AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

16 Abril de 2018

LPs reavivam shows feitos por Zé Ramalho em 1976 na Paraíba antes da fama

Em 1975, o então emergente paraibano Zé Ramalho já começava a chamar atenção do meio musical na cidade do Rio de Janeiro (RJ) como integrante da banda do cantor pernambucano Alceu Valença. Contudo, um desentendimento com Alceu fez Ramalho deixar a banda e voltar para João Pessoa (PB), cidade onde, em 1976, participou em 26 de maio do elenco do espetáculo gregário Coletiva de música paraibana, organizado pelo compositor Pedro Osmar e apresentado no Teatro Santa Rosa, na capital da Paraíba.

 
Na sequência, no segundo semestre de 1976, Ramalho fez na mesma cidade de João Pessoa (PB) um show solo, Um dia antes da vida, que fecharia o ciclo inicial da trajetória artística do cantor na terra natal. Após o show, Ramalho decidiu voltar definitivamente para o Rio, onde assinaria contrato com a gravadora CBS (via selo Epic) para fazer, em 1977, o primeiro álbum solo, Zé Ramalho, lançado em 1978.
 
Dali em diante, Ramalho virou nome nacional na MPB e essa fase inicial em João Pessoa (PB) se tornou a pré-história da carreira do cantor. Uma história pouco conhecida fora da Paraíba até que, há dez anos, o pesquisador musical Marcelo Fróes compilou números destes shows seminais do artista no álbum duplo Zé Ramalho da Paraíba (2008).
 
Decorrida uma década, registros parciais do shows Coletiva de música paraibana e Um dia antes da vida são reeditados no formato de LP. Previstos para serem lançados no fim deste mês de abril de 2018, em edições do selo Discobertas, os LPs Coletiva de música paraibana e Um dia antes da vida rebobinam, em vinil, gravações já lançadas no CD duplo Zé Ramalho da Paraíba. Ambos os LPs têm capa dupla.
 
Feitas sob a supervisão do próprio Zé Ramalho, as edições dos álbuns completam a trilogia iniciada em julho de 2017 com o lançamento do LP com números do show Atlântida, feito presumivelmente por Ramalho em 1974 na cidade de João Pessoa (PB).
 
 
Leia mais em Blog Mauro Ferreira
 
Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}