Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Comissão Própria de Avaliação - CPA

A Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que preconiza que toda instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela autoavaliação da Instituição, considerando, obrigatoriamente, os cinco eixos, que são:

Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional
Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional
Eixo 3 - Políticas Acadêmicas
Eixo 4 - Políticas de Gestão
Eixo 5 - Infraestrutura

A partir do Sinaes, ela se realiza em dois processos distintos, mas complementares. Um por meio da autoavaliação institucional, isto é, pelo processo de produção de informações, acompanhamento e reflexão sobre diferentes aspectos de dimensões institucionais relacionadas às práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão. O outro, pela Avaliação Externa, realizada por especialistas do MEC (Inep ou Capes), que promovem o acompanhamento e a regulação de cursos de graduação e de pós-graduação.

Principais atribuições da CPA da Univates: I – coordenar o processo de autoavaliação definindo a metodologia, os procedimentos e os objetivos do processo avaliativo; II – construir e avaliar a proposta de autoavaliação, considerando as diversas realidades e aproximando-as do projeto da Instituição, de forma a criar um sistema integrado de avaliação que contribua para a melhoria da qualidade acadêmica; III – acompanhar a realização da Avaliação Externa, da Avaliação dos Cursos de Graduação e da Avaliação de Desempenho dos Estudantes realizada mediante a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); IV – promover a sensibilização da comunidade acadêmica para a relevância da Avaliação Institucional como um contributo para o constante aperfeiçoamento das condições de ensino. Nesse sentido, é a CPA que impulsiona e se responsabiliza pela autoavaliação na Instituição, pautada no Programa de Avaliação Institucional da Univates (Paiuni). Além disso, cabe à Comissão o acompanhamento dos planos de ação gerados a partir dos processos avaliativos e analisar as informações coletadas.

A Comissão Própria de Avaliação é responsável pela condução dos processos internos de Avaliação da Instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelos respectivos órgãos governamentais. Foi implementada em virtude da criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes, conforme Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

Regulamento da CPA
Coordenação

Composição da CPA

A CPA da Univates conta com a participação de representantes dos segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, em consonância com a Portaria 195 da Univates, sendo composta pelos seguintes membros:

Representação Representante titular Representante suplente
Associação de Docentes da Fuvates – Adof Maurício Fernando Nunes Teixeira Jairo Luís Hoerlle
Associação de Funcionários da Fuvates - Affes Cristian Michael Reckziegel Dilvane Dresch Martinelli
Diretório Central dos Estudantes - DCE Gregore Kadu da Silva Scheid Jeferson Henrique Ziem
Centro de Educação Profissional - CEP/Univates Edí Fassini Edson Antenor Scheuermann
Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari - CIC Gilmar Neitzke Fernando Santos Arenhart
Ensino Tiago Weizenmann Cristiane Antonia Hauschild
Extensão Merlin Janina Diemer Viviane Maria Theves Eckhardt
Pesquisa André Jasper Maria Madalena Dullius
Planejamento Jaqueline Lavall Luciana Fava e Silva
Avaliação Institucional Júlia Elisabete Barden Rudinei Fernandes da Silva
Procurador Institucional - PI Franciele Maria Krämer Alana Petry
Núcleo de Acessibilidade Aline Pin Valdameri Cristine Heineck
Ouvidoria Diéferson Wickert -x-

Localização/Endereço para Correspondência:
Comissão Própria de Avaliação - CPA
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Campus Lajeado, Avenida Avelino Talini, 171 - Bairro Universitário, Lajeado/RS - Brasil | CEP 95914-014
Prédio 9 - 5º andar - Sala 531

Coordenador da Comissão Própria de Avaliação:
Professora Júlia Elisabete Barden
E-mail: jbarden@univates.br
Telefone: (51) 3714-7000, ramal 5111

Secretário da Comissão Própria de Avaliação:
Rudinei Fernandes da Silva
E-mail: cpa@univates.br
Telefone: (51) 3714-7000, ramal 5111