ESTRUTURA CURRICULAR

CÓD
NOME
954309
gerência e liderança
EMENTA: Tendências de mudanças das organizações e as exigências nas funções gerenciais. Conceito, perfil e funções do gerente. Conceito, teorias, característica, habilidades, funções, tipos e estilos de liderança. O gerente líder.
  • CH: 24
  • CR: 2
981901
instrumentalização para o ensino a distância
EMENTA: Educação a distância: fundamentos, ambientes e ferramentas. Ambientes virtuais de aprendizagem. Abordagem de temas relacionados com a plataforma Moodle. A internet como ferramenta de comunicação, colaboração e pesquisa. A educação a distância e seus recursos, o papel do aluno e o processo de avaliação no ensino a distância.
  • CH: 24
  • CR: 2
990006
planejamento estratégico de marketing
EMENTA: A relação do Planejamento Estratégico com o Marketing. O processo de marketing: Análise do Mercado, Marketing Estratégico, Marketing Tático e Marketing de Relacionamento. Estratégias de Crescimento. Dinâmica Competitiva. Marketing e Geração de Valor.
  • CH: 32
  • CR: 3
992301
comportamento e comunicação nas organizações
EMENTA: A influência do comportamento e da comunicação nas organizações. Estratégias para o desenvolvimento de equipes efetivas.
  • CH: 32
  • CR: 3
992302
estudos organizacionais para executivos
EMENTA: Estratégia organizacional definida a partir do ambiente externo e dos recursos da organização. Tipologia estratégica. Proposições inovadoras na área organizacional, mudanças comportamentais sociais, oportunidades de negócios. Temas organizacionais emergentes. Estudo de cenários.
  • CH: 32
  • CR: 3
992303
gestão socioambiental, ética e responsabilidade social
EMENTA: Agenda ambiental, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. Papel dos diferentes atores sociais. Responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, de produção, de sustentabilidade e de desenvolvimento. Indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental. Relatórios de sustentabilidade e performance ambiental e social. Ética Empresarial. Stakeholders. Responsabilidade social. Indicadores e métricas de responsabilidade social. Instrumentos de avaliação da performance social. Ações de responsabilidade social.
  • CH: 24
  • CR: 2
992304
inovação e criatividade nos negócios
EMENTA: Inovação: conceituação, aplicação, tipos de inovação, diferenças e relações com criatividade. Inovação no ambiente organizacional. Criatividade: conceitos e aplicações nas organizações.
  • CH: 24
  • CR: 2
992305
pesquisa para a tomada de decisão
EMENTA: Identificação de problemas organizacionais e delineamento de estratégias para sua resolução. Utilização de subsídios teóricos e método científico para resolver problemas nas organizações. Métodos e técnicas quantitativas e qualitativas. Uso de programas estatísticos.
  • CH: 24
  • CR: 2
992306
gestão orçamentária
EMENTA: Planejamento, controle e acompanhamento do orçamento empresarial. Projeção e análise das demonstrações contábeis e financeiras. Gestão de tesouraria, capital de giro, crédito, cobrança e inadimplência.
  • CH: 32
  • CR: 3
992307
contabilidade para executivos
EMENTA: Conceitos fundamentais: o sistema contábil do registro (Método das Partidas Dobradas) dos fatos permutativos, modificativos e mistos (investimentos, receitas, custos e despesas); a formação do patrimônio bruto, das obrigações e do patrimônio líquido. As demonstrações contábeis. A importância do relatório da administração, das notas explicativas e do parecer da auditoria para a adequada análise econômico-financeira. Principais usuários. As análises vertical e horizontal. Os principais indicadores: liquidez, estrutura, remuneração e ciclo dos capitais. As limitações do analista externo em relação ao analista interno.
  • CH: 32
  • CR: 3
992312
gestão estratégica de preços e custos
EMENTA: O custo como ferramenta estratégica e como elemento vital no processo decisório das organizações. As formas, métodos e estrutura do custo como instrumento estratégico das organizações. Efeito dos tributos sobre custos e preços. Aspectos quantitativos e qualitativos na formação de preços.
  • CH: 24
  • CR: 2
992313
plano de negócios
EMENTA: Conceitos sobre projetos. Estrutura e etapas do projeto: elaboração, implantação e gestão. Gestão da inovação. Plano de negócios: conceitos, o empreendimento, estrutura organizacional, produtos e serviços, mercado e marketing, plano operacional, estrutura e capitalização, finanças, análise de rentabilidade.
  • CH: 24
  • CR: 2
992501
negociação estratégica
EMENTA: Estratégia e tática de negociação. Comunicação e percepção na negociação. Negociação com cliente. Negociação com fornecedor e concorrentes. Negociação interna. A venda como negociação.
  • CH: 24
  • CR: 2
992502
ambiente competitivo de negócios
EMENTA: Ambiente e estratégia competitiva. Vantagens competitivas. As estratégicas competitivas. Inteligência competitiva.
  • CH: 32
  • CR: 3
TOTAL DE DISCIPLINAS: 14