AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

09 Novembro de 2021

Há 50 anos, Led Zeppelin jogava “Stairway to Heaven” ao mundo

Há exatos 50 anos, no dia 8 de novembro de 1971, o Led Zeppelin lançava seu quarto — e mais grandioso — disco de estúdio homônimo.
 
Led Zeppelin IV, como é conhecido, é um dos disco mais bem-sucedidos da história da música. Nele, está nada mais nada menos que “Stairway to Heaven”, o maior hit da banda, além de outras faixas como “Rock and Roll” e “Black Dog”.
 
 
No mundo inteiro, foram mais de 37 milhões de cópias vendidas. Só nos Estados Unidos, foram 24 certificados de platina, e até hoje o disco é o quinto mais vendido de todos os tempos — na categoria de discos britânicos, empata com o White Album, dos Beatles, no primeiro lugar.
 
 
Com uma gravação que começou em dezembro de 1970, em Londres, o disco contou produção do guitarrista Jimmy Page, além da participação do engenheiro de som Andy Johns, antigo colaborador do grupo. No fim das contas, a banda acabou mudando de cidade, para Hampshire, e converteu uma casa de campo chamada Headley Grange em estúdio, usando ainda materiais emprestados pelos Rolling Stones.
 
Sobre o processo de gravação, o baixista John Paul Jones disse:
 
Foi tudo um pouco experimental. Mas foi a primeira vez que realmente ficamos juntos. Antes, estávamos gravando em estúdios… e era sempre hotel, estúdio, hotel, estúdio. Nunca tínhamos estado em um lugar assim, e tínhamos instalações de gravação lá. Foi realmente uma nova maneira de trabalhar para nós, e acho que foi uma maneira muito boa.
 
Origem de “Stairway to Heaven”
Já o vocalista Robert Plant relembrou a composição do hit mais famoso do disco:
 
Eu estava sentado ao lado de Jimmy em frente à lareira, em Headley Grange. Ele escreveu uma sequência de acordes e estava tocando para mim. Eu estava segurando um lápis e papel, e de repente minha mão começou a escrever as palavras, ‘there’s a lady who’s sure all that glitters is gold…’ Me sentei ali, olhei para as palavras e quase pulei da cadeira. Olhando para trás, suponho que até corrigi a postura na hora.
 
Fonte: Tenho Mais Discos Que Amigos

 

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}