Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estrutura Curricular

CÓD
NOME
982601
aula inaugural
EMENTA: Palestra (com figura proeminente na área da economia criativa)
  • CH: 4
  • CR: 1
982602
seminário: introdução ao pensamento disruptivo
EMENTA: Fundamentos do processo criativo e definições de criatividade como modo de pensamento aplicado a pessoas e equipes. Como se criam e se desenvolvem ambientes propícios à disrupção.
  • CH: 8
  • CR: 1
982603
laboratório de experimentação criativa
EMENTA: Conhecimento, experimentação e aplicação de técnicas de estímulo à criatividade. Inteligência, intuição e sensibilidade.
  • CH: 8
  • CR: 1
982604
comportamento criativo
EMENTA: Estudo das características dos indivíduos criativos. Aspectos sociais, culturais, comportamentais e psicológicos das pessoas criativas. Inteligências múltiplas.
  • CH: 16
  • CR: 2
982605
comportamento das gerações de consumidores
EMENTA: Gerações de consumidores e suas relações/conflitos no contexto contemporâneo. Tribos e tendências nas culturas de consumo contemporâneas.
  • CH: 16
  • CR: 2
982606
economia criativa e colaborativa
EMENTA: Conhecimento e estudo de modelos econômico inovadores relacionados com a economia criativa, como a teoria da Cauda Longa, o crowdfunding, a economia "free" e os movimentos fixers e makers.
  • CH: 16
  • CR: 2
982607
imersão cultural: artes visuais
EMENTA: Seminário e saída a campo orientada, com foco na compreensão da imagem como competência no processo de inovação e formação de repertório.
  • CH: 16
  • CR: 2
982608
novas relações de trabalho
EMENTA: Estudo das novas relações de trabalho no contexto contemporâneo da economia criativa e suas implicações. Teletrabalho, coworking, freelancing, trabalhos colaborativos e atuação individual profissional.
  • CH: 16
  • CR: 2
982609
seminário: pesquisa de tendências
EMENTA: Coolhunting, pesquisa de tendências em consumo, comportamento e inovação.
  • CH: 8
  • CR: 1
982610
empreendedorismo contemporâneo
EMENTA: Conhecimento sobre plano de negócios e tendências contemporâneas em modelos empreendedores. Incubadoras tecnológicas e startups.
  • CH: 16
  • CR: 2
982611
design thinking
EMENTA: Estudo dos conceitos de design thinking e de como o pensamento aplicado do design serve de estímulo aos negócios inovadores, à colaboração e à experimentação.
  • CH: 16
  • CR: 2
982612
imersão cultural: teatro
EMENTA: Seminário e workshop orientado, com foco na experimentação de práticas teatrais como instrumento de desinibição e fomento à geração de ideias.
  • CH: 16
  • CR: 2
982613
design emocional
EMENTA: Estudo do design emocional e suas características. Cultura material e aspectos sensoriais e simbólicos da relação humana com os objetos. Design sensorial e experiencial.
  • CH: 16
  • CR: 2
982614
design estratégico
EMENTA: Estudo do design como ferramenta estratégica. Conceito de sistema-produto e geração de cenários no design.
  • CH: 16
  • CR: 2
982615
proteção da criatividade e da inovação
EMENTA: Conhecimento e estudo da propriedade intelectual e suas implicações na economia criativa. Direito de autor, registro de marcas e patentes, creative commons e open innovation.
  • CH: 16
  • CR: 2
982616
imersão cultural: cinema
EMENTA: Seminário e workshop orientado, com foco na compreensão do produto audiovisual como aspecto cultural de estímulo à criatividade e formação de repertório.
  • CH: 16
  • CR: 2
982617
aspectos tecnológicos da inovação
EMENTA: Conceitos sobre pesquisa de materiais e técnicas de produção para desenvolvimento de novos produtos. Implicações e limitações da indústria às iniciativas inovadoras. Inovação e viabilidade técnica.
  • CH: 16
  • CR: 2
982618
aspectos socioculturais da inovação
EMENTA: Construção coletiva do conceito de inovação. Casos de inovação em organizações privadas, públicas e não governamentais. Problematização da relação inovação e consumo e seus impactos socioambientais.
  • CH: 16
  • CR: 2
982619
gestão da inovação
EMENTA: Estudo dos tipos de inovação e como se aplicam nas empresas e equipes criativas. Modelos e parâmetros de inovação. Manual de Oslo.
  • CH: 16
  • CR: 2
982620
imersão cultural: música
EMENTA: Seminário e workshop orientado, com foco na compreensão do produto musical como aspecto cultural de estímulo à criatividade e formação de repertório.
  • CH: 16
  • CR: 2
982621
gerência e liderança
EMENTA: Tendências de mudanças das organizações e as exigências nas funções gerenciais. Conceito, perfil e funções do gerente. Conceito, teorias, característica, habilidades, funções, tipos e estilos de liderança. O gerente líder
  • CH: 20
  • CR: 2
982622
laboratório de conflitos
EMENTA: Workshop voltado para a apresentação de temáticas com foco na busca pela quebra de modelos e paradigmas
  • CH: 8
  • CR: 1
982623
gestão de projetos criativos
EMENTA: Estudo sobre as fases de desenvolvimento de um projeto de produto/serviço. Ciclo de vida, controle de processos e gestão do projeto.
  • CH: 16
  • CR: 2
982624
laboratório de projetos
EMENTA: Oficina de criação, pesquisa e desenvolvimento de projetos de produtos, serviços e/ou negócios experimentais
  • CH: 16
  • CR: 2
982625
metodologia da pesquisa
EMENTA: Orientações metodológicas para a elaboração de trabalhos acadêmicos, técnicos e científicos aplicados aos projetos desenvolvidos no curso.
  • CH: 16
  • CR: 2
982626
orientação para projeto de conclusão de curso
EMENTA: Orientações para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, incluindo os encontros presenciais ou virtuais entre orientador e orientando.
  • CH: 10
  • CR: 1
TOTAL DE DISCIPLINAS: 26
*Conforme Resolução no 01/2007 - CNE, é obrigatória a elaboração do trabalho de conclusão.