ESTRUTURA CURRICULAR

CÓD
NOME
952607
marketing internacional
EMENTA: Introdução ao Marketing Global. Orientação administrativa. O ambiente do Marketing Global. Segmentação do mercado global. Estratégias de entrada e expansão em mercados internacionais. Determinação de programas de marketing global.
  • CH: 24
  • CR: 2
981901
instrumentalização para o ensino a distância
EMENTA: Educação a distância: fundamentos, ambientes e ferramentas. Ambientes virtuais de aprendizagem. Abordagem de temas relacionados com a plataforma Moodle. A internet como ferramenta de comunicação, colaboração e pesquisa. A educação a distância e seus recursos, o papel do aluno e o processo de avaliação no ensino a distância.
  • CH: 24
  • CR: 2
992301
comportamento e comunicação nas organizações
EMENTA: A influência do comportamento e da comunicação nas organizações. Estratégias para o desenvolvimento de equipes efetivas.
  • CH: 32
  • CR: 3
992302
estudos organizacionais para executivos
EMENTA: Estratégia organizacional definida a partir do ambiente externo e dos recursos da organização. Tipologia estratégica. Proposições inovadoras na área organizacional, mudanças comportamentais sociais, oportunidades de negócios. Temas organizacionais emergentes. Estudo de cenários.
  • CH: 32
  • CR: 3
992303
gestão socioambiental, ética e responsabilidade social
EMENTA: Agenda ambiental, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. Papel dos diferentes atores sociais. Responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, de produção, de sustentabilidade e de desenvolvimento. Indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental. Relatórios de sustentabilidade e performance ambiental e social. Ética Empresarial. Stakeholders. Responsabilidade social. Indicadores e métricas de responsabilidade social. Instrumentos de avaliação da performance social. Ações de responsabilidade social.
  • CH: 24
  • CR: 2
992304
inovação e criatividade nos negócios
EMENTA: Inovação: conceituação, aplicação, tipos de inovação, diferenças e relações com criatividade. Inovação no ambiente organizacional. Criatividade: conceitos e aplicações nas organizações.
  • CH: 24
  • CR: 2
992305
pesquisa para a tomada de decisão
EMENTA: Identificação de problemas organizacionais e delineamento de estratégias para sua resolução. Utilização de subsídios teóricos e método científico para resolver problemas nas organizações. Métodos e técnicas quantitativas e qualitativas. Uso de programas estatísticos.
  • CH: 24
  • CR: 2
992312
gestão estratégica de preços e custos
EMENTA: O custo como ferramenta estratégica e como elemento vital no processo decisório das organizações. As formas, métodos e estrutura do custo como instrumento estratégico das organizações. Efeito dos tributos sobre custos e preços. Aspectos quantitativos e qualitativos na formação de preços.
  • CH: 24
  • CR: 2
992501
negociação estratégica
EMENTA: Estratégia e tática de negociação. Comunicação e percepção na negociação. Negociação com cliente. Negociação com fornecedor e concorrentes. Negociação interna. A venda como negociação.
  • CH: 24
  • CR: 2
992901
comportamento do consumidor
EMENTA: O processo decisório. Diferenças individuais dos consumidores. Atitudes e motivações dos consumidores. Aspectos psicológicos ligados ao comportamento. A cultura e os grupos sociais como influenciadores do consumo. Análise do mercado competitivo. Demandas do mercado. Tipos e critérios de segmentação. Target e mercado-alvo. A natureza e o método de posicionamento. Diferenciação. Decisões e políticas de marketing alinhadas com o posicionamento.
  • CH: 32
  • CR: 3
992902
gestão de produtos e serviços
EMENTA: Definição de produto e serviço. Decisões sobre a linha de produtos. Ciclo de vida dos produtos. Desenvolvimento de novos produtos. Gestão de serviços: planejamento, tomada de decisão e controle em marketing de serviços. Ambiente de varejo e o encontro de serviços.
  • CH: 24
  • CR: 2
992903
estratégia de comunicação e relacionamento
EMENTA: Compreensão sobre o significado do marketing de relacionamento. Práticas de marketing de relacionamento. Marketing eletrônico. Customer Relationship Management e database marketing. E-commerce. Novas mídias e o marketing. Conceitos e elementos formadores da marca. Branding e a construção de marcas. O valor da marca. Brand equity.
  • CH: 32
  • CR: 3
992904
planejamento estratégico de marketing
EMENTA: A relação do Planejamento Estratégico com o Marketing. O processo de marketing: Análise do Mercado, Marketing Estratégico, Marketing Tático e Marketing de Relacionamento. Estratégias de Crescimento. Dinâmica Competitiva. Marketing e Geração de Valor.
  • CH: 32
  • CR: 3
992905
promoção de vendas/merchandising
EMENTA: Atmosfera e ambientação do varejo. Experiências de consumo. Merchandising e Promoção de vendas em lojas físicas e no ambiente virtual. Promoção de vendas e suas tipologias. Promoção de vendas não monetária. Promoção de vendas monetária. Legislação da promoção de vendas.
  • CH: 32
  • CR: 3
TOTAL DE DISCIPLINAS: 14