AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

02 Janeiro de 2024

Os 250 melhores guitarristas de todos os tempos

"Minha guitarra não é um objeto", disse Joan Jett certa vez. "É uma extensão de mim. É quem eu sou." A guitarra é o mais instrumental dos instrumentos, o mais primário e mais expressivo. Qualquer um consegue aprender a tocar em pouco tempo, mas você pode passar uma vida inteira explorando suas possibilidades. É por isso que é tão divertido pensar naquilo que forma um ótimo guitarrista.

A Rolling Stone publicou sua lista original com os 100 melhores guitarristas em 2011. Foi uma reunião feita por um painel de músicos, principalmente roqueiros das antigas. Nossa nova lista expandida foi feita pelos editores e jornalistas da Rolling Stone. Esta tem 250 posições.

Muitas vezes, os guitarristas são tão icônicos quanto os vocalistas das bandas em que eles tocam. Mas deuses mitológicos da guitarra como Jimmy Page, Brian May, Eddie Van Halen são apenas uma parte da história. Queremos mostrar a evolução da guitarra por dentro. A entrada mais antiga da lista (a ícone da música folk Elizabeth Cotten) nasceu em 1893. A mais jovem (a prodígio indie-rock Lindsay Jordan) nasceu em 1999. A lista inclui rock, jazz, reggae, country, folk, blues, punk, metal, disco, funk, bossa nova, bachata, rumba congolesa, flamenco e muito mais. Ela inclui virtuosos únicos como Pat Metheny, Yvette Young e Steve Vai, bem como puristas como Johnny Ramone ou Poison Ivy, do Cramps. Há as grandes estrelas, como Prince, Joni Mitchell e Neil Young e mestres dos bastidores, como o ótimo Teenie Hodges, do soul de Memphis, e o matador do smooth-rock, Larry Carlton.

Muitos excelentes guitarristas entenderam sua genialidade como parte de um duo, então Kim e Kelley Deal, do The Breeders, Adrian Smith e Dave Murray do Iron Maiden, e outros pares simbióticos dividem suas entradas. Nosso único critério instrumental é ser um talento no instrumento das seis cordas. (Desculpem aos tocadores de balalaica, talvez numa próxima.)

Ao fazer a lista, tendemos a valorizar consistência sobre bom gosto, sentimento sobre polidez, inventividade em vez de refinamento, espontaneidade e originalidade sobre técnica. Também tendemos a dar vantagem aos artistas que canalizaram quaisquer talentos divinos em ótimas músicas e álbuns que mudaram a história, não apenas aqueles que simplesmente tocam bem.

Citando o visionário do blues moderno Gary Clark Jr., "eu não sei se quero sair tanto da estrada - não quero me perder na floresta - mas tenho gosto em andar por aí e cair na aventura".

Confira a lista no link da Rolling Stone.

Fonte: rollingstone.uol.com.br

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}