ENTRE A FARDA E A MORAL POSITIVISTA: O PAPEL DA GUARDA MUNICIPAL DE LAJEADO (1891-1905)

Autores

  • Tuani de Cristo Centro Universitário UNIVATES
  • Márcia Solange Volkmer Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

República. Segurança. Soldados. Guarda Municipal.

Resumo

Nas últimas décadas a historiografia militar tem conquistado espaço no meio acadêmico, por meio da Nova História Militar. Essa nova vertente tem buscado novos conceitos, análises e o estudo dos sujeitos, fazendo com que a história militar deixe de ser apenas uma narrativa das grandes guerras. Diante disto, o objetivo deste trabalho é analisar qual o papel que a Guarda Municipal de Lajeado teve para a segurança do município entre 1891 e 1905, assim como compreender qual a interferência da política comtista seguida pelo Rio Grande do Sul, em relação a este corpo militar. A metodologia utilizada fundamenta-se em uma análise descritiva e qualitativa dos documentos, assim como a utilização dos métodos da micro-história e do paradigma indiciário. A Guarda Municipal de Lajeado foi fundada em 1891, logo após a emancipação do município, mas inicialmente a instituição teve pouco reconhecimento das autoridades políticas, o que dificultou o seu trabalho. Podemos afirmar que o projeto republicano teve muitas influências no trabalho exercido pelos integrantes da Guarda.

Biografia do Autor

Tuani de Cristo, Centro Universitário UNIVATES

Acadêmica do Curso de História do Centro Universitário UNIVATES, bolsista de iniciação científica do projeto "Arqueologia, História Ambienta e Etnohistória no RS". Área: Ciências Humanas e sociais.

Márcia Solange Volkmer, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em História, professora do Centro Universitário UNIVATES, Curso de História. Área: Ciências Humanas e Sociais.

Downloads

Publicado

24-06-2016

Como Citar

DE CRISTO, Tuani; VOLKMER, Márcia Solange. ENTRE A FARDA E A MORAL POSITIVISTA: O PAPEL DA GUARDA MUNICIPAL DE LAJEADO (1891-1905). Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 2, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1023. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais