ESTRUTURA CURRICULAR

CÓD
NOME
instrumentalização para o ensino a distancia
EMENTA: EAD na Univates. Manual do aluno EAD e da Pós-Graduação da Univates. Univates Virtual. E-mail Univates. Universo Univates. Biblioteca virtual. Aplicativos Google. Metodologia de pesquisa. Manual para trabalhos acadêmicos da Univates. Plágio no meio acadêmico.
  • CR: 2
metodologias ativas e tecnologias digitais
EMENTA: Metodologias ativas e tecnologias digitais. Educação digital. Taxonomia dos recursos digitais usados na educação. Recursos digitais para a aprendizagem e a personalização da educação. Engajamento e motivação de professores e estudantes. Aprendizagem criativa e significativa. Inteligência emocional e habilidades socioafetivas.
  • CR: 3
ambientes e comunidades virtuais de aprendizagem
EMENTA: Comunidades virtuais de aprendizagem. Cultura digital e redes sociais. Letramento digital. Relação entre ambientes e comunidades virtuais de aprendizagem. Recursos e tecnologias em ambientes virtuais de aprendizagem. Modelos educacionais e comunidades de aprendizagem. Estilos de aprendizagem e design de experiências de aprendizagem.
  • CR: 3
tecnologias digitais para colaboração e cooperação
EMENTA: Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Instrução entre pares (Peer instruction). Aprendizagem baseada em equipes (Team-based learning). Tecnologias digitais para colaboração e cooperação. Colaboração e cooperação em ambientes virtuais de aprendizagem.
  • CR: 3
modelos híbridos de ensino e aprendizagem
EMENTA: Metodologias ativas e modelos híbridos de ensino e aprendizagem. Ensino híbrido e a personalização da educação por meio das tecnologias digitais. Modelos de ensino híbrido - Blended learning. Sala de aula invertida (Flipped classroom). Metodologia híbrida e semipresencial.
  • CR: 3
tecnologias para produção de áudio e vídeo
EMENTA: Tecnologias para produção de áudio e vídeo. Fundamentos das linguagens audiovisuais de comunicação. Percepções das mudanças de públicos e sua recepção. Como planejar e fazer um roteiro de aula para gravação em vídeo. Boas práticas em videoconferências e aulas virtuais. Metodologias para assegurar a qualidade dos áudios e vídeos. Tecnologias digitais na produção audiovisual.
  • CR: 3
recursos educacionais e objetos de aprendizagem
EMENTA: Softwares educativos. Objetos de aprendizagem. Experimentação e avaliação de recursos digitais com foco na aprendizagem. Recursos educacionais abertos (REA). Criação de e-books e atividades interativas e multimídia. Modelos de curadoria de recursos educacionais digitais. Realidade aumentada e inteligência artificial.
  • CR: 3
jogos digitais e gamificação na educação
EMENTA: Jogos digitais na educação. Jogos comerciais e educacionais. Simulação e simuladores. Gamificação na educação. Técnicas e estratégias de gamificação. Uso, desenvolvimento e avaliação de jogos e gamificação na educação.
tecnologias móveis na educação
EMENTA: Aprendizagem móvel e ubíqua. Modelos de aprendizagem móvel. Possibilidades pedagógicas do uso das tecnologias móveis. Aplicativos e sites educacionais. Projetos de aprendizagem móvel. Aplicativos de realidade aumentada.
  • CR: 2
projetos de aprendizagem e tecnologias digitais
EMENTA: Currículo e planejamento integrados com as tecnologias digitais. Planejamento didático-pedagógico. Elaboração de projetos de ensino e de aprendizagem interdisciplinares apoiados pelo uso de tecnologias digitais. Design de experiências de aprendizagem e Design Thinking na educação.
  • CR: 2
avaliação da aprendizagem em meios digitais
EMENTA: A avaliação e os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Instrumentos e recursos de avaliação integrados com metodologias ativas e tecnologias digitais. Avaliação na educação a distância e aulas virtualizadas. Comunicação de resultados e feedback. Autoavaliação e avaliação por pares. Avaliação por meio de rubricas. Uso de dados para o replanejamento educacional.
  • CR: 3
seminário experiências em tecnologias digitais e personalização da educação
EMENTA: Metodologia de investigação em educação. Orientação e elaboração do projeto: tecnologias digitais e personalização da educação. Análise e apresentação de resultados.
TOTAL DE DISCIPLINAS: 12