ESTRUTURA CURRICULAR

CÓD
NOME
912603
cenários econômicos e oportunidades de negócios
EMENTA: Diversidades regionais, crescimento e desenvolvimento. Tendências. Indicadores micro e macroeconômicos. Economia e negócios internacionais.
  • CH: 24
  • CR: 2
984001
gestão de projetos
EMENTA: A organização empresarial e a gestão de projetos. Gestão da integração e iniciação do projeto. Planejamento do projeto: escopo, tempo e custos, comunicação, riscos, Recursos Humanos e qualidade e execução. Controle e encerramento do projeto.
  • CH: 24
  • CR: 2
992301
comportamento e comunicação nas organizações
EMENTA: A influência do comportamento e da comunicação nas organizações. Comportamento e cultura organizacional. Identidade, imagem e reputação organizacional.
  • CH: 32
  • CR: 3
992302
estudos organizacionais para executivos
EMENTA: Estratégia organizacional definida a partir do ambiente externo e dos recursos da organização. Tipologia estratégica. Proposições inovadoras na área organizacional, mudanças comportamentais sociais, oportunidades de negócios. Temas organizacionais emergentes. Estudo de cenários.
  • CH: 32
  • CR: 3
992303
gestão socioambiental, ética e responsabilidade social
EMENTA: Agenda ambiental, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. Papel dos diferentes atores sociais. Responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, de produção, de sustentabilidade e de desenvolvimento. Indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental. Relatórios de sustentabilidade e performance ambiental e social. Ética Empresarial. Stakeholders. Responsabilidade social. Indicadores e métricas de responsabilidade social. Instrumentos de avaliação da performance social. Ações de responsabilidade social.
  • CH: 24
  • CR: 2
992304
inovação e criatividade nos negócios
EMENTA: Inovação: conceituação, aplicação, tipos de inovação, diferenças e relações com criatividade. Inovação no ambiente organizacional. Criatividade: conceitos e aplicações nas organizações.
  • CH: 24
  • CR: 2
992305
pesquisa para a tomada de decisão
EMENTA: Modelos de tomada de decisão. Uso de data driven (BI, Big Data, Analytics). Estudos de casos de tomada de decisão baseados em dados e informações. Identificação de problemas organizacionais e delineamento de estratégias para sua resolução, utilizando subsídios teóricos e método científico para resolver problemas nas organizações.
  • CH: 24
  • CR: 2
992312
gestão estratégica de preços e custos
EMENTA: O custo como ferramenta estratégica e como elemento vital no processo decisório das organizações. As formas, métodos e estrutura do custo como instrumento estratégico das organizações. Efeito dos tributos sobre custos e preços. Aspectos quantitativos e qualitativos na formação de preços.
  • CH: 24
  • CR: 2
992313
plano de negócios
EMENTA: Conceitos sobre projetos. Estrutura e etapas do projeto: elaboração, implantação e gestão. Gestão da inovação. Plano de negócios: conceitos, o empreendimento, estrutura organizacional, produtos e serviços, mercado e marketing, plano operacional, estrutura e capitalização, finanças, análise de rentabilidade.
  • CH: 24
  • CR: 2
992401
empreendedorismo e intraempreendedorismo
EMENTA: Conceitos de empreendedorismo e intraempreendedorismo. Características do perfil de um empreendedor e de um intraempreendedor e sua importância para o desenvolvimento organizacional.
  • CH: 24
  • CR: 2
992402
cooperativismo, associativismo, estratégias colaborativas e redes
EMENTA: Economia cooperativa. Classificação das sociedades cooperativas. Cooperativismo no mundo. Cooperativismo no Mercosul. Estrutura política do cooperativismo. Direito e legislação cooperativa. Integração e autogestão cooperativa. Administração cooperativa. O associativismo. Associativismo entre pessoas e entre empresas. Estratégias colaborativas. Redes de cooperação.
  • CH: 24
  • CR: 2
992403
gestão financeira e análise de investimentos
EMENTA: Função financeira e sua relação com as demais áreas organizacionais. Gestão do capital de giro. Política de crédito e cobrança. Orçamento e fluxo de caixa. Planejamento e controle financeiro. O valor do dinheiro no tempo: valor presente, valor futuro, valor presente líquido e taxa interna de retorno. Formação das taxas de juros. Perpetuidades e anuidades. Equivalência de fluxos de caixa e sistemas de amortização (tabelas Price, SAC e SAM). O orçamento de capital e os projetos de investimento.
  • CH: 24
  • CR: 2
992404
modelagem de negócios
EMENTA: Business Model Canvas. Perfil do cliente. Proposta de valor. Oferta de valor. Parceiros-chave. Atividades-chave. Recursos-chave. Relacionamento e segmentos de clientes. Fontes de custos e de receitas. Geração do modelo de negócio.
  • CH: 24
  • CR: 2
992904
planejamento estratégico de marketing
EMENTA: A relação do Planejamento Estratégico com o Marketing. O processo de marketing: Análise do Mercado, Marketing Estratégico, Marketing Tático e Marketing de Relacionamento. Estratégias de Crescimento. Dinâmica Competitiva. Marketing e Geração de Valor.
  • CH: 32
  • CR: 3
TOTAL DE DISCIPLINAS: 14