ESTRUTURA CURRICULAR

CÓD
NOME
981901
instrumentalização para o ensino a distância
EMENTA: Educação a distância: fundamentos, ambientes e ferramentas. Ambientes virtuais de aprendizagem. Abordagem de temas relacionados com a plataforma Moodle. A internet como ferramenta de comunicação, colaboração e pesquisa. A educação a distância e seus recursos, o papel do aluno e o processo de avaliação no ensino a distância.
aprendizagem criativa e significativa
EMENTA: Articulações entre Psicologia e Educação. Processos cognitivos e construção da inteligência. Neuropedagogia. Teorias da aprendizagem. Andragogia. Aprendizagem criativa e significativa.
  • CR: 2
metodologias ativas de ensino e aprendizagem
EMENTA: Metodologias de ensino. Estratégias de ensino e aprendizagem. Maiêutica. Metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Educação por competências. Aprendizagem colaborativa. Personalização da aprendizagem.
  • CR: 3
planejamento didático e gestão da sala de aula
EMENTA: Planejamento educacional. Planejamento didático. Planejamento docente e suas articulações com o Projeto Pedagógico, Plano de Curso e Plano de Ensino. Gestão da sala de aula. Implementação de metodologias ativas: desafios e dificuldades educacionais.
  • CR: 3
inteligência emocional e habilidades socioafetivas
EMENTA: Elementos da comunicação. Estratégias de negociação e conciliação. Inteligência emocional intra e interpessoal. Criatividade, espontaneidade e empatia com foco no processo de aprendizagem. Humanização e educação. Justiça restaurativa e mediação de conflitos no ambiente escolar.
  • CR: 2
tecnologias da informação e educação digital
EMENTA: Educação e tecnologias. Cultura digital. Mediação tecnológica. Ambientes virtuais de aprendizagem. Softwares educativos. Objetos de aprendizagem. Google for Education. Redes sociais em educação. Vídeos digitais. Games. Gamificação. Realidade aumentada, aprendizagem móvel e ubíqua. Tecnologia adaptativa.
  • CH: 40
  • CR: 3
aprendizagem baseada em problemas e projetos
EMENTA: Aprendizagem e pesquisa. Pesquisa na internet. Problematização. Arco de Maguerez. Aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning). Pedagogia de projetos (Project Based Learning). Método do caso. Caso exemplo e caso problema. Ambientes simulados.
  • CH: 40
aprendizagem colaborativa e cooperativa
EMENTA: Aprendizagem colaborativa. Aprendizagem cooperativa. Instrução entre pares (Peer instruction). Aprendizagem baseada em equipes (Team-based learning). Fóruns de discussão. Seminários. Mídias sociais e aprendizagem coletiva. Dramatização e simulação.
  • CR: 3
modelos híbridos de ensino e aprendizagem
EMENTA: Aprendizagem híbrida (Blended learning). Educação semipresencial. Modelos de rotação, à la carte, flex e virtual enriquecido. Rotação por estações. Laboratório rotacional. Rotação individual. Sala de aula invertida (Flipped classroom). Vídeos, áudios e apresentações. Plataformas de gestão da aprendizagem.
  • CR: 3
metodologias ativas e avaliação da aprendizagem
EMENTA: Concepções, finalidades e práticas de avaliação educacional. Processos de avaliação da aprendizagem (diagnóstica, formativa e somativa). Estruturas de avaliação. Metodologias ativas e avaliação integradora. Comunicação de resultados e feedback.
formação continuada de professores
EMENTA: Formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. Processos de pensamento: Taxonomia de Bloom. Educação interdisciplinar. Design instrucional. Design thinking para educadores. Aprendizagem visível. Metodologia de investigação em educação.
pesquisa científica em educação
EMENTA: Conhecimento e ciência. Pesquisa científica: etapas, modalidade, coleta e análise de dados. Trabalhos acadêmicos. Artigo científico: apresentação gráfica, orientações metodológicas, estrutura. Delimitação da pesquisa: tema, problema, objetivos e etapas do desenvolvimento.
  • CR: 2
seminário experiências em aprendizagem ativa
EMENTA: Seminário de pesquisa. Metodologia de investigação em educação. Metodologia científica na era digital. Pesquisa e produção científica. Construção coletiva do conhecimento. Análise e apresentação de resultados.
TOTAL DE DISCIPLINAS: 13