ESTRUTURA CURRICULAR

CÓD
NOME
981901
instrumentalização para o ensino a distância
EMENTA: Educação a distância: fundamentos, ambientes e ferramentas. Ambientes virtuais de aprendizagem. Abordagem de temas relacionados com a plataforma Moodle. A internet como ferramenta de comunicação, colaboração e pesquisa. A educação a distância e seus recursos, o papel do aluno e o processo de avaliação no ensino a distância.
981905
metodologia da pesquisa e da produção científica
EMENTA: Conhecimento e ciência. Pesquisa científica: etapas, modalidade, coleta e análise de dados. Trabalhos acadêmicos. Artigo científico: apresentação gráfica, orientações metodológicas, estrutura. Delimitação da pesquisa: tema, problema, objetivos e etapas do desenvolvimento
981909
didática na educação profissional
EMENTA: Didática na educação profissional. Abordagens pedagógicas na prática escolar. Componentes que fundamentam a ação educativa. Organização do trabalho pedagógico. Estratégias de ensino-aprendizagem. Organização do trabalho pedagógico. Como ministrar aulas expositivas. Como promover discussões em classe. Como integrar atividades desenvolvidas fora da sala de aula. Como utilizar recursos tecnológicos na educação profissional. A educação profissional e as aulas e atividades práticas
981910
educação inclusiva e diversidade
EMENTA: A política da educação traduzida na questão da inclusão nas suas diferentes formas. O papel do professor diante das questões de identidade e da diferença. Sexualidade, gênero, raça e etnia como temáticas na formação de professores. As diferentes estratégias de ensino que norteiam uma prática inclusiva, considerando os diferentes ambientes. Papel dos profissionais da educação em relação às pessoas com deficiência e à mudança de paradigmas.
981911
avaliação da aprendizagem
EMENTA: Concepções, finalidades e práticas de educação e avaliação no contexto político e social. Habilidades e competências. Mecanismos intraescolares: recuperação, reprovação, repetência e evasão. Propostas alternativas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Técnicas e instrumentos para a avaliação na educação profissional.
981912
metodologias ativas de ensino e aprendizagem
EMENTA: A área pedagógica e as metodologias ativas. A era da informação e aprendizagem significativa. Estudo e aplicação de métodos de ensino e aprendizagem inovadores.
981913
laboratório de ensino e práticas pedagógicas
EMENTA: Metodologia e prática de ensino. Observação do trabalho docente na educação profissional. Regência de classe no ensino profissionalizante. Aplicação de práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula. As práticas pedagógicas na sala de aula e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Atividades interdisciplinares para articulação entre os conhecimentos estudados na academia e a realidade socioeducacional. Apresentação de relatório do exercício docente e autoavaliação. Socialização de práticas pedagógicas na educação profissional.
  • CR: 3
educação profissional e o mercado de trabalho
EMENTA: Concepções de educação e de trabalho. Trabalho, educação e identidade profissional. A formação, a qualificação e a competência profissional. A construção dos saberes. A educação e a formação ao longo da vida. O trabalho como princípio educativo. A relação trabalho-educação e o papel social, político e cultural da escola. Educação profissional, trabalho e sociedade.
gestão da educação profissional
EMENTA: Gestão democrática da educação. A gestão educacional e o papel do profissional da educação. A gestão da sala de aula. A escola e o mundo do trabalho.
planejamento educacional
EMENTA: Diferentes concepções e fundamentos teóricos sobre o planejamento educacional. Planejamento docente e suas articulações com o projeto pedagógico, o plano de curso e o plano de ensino. Planejamento na educação profissional. Práticas interdisciplinares e metodologia de projetos.
  • CR: 2
organização e legislação da educação profissional
EMENTA: Histórico e políticas da educação profissional brasileira. Níveis e organização da educação profissional. Legislação federal e normativas do sistema de ensino. Diretrizes curriculares da educação profissional.
educação, desenvolvimento e aprendizagem
EMENTA: Articulações entre Psicologia e Educação. Teorias da aprendizagem. Conectivismo e a aprendizagem na era digital. Diferenças individuais e diferenças culturais. Afetividade e cognição nas relações de ensino e aprendizagem. Relacionamento entre professores e estudantes. Ética na Educação.
  • CR: 2
tecnologias da informação e educação digital
EMENTA: Novas formas de aprender e de ensinar relacionadas ao uso de tecnologias digitais. As tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Conhecimentos capacitadores para a prática de ensino e aprendizagem e a colaboração e cooperação. Aspectos relacionados à Educação Digital.
  • CR: 3
seminário docência na educação profissional
EMENTA: Seminário de pesquisa. Metodologia de investigação em educação. Metodologia científica na era digital. Pesquisa e produção científica. Construção coletiva do conhecimento. Análise e apresentação de resultados.
TOTAL DE DISCIPLINAS: 14