AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

27 Dezembro de 2023

Quem são os representantes do RS no "Grammy da bateria"

Dois bateristas ligados ao Rio Grande do Sul estão entre os finalistas da Drumeo Awards 2023. Trata-se de Luana Dametto, nascida em Tapejara, no norte do Estado, e Mauricio Weimar, nascido em Minaçu, Goiás, mas que se mudou ainda bebê para o solo gaúcho.

A premiação internacional é considerada o "Grammy da bateria" e promovida pela plataforma online de mesmo nome especializada no instrumento. Os vencedores serão anunciados em 25 de janeiro.

Luana Dametto, da banda Crypta, foi indicada na categoria baterista de metal do ano, ao lado de Lars Ulrich, do Metallica; Tanner Wayne, do In Flames; Patrick Galante, do Ice Nine Kills; e II, do Sleep Token. Ao apresentar a finalista, a Drumeo afirmou que “com um novo álbum da Crypta e uma turnê incansável, Luana teve mais um ano épico”.

A gaúcha, de 27 anos, e a banda anunciaram a indicação em seus perfis do Instagram.

"Tenho a honra de anunciar que fui nomeada pela Drumeo na categoria de "baterista de metal do ano"! Só de ser nominada já significa muito pra mim",  escreveu a dona das baquetas da Crypta.

Do início, aos 11 anos, até sua primeira banda, Apophizys, de Passo Fundo, foram cinco anos de shows na região. O período garantiu o primeiro disco gravado e a consolidação como baterista de death metal.

Formada em Design Gráfico na Universidade de Passo Fundo (UPF), Luana entrou, em 2017 para a banda paulista de trash metal Nervosa. Vieram, então, as turnês pelo país e no exterior. O grupo se dissolveu e, desde 2020, ela toca na Crypta, que já lançou dois discos, o mais recente, Shades of Sorrow (2023).

“Gaúcho em tudo”

Nascido em Goiás em 1980, Mauricio Weimar, se mudou para Porto Alegre com menos de um ano. É criador de conteúdo nas redes sociais e recebeu uma indicação como melhor baterista de Instagram.

— Me considero gaúcho em tudo, só sou goiano na identidade — brinca.

Multi-instrumentista, Weimar é formado em violino pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Professor de música desde 1998, dá aulas de bateria, violão, guitarra, baixo, violino, banda e marimbas africanas. Tem passagem por diversas bandas, como Nephasth e The Ordher e, atualmente, mora na Noruega.

O seu perfil, Extreme Drums, tem mais de 246 mil seguidores e o canal do YouTube já conta com mais de 25 milhões de visualizações. Por conta de seus tutoriais e resenhas, que “inspiraram bateristas de metal em todo mundo”, segundo a Drumeo, ele está entre os finalistas, ao lado de Austin Ware, RockerGirl Drummer, Ramon Montagner e Dany Kufner.

— Independente de qualquer resultado, esse momento está sendo maravilhoso, pois estou conseguindo atingir ainda mais pessoas, e muitas em posição muito importante e mostrando o meu trabalho — comemora Weimar, que agradece aos seguidores pelo engajamento.

Votação

No total, a edição deste ano do prêmio conta com 75 finalistas, que disputam em 15 categorias diferentes. A votação para definir os melhores músicos de 2023 está aberta até as 23h59min desta segunda-feira (25), no link.

A cerimônia de premiação, em 25 de janeiro, será transmitida ao vivo pelo canal da Drumeo no YouTube.

Fonte:  gauchazh.clicrbs.com.br

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}