Fenômeno do rock brasileiro nas décadas de 1980 e 1990, a banda Legião Urbana marcou época com canções que traduziram as inquietações de uma geração que viveu em meio a intensas transformações políticas e sociais. Sucessos como “Tempo Perdido”, “Pais e Filhos”, “Faroeste Caboclo” e “Eduardo e Mônica” consolidaram o grupo como um dos maiores nomes da música nacional, mantendo sua relevância até os dias de hoje.
Nesta matéria, reunimos oito curiosidades sobre a Legião Urbana para que você conheça melhor as origens da banda, seus bastidores e o impacto de sua obra em nossa cultura:
- O grupo foi fundado em 1982, em Brasília, por Renato Russo (vocal) e Marcelo Bonfá (bateria). Dado Villa-Lobos (guitarra) e Renato Rocha (baixo) juntaram-se à banda em 1983 e 1984, respectivamente;
- O nome “Legião Urbana” deriva da frase “Legio Omnia Vincit”, que, traduzida para o português, significa “A Legião conquista tudo”;
- A primeira apresentação da Legião Urbana ocorreu em 05 de setembro de 1982, durante o festival Rock no Parque, realizado na cidade mineira de Patos de Minas. Na época, Paulo Paulista (teclado) e Eduardo Paraná (guitarra) eram integrantes da banda. Posteriormente, eles foram substituídos;
- O grupo ganhou notoriedade em 1985, seis meses depois de lançar seu primeiro álbum de estúdio, intitulado “Legião Urbana”. O público e a imprensa especializada receberam bem as músicas que faziam críticas à sociedade brasileira (“Geração Coca-Cola”) e falavam de amor (“Será”, “Ainda É Cedo”, “Por Enquanto”);
- Em 1986 e 1987, a Legião Urbana lançou mais dois álbuns: “Dois” e “Que País É Este?”. A esta altura, a banda já fazia sucesso e lotava casas de shows em todo o Brasil;
- Em junho de 1988, uma apresentação do grupo no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, terminou em confusão. Violência policial, tumultos, bombas caseiras e um fã que invadiu o palco e se agarrou a Renato Russo marcaram o evento, causando pânico e insatisfação no público. Após o fatídico show, a banda ficou um tempo sem tocar em sua cidade natal;
- Nos anos seguintes, a banda voltou-se mais para produções de estúdio. Os álbuns “As Quatro Estações”, “V”, “O Descobrimento do Brasil” e “A Tempestade Ou O Livro dos Dias” tiveram bom desempenho, ajudando a manter o grupo no topo das paradas;
- Em outubro de 1996, Renato Russo morreu, vítima de complicações causadas pela AIDS. Menos de quinze dias depois do falecimento do cantor, Villa-Lobos e Bonfá anunciaram o fim das atividades da Legião Urbana. Em 1997, a banda lançou o álbum póstumo “Uma Outra Estação”, encerrando uma era que transformou o rock brasileiro.
Tributo à Legião Urbana no Teatro Univates
Na noite de 17 de maio, às 19h, a Rádio Univates realizará um evento especial* para celebrar seus 20 anos de existência. O carioca Guilherme Lemos, considerado um dos melhores covers de Renato Russo, subirá ao palco do Teatro Univates para reproduzir os maiores sucessos da Legião Urbana. O show “Guilherme Lemos & Os Filhos da Revolução” promete emocionar o público com um setlist repleto de clássicos que marcaram gerações.
O evento é gratuito. Você pode reservar seu ingresso pelo site do Teatro Univates. Há limite de reserva de 04 ingressos por CPF.
*Apoio cultural: Unimed VTRP, Champs Elysées Citroën Peugeot, Tigrão Áudio, Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, Sicredi e Tecnosom Produções e Eventos.
Por: Lais Pontin Matos
Cadastre-se e saiba mais
Agendar Tour no Campus
Espaço onde são ministradas disciplinas que exigem maior interação entre os alunos, principalmente dos cursos de Comércio Exterior, Relações Internacionais e Tecnologia em Logística.
Escolha a vaga que você quer concorrer:
*Estudantes de medicina ou estudantes, diplomados ou pós-graduados em outro curso da área da saúde