ESTRUTURA CURRICULAR

CÓD
NOME
992301
comportamento e comunicação nas organizações
EMENTA: A influência do comportamento e da comunicação nas organizações. Estratégias para o desenvolvimento de equipes efetivas.
  • CH: 32
  • CR: 3
992302
estudos organizacionais para executivos
EMENTA: Estratégia organizacional definida a partir do ambiente externo e dos recursos da organização. Tipologia estratégica. Proposições inovadoras na área organizacional, mudanças comportamentais sociais, oportunidades de negócios. Temas organizacionais emergentes. Estudo de cenários.
  • CH: 32
  • CR: 3
992303
gestão socioambiental, ética e responsabilidade social
EMENTA: Agenda ambiental, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. Papel dos diferentes atores sociais. Responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, de produção, de sustentabilidade e de desenvolvimento. Indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental. Relatórios de sustentabilidade e performance ambiental e social. Ética Empresarial. Stakeholders. Responsabilidade social. Indicadores e métricas de responsabilidade social. Instrumentos de avaliação da performance social. Ações de responsabilidade social.
  • CH: 24
  • CR: 2
992304
inovação e criatividade nos negócios
EMENTA: Inovação: conceituação, aplicação, tipos de inovação, diferenças e relações com criatividade. Inovação no ambiente organizacional. Criatividade: conceitos e aplicações nas organizações.
  • CH: 24
  • CR: 2
992305
pesquisa para a tomada de decisão
EMENTA: Identificação de problemas organizacionais e delineamento de estratégias para sua resolução. Utilização de subsídios teóricos e método científico para resolver problemas nas organizações. Métodos e técnicas quantitativas e qualitativas. Uso de programas estatísticos.
  • CH: 24
  • CR: 2
992311
avaliação da performance de negócios
EMENTA: Modelos de avaliação de desempenho. Modelos de mensuração de desempenho.
  • CH: 24
  • CR: 2
992402
cooperativismo, associativismo, estratégias colaborativas e redes
EMENTA: Economia cooperativa. Classificação das sociedades cooperativas. Cooperativismo no mundo. Cooperativismo no Mercosul. Estrutura política do cooperativismo. Direito e legislação cooperativa. Integração e autogestão cooperativa. Administração cooperativa. O associativismo. Associativismo entre pessoas e entre empresas. Estratégias colaborativas. Redes de cooperação.
  • CH: 24
  • CR: 2
992603
direito e responsabilidades civis e trabalhistas
EMENTA: Direitos constitucionais do trabalho. Interesses difusos, coletivos e individuais dos trabalhadores. Responsabilidade civil do empregador por danos ocorridos durante a relação de trabalho. Justiça do Trabalho. Ações de indenização. Consequências previdenciárias.
  • CH: 24
  • CR: 2
992903
estratégia de comunicação e relacionamento
EMENTA: Compreensão sobre o significado do marketing de relacionamento. Práticas de marketing de relacionamento. Marketing eletrônico. Customer Relationship Management e database marketing. E-commerce. Novas mídias e o marketing. Conceitos e elementos formadores da marca. Branding e a construção de marcas. O valor da marca. Brand equity.
  • CH: 32
  • CR: 3
992904
planejamento estratégico de marketing
EMENTA: A relação do Planejamento Estratégico com o Marketing. O processo de marketing: Análise do Mercado, Marketing Estratégico, Marketing Tático e Marketing de Relacionamento. Estratégias de Crescimento. Dinâmica Competitiva. Marketing e Geração de Valor.
  • CH: 32
  • CR: 3
995501
elaboração e análise de projetos
EMENTA: Projeto e gestão de projetos. Estrutura e etapas do projeto. Estrutura, elaboração e implantação de projetos privados e públicos. Avaliação de projetos. Fontes de financiamento.
  • CH: 24
  • CR: 2
995502
finanças aplicadas à saúde
EMENTA: Conceitos essenciais da administração financeira. Integração da administração financeira com as outras áreas da empresa. Valor do dinheiro no tempo. Demonstrativos financeiros. Planejamento financeiro de curto e longo prazo.
  • CH: 24
  • CR: 2
995503
logística em saúde
EMENTA: Conceitos gerais e relações. Fluxos logísticos. Logística no ambiente empresarial. Controle e custos logísticos. Supply Chain Management. Logística em saúde.
  • CH: 24
  • CR: 2
995504
gestão estratégica de preços e custos em saúde
EMENTA: O custo como ferramenta estratégica e como elemento vital no processo decisório das organizações. As formas, métodos e estrutura do custo como instrumento estratégico das organizações. Efeito dos tributos sobre custos e preços. Aspectos quantitativos e qualitativos na formação de preços.
  • CH: 24
  • CR: 2
TOTAL DE DISCIPLINAS: 14