A internet e os avanços das tecnologias digitais traçaram novos rumos para a construção do saber, oferecendo mais e melhores ferramentas e abordagens pedagógicas para os processos de ensinar e de aprender. Eles tornaram as experiências muito mais interessantes, eficientes e personalizadas por meio da construção de caminhos didáticos e a seleção e uso crítico das tecnologias como recursos pedagógicos para a prática significativa em sala de aula.
 
Nunca nos vimos diante de tantas formas de ensinar, de ler além das frases, compreender além das imagens e aprender além da sala de aula. As novas gerações estão aí, sedentas por participação mais ativa no processo de aprender, agora em um novo ambiente, que contempla o presencial e o virtual.  
 
A aprendizagem personalizada, por sua vez, refere-se à instrução em que o ritmo de aprendizagem e a abordagem instrucional são otimizados para as necessidades de cada estudante e, nesse sentido, é consenso que as tecnologias digitais podem e devem ser utilizadas para liberar recursos para que o professor tenha mais tempo de ensinar e interagir com os estudantes.
 
Nesse sentido, a capacitação prévia do corpo docente é fundamental para atuar competentemente nesse novo mundo. O planejamento das atividades, a concepção de novas formas de avaliação, a produção e disponibilização organizada de objetos de aprendizagem se somam à mediação que privilegia a participação mais colaborativa e menos centrada nas aulas expositivas. 
 
A personalização da educação é contextualizada em cada um dos componentes deste curso, ao usar as tecnologias digitais para conectar e engajar os estudantes, e cada unidade será um convite ao (re)pensar a própria prática e construir caminhos didáticos para a seleção e uso crítico de tecnologias digitais como recursos pedagógicos à prática significativa em sala de aula.
 
Este curso de especialização é 100% a distância. A metodologia adotada é focada na solução de problemas reais, na pesquisa e na inovação, contemplando estratégias didáticas que integram teoria e prática, envolvendo a utilização de informações, métodos e conteúdos vivenciados em novas situações concretas, na elaboração de propostas ou projetos educacionais, com o objetivo de recriar situações para que os participantes possam exercitar o conteúdo aprendido e aplicá-lo em seu local de trabalho. 
 
Este curso não possui trabalho de conclusão. Conheça a Estrutura Curricular.

Público-alvo:

Professores e tutores de todas as áreas do conhecimento, coordenadores pedagógicos, gestores, designers instrucionais, designers educacionais e conteudistas, que atuam nos ensinos fundamental, médio ou superior, nas modalidades presencial ou a distância, profissionais das diversas áreas de treinamentos e educação corporativa, e demais interessados na inserção das tecnologias digitais na educação.

Investimento

Forma Valor parcelado até o dia 10 Total
Inscrição - R$ 100,00
À vista - R$ 5.853,21
À vista para aluno diplomado Univates - R$ 5.267,88
Parcelado em 20 vezes (matrícula + 19 parcelas) R$ 297,00 R$ 5.940,00
Parcelado em 20 vezes para aluno Diplomado Univates (matrícula + 19 parcelas) R$ 267,30 R$ 5.346,00

- Valores pagos após o dia 10 de cada mês sofrerão multa de 2% e acréscimos contratuais.
- Os valores podem sofrer reajustes conforme política governamental.


Descontos

Descontos-prêmio Enade

Desconto para grupos de funcionários de uma mesma empresa


Documentação Necessária:

- Cópia do diploma de graduação;
- Cópia da carteira de identidade e do CPF.
 

Informações

Secretaria de Pós-Graduação Lato Sensu, sala 111, Prédio 1
Fones: (51) 3714-7037 ou (51) 3714-7000, ramal 5657
​WhatsApp: ​(51​)​ 99833-2301

 


INSCRIÇÃO ON-LINE

Período de Realização
Abril de 2021 a agosto de 2022 (1 ano e 4 meses)

Carga horária
384 horas

Modalidade
A distância

Horário das aulas

Aulas a distância, não havendo encontros presenciais.


Coordenação

Prof. Me. Edson Moacir Ahlert
E-mail: edsonahlert@univates.br