se reúne mensalmente e, nos meses de abril e setembro, inicia o processo de autoavaliação semestral dos cursos de graduação e técnicos. Nesse momento, a CPA solicita a elaboração do formulário da Autoavaliação ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).

Etapa 2 - A elaboração do instrumento é feita pelo NAP e tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem. São contempladas questões relacionadas aos componentes curriculares dos cursos, à metodologia das aulas e a atuação dos professores, tutores e coordenações de curso. O preenchimento da autoavaliação é realizado pelos alunos e professores. O instrumento proposto pelo NAP é apresentado para a CPA para conhecimento e eventuais contribuições.

Etapa 3 - Após aprovação do questionário, o setor de Avaliação e Regulação, com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), é responsável pela operacionalização do processo avaliativo, que ocorre pelo Sistema de Avaliação, desenvolvido pela própria Univates.

Etapa 4 - Para informar a comunidade acadêmica sobre a realização da autoavaliação, o setor de Marketing e Comunicação elabora uma campanha com materiais de comunicação, incluindo e-mail marketing, peças para redes sociais, matérias para o site da Instituição e o Jornal da Avaliação.

Ana Amélia Ritt

Etapa 5 - É aqui que acontece a participação de estudantes, professores e tutores (quando for o caso), que preenchem a autoavaliação. Por ser disponibilizada em formato responsivo, a avaliação pode ser respondida por meio de celulares e tablets, além do computador. Os respondentes podem editar sua resposta a qualquer momento até o último dia de avaliação. Além disso, o formulário não precisa ser preenchido por completo - é possível retornar para o sistema em mais de um momento e continuar de onde parou. A avaliação é realizada de forma anônima para proporcionar espaço aberto a opiniões e sugestões à Univates.

Etapa 6 - Assim que inicia o período de preenchimento da autoavaliação também ocorrem reuniões da Reitoria com os estudantes. As reuniões têm por objetivo discutir temas gerais e institucionais. Ao final dos encontros, um documento com as principais informações e devolutivas é entregue aos estudantes. O material também fica disponível aqui.

Etapa 7 - Durante o período de avaliação, o NAP acompanha o processo e faz os encaminhamentos necessários. A partir disso, ações específicas são realizadas para assessorar os docentes ao longo do processo, especialmente em situações que demandam suporte pedagógico.

Etapa 8 - Após o encerramento da autoavaliação, cada coordenador de curso recebe um relatório detalhado, contendo também as observações dissertativas e objetivas dos alunos (sempre anônimas). Os coordenadores têm dois papéis nesse momento: dar retorno sobre sua avaliação aos professores e propor ações de melhoria para a sua atuação e também para o curso, de acordo com os pontos elencados na avaliação. Os professores também recebem um relatório com os resultados da avaliação da sua turma e têm autonomia para promover melhorias. Todos os relatórios também são disponibilizados para a reitoria. Por fim, a CPA tem a responsabilidade de acompanhar a execução das ações propostas pelos cursos.

Legislação

A Autoavaliação Institucional é regida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, e ocorre pelo processo de produção de informações, acompanhamento e reflexão sobre diferentes aspectos de dimensões institucionais relacionadas às práticas de ensino, pesquisa e extensão.